Acer Aspire 5 A515-45 R760 sofrendo reinícios aleatórios.
Respostas
-
Minha máquina reiniciou de novo agora há pouco, segunda vez no mesmo dia (nem é comum). Pensei na questão de usar cabo, mas isso pra mim não é simples pois preciso puxar um cabo solto do roteador da sala ao quarto pelo chão de casa kkk... A patroa vai me matar. Mas ainda penso em testar sim.
2 -
Realmente fica complicado esticar um cabo pelo meio da casa, uma alternativa possível seria um adaptador WiFi caso tenha algum perdido por ai, vou deixar os drivers que instalei aqui a disposição caso alguém tenha interesse ou precise, fiz uma instalação limpa, somente instalei chipset, WiFi e VGA.
Chipset
WiFi
VGA
A VGA e mais chata, pois vc tem que executar o setup mais de uma vez, a primeira pra limpar e a segunda pra instalar, o Windows tenta as vezes colocar o dele mas depois ele não insiste mais.
Acabei de perceber um evento de desligamento no visualizador mas que na pratica não ocorreu, antes dele poucos segundas antes, houve um evento de falha na inicialização rápida ID 29, e logo depois o evento ID 41, ocorre quando quando em sleep mode. É a segunda vez que noto esse comportamento dele dizer que houve um reboot quando não houve, vou deixar a inicialização rápida desligada apenas por precaução, afinal não faz diferença. Mas definitivamente a maquina não reiniciou.
0 -
Vocês acreditam mesmo ser o processador?
Não vejo relatos desse problema na Lenovo com os mesmos processadores, tanto Ryzen 5 quanto Ryzen 7, só vejo as reclamações desses reinícios aleatórios na Acer que nem resolve nada quando é enviado para a garantia.
Bacana que trocam a placa mãe mas o defeito continua, eles não testam depois?
0 -
Um teste que pode ser feito é comprar uma placa WiFi USB. A TPlink vende alguns modelos bons com WiFi 5Ghz, ai só desabilitar a nativa do acer e ficar usando a da TPLink, se isso resolver compro meu acer kkkkkk
0 -
Obrigado pela lembrança da placa USB, vou ver se tenho alguma sobrando aqui pra testar. Mas realmente acho que tem a ver com processador ou placa-mãe. Sobre Lenovo, por exemplo, também há relatos, pesquisem lenovo random restart que tem coisas parecidas.
Aqui tem coisa sobre o erro 41 que é gerado no Event Viewer e tudo caminha para ser hardware:
2 -
Na verdade o evento 41por si só não diz nada, ele é gerado apenas quando o sistema retorna, pois ele não detecta os eventos de desligamento e portanto conclui-se que houve um desligamento inesperado, e como puxar a tomada de um desktop as 10h e ligar ele novamente as 11h o evento 41 será gerado as 11h. O ideal que houvesse eventos anteriores que indicassem falhas mas não há nada relevante a principio. Como se houvesse uma interrupção no fornecimento de energia de algum componente, ou energia insuficiente, por essa razão eu também acredito que o problema esta no processador, nos seus estados de energia e clocks. Talvez seja por isso essa variação de usuário pra usuário pois o clock e tensões são dinâmicos. Acredito que o SO tem competência pra contornar isso, mas que o Ryzen de modo geral é instável isso é.
0 -
O meu voltou da garantia e por eu ter comprado outro notebook, acabei não ligando mais. Porém, voltei a usar temporariamente esse modelo pra ver se realmente o problema foi sanado ou não.
Caso não resolva, não resta outra alternativa a não ser buscar a restituição judicialmente.
0 -
Achei e tentei instalar uma placa wifi usb Archer T2U Nano que eu tinha seguindo a sugestão do colega em tentar isolar se seria problema no wifi. Ela instalou e eu desativei a placa wifi do notebook, mas ficou tudo muuuuuito lento, tanto em 2.4 como em 5GHz. Inviável usar (não sei se ela tem alguma incompatibilidade com win11). Então voltei atrás, desinstalei a placa usb e reativei a placa do notebook (uma MT7921, deve ser igual a de vocês).
O curioso é que, ao fazer esse vai-vem e dar boot mais de uma vez, o notebook agora ficou mais silencioso... 🤔 Antes ele sempre caía na Área de Trabalho e ligava a ventoinha por um tempinho, agora tá entrando mais sossegado. Ué...
1 -
Meu driver de wifi é versão 22.30.1.1339. Pelo site da Lenovo há um aviso que uma versão antiga poderia rebootar o sistema (no README):
Talvez isso explique uns relatos de gente que atualizou o driver de wifi e o problem sumiu.
De qualquer forma a data de atualização do drive indica pra mim dia 23/12/2022, e depois disso o note rebootou sozinho. Parecem problemas diferentes com mesmo sintoma.
1 -
Ficou incrivelmente silencioso 😁 Botei pra renderizar um vídeo de +- 1h e meia, levou menos de 25 minutos sem dar um "ai", em paralelo com Youtube rodando um video de 4K. Nem parece que tem ventoinha.... Só falta ter resolvido o problema do reboot 😮
1 -
kkkkkk, as temperaturas se mantiveram normais?
0 -
Pelo link que vc enviou esse driver e de 18-07-2022...
0 -
-
-
Já vi o que houve: tive algum problema com o driver da bateria ou o driver CA, provavelmente quando desativei e reativei os drivers. Ele estava plugado na tomada mas sem dar energia, e aí somente na bateria ele fica muito mais silencioso. Eu não percebi por causa de algum bug, ele drenou toda a bateria enquanto estava ligado e eu estive fora, travou e desligou o notebook. Eu tive que usar aquele pino embaixo da carcaça para ele voltar a carregar a bateria até 100% de novo. Agora parece normal.
Sobre o driver wifi, eu quis dizer que meu driver é da data de 28/06/2002, porém foi instalado pelo Windows em 23/12/2022 (não lembro de ter instalado na mão). Vi a dica do colega de um driver ainda mais recente, valeu.
0 -
O problema de reinciar ate o momento, o meu so reinicou 2x ( em mais de 6 meses de uso ) o problema do wifi me acontece a muito tempo, e cheguei a pensar ser o sistema operacional ( como ja mencionei uso O POP OS desde da primeira semana que o equipamento chegou ) entao pode ser que em alguns casos estamos trocando figurinha ( voces no windows tem mais problema de reiniciar ) e eu no 'linux' com mais problema de wifi...ambos podem ser o mesmo, sobre a cpu é o que faz mas sentido , computador reincia do nada, sem travamento, sem tela, so desarma e reinicia denovo ( O CURIOSO que no meu caso quando aconteceu isso a interface de wifi nao voltou, ela ficou como se nem existisse ) ai tive que reiniciar manualmente pra ela voltar aparecer como disponivel...Enfim, sinuca de bico meus amigos, ja sei que se manda pra ACER eles vão [Conteúdo Removido] . O equipamento nao vai reiniciar ( e outra ) vao enviar pra uma assistencia tecnica autorizada deles isso que é [Conteúdo Removido] ...ja vi ate relatos de equipamentos que voltam quebrados ( com cola quente, superbond etc ) ai é *****. Se tivesse a opcao de devolver essa bomba e pegar o dinheiro de volta aceitaria na hora. ( Apesar que ja ter comprado 3 equipamentos da acer e nenhum dar problema ) somente esse.
Obs: Eu trabalho com o equipamento em media 8-9horas por dia. ( reinicio tive 2-3x no maximo que me lembro ) Agora o wifi é direto ( ja ate esqueci quantas vezes tive que reiniciar a maquina pra ele voltar ) Mas sempre pensava que fosse os drivers do POP OS
[Editado para excluir conteúdo inapropriado]
0 -
Boa tarde pessoal. Ao ligar para o suporte, me foi indicado restaurar o notebook.
Voltei a usar o notebook no dia de ontem, e por enquanto não houve reinícios, porém ao ligar o computador depois de algumas horas desligado, no visualizador de eventos é mostrado que o erro permanece acontecendo.
0 -
verifique se vc tem o erro id 29 antes de cada erro de kernel power, alguns segundos antes, se tiver, desconsidere pois é falha na inicialização rápida que acaba gerando o erro de kernel power, e se quiser desative a inicialização rápida no windows, não faz diferença.
0 -
Olá. Uma coisa importante que preciso saber é: alguém teve a troca da placa-mãe pela Acer e o problema de reiniciar se repetiu?
0 -
Eu já tive esse relato em alguma rede, e a resposta foi sim, não lembro qual, mas realmente seria bom ter isso aqui.
obs: continuo sem reboots, até o momento.
0