Acer Aspire 5 A515-45 R760 sofrendo reinícios aleatórios.

Opções
191012141523

Respostas

  • LeonardoSG
    LeonardoSG Member Posts: 41 Devotee WiFi Icon
    Opções

    No meu caso. A placa mãe foi trocada e o problema aparentemente parou (faz mais ou menos 2/3 meses)

  • Gliford
    Gliford Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    Boa tarde pessoal, o meu notebook teve o mesmo problema de todos aqui, enviei para a garantia como já mencionei aqui no fórum, fiquei um bom tempo sem que ele reiniciasse mas juntamente a isso fiquei um bom tempo sem usar o notebook de maneira execessiva, eu ia trabalhar as 8h e chegava somente as 20h em casa, usava-o para algumas coisas eventuais, desde que o recebi no final do ano passado ele apenas reiniciou três vezes até hoje, sinceramente, me preocupo de a garantia acabar e não resolverem o problema, será que vale a pena mandar novamente para a garantia? Esse computador foi muito caro para mim e dando estes problemas nem sei o que fazer.

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,557 Trailblazer
    Opções

    »»enviei para a garantia como já mencionei aqui no fórum

    Eles lhe deram um relatório sobre quais reparos foram feitos?

    Jack E/NJ

  • diegosgarcia
    diegosgarcia Member Posts: 113 Skilled Fixer WiFi Icon
    Opções

    Mas como é sua rotina de uso? O meu já estava a 1 mês sem apresentar o problema e no último dia 16 reiníciou enquanto eu avançava um vídeo no YouTube, tive outros casos de reinício durante reprodução de vídeo, mas inexplicavelmente haviam parado de dar, em outro momento eu estava ouvindo música pelo Spotify e uma única vez ocorreu com ele em idle. Sem contar que há caso de 6 meses sem problemas e repentinamente voltar. A máquina é muito boa é uma pena que isso ocorra, essa situação é um verdadeiro abacaxi, creio que só vai se resolver com processo. Não vi nenhum relato de devolução do dinheiro ou troca por outro modelo

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,557 Trailblazer
    Opções

    Quando isso acontecer, você deve abrir imediatamente o aplicativo de ponto de restauração do Painel de Controle para ver se alguma atualização recente da Microsoft ou outras atualizações podem ter criado o problema. Certifique-se de que a Proteção do sistema esteja ativada no aplicativo do ponto de restauração.

    Jack E/NJ

  • diegosgarcia
    diegosgarcia Member Posts: 113 Skilled Fixer WiFi Icon
    Opções

    De fato houve um Update naquele momento, inclusive ao retornar do reboot uma atualização estava em andamento até achei que o Windows havia forçado esse reinício, mas ao consultar o log vi que não, a última atualização coincidência ou não era relativo a um codec de vídeo HEVCVideoextension, a maioria dos reboots que tive estava reproduzindo vídeo. Mas não vou iludir rsrsr

  • leobaldoneto
    leobaldoneto Member Posts: 18 Troubleshooter
    Opções

    Não é só contigo esse padrão. Também percebi que a maioria dos reinicios aconteciam com alguma reprodução de vídeo.

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,557 Trailblazer
    Opções

    »»amento até achei que o Windows havia forçado esse reinício

    Não. Não estou sugerindo que a atualização do Windows forçou uma reinicialização. Estou sugerindo que a atualização do Windows pode ter criado condições que causaram uma reinicialização durante o uso de outro programa, aplicativo ou jogo.

    Reverter a atualização e impedir que ela seja reinstalada pode corrigir o problema até que a próxima atualização errônea estrague tudo novamente.

    Jack E/NJ

  • ellemelo
    ellemelo Member Posts: 8

    Tinkerer

    editado março 2023
    Opções

    Comprei o notebook Aspire 5 A515-45-R4ZF esse mês por conta do valor e por estar precisando, só vi reviews dele por cima as configurações me pareceram ótimas pare meus objetivos e resolvi arriscar torcendo para não ter problemas e infelizmente desde que formatei para o Windows 11 aconteceu dele reiniciar 4 vezes do nada, inclusive em uma dia foram 2 vezes em menos de 3 horas de um reinicio para o outro, estou muito chateada até porque fiz a compra pois muitas pessoas recomendaram a marca se soubesse tinha ido de Lenovo porque meu antigo que morreu tinha mais de 10 anos comigo e é da login ainda liga e nunca rolou essa porcaria de reiniciar sozinho, pensando em acionar a garantia e levar para a assistência só que lendo aqui percebi que o problema não vai ser corrigido então pensando de querer logo o reembolso ou troca do modelo, alguém conseguiu a troca do mesmo ou reembolso? Não quero ficar com um notebook assim e depois ele pifar de vez, muito decepcionada, na imagem o erro de literalmente os 4 reinicios que aconteceram, peguei o notebook dia 01/03 se visse esse forum nessa mesma semana tinha devolvido, agora infelizmente já era

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,557 Trailblazer
    Opções

    peguei o notebook dia 01/03 se visse esse forum nessa mesma semana tinha devolvido, agora infelizmente já era

    Se você ainda tiver a máquina, devolva-a rapidamente ao fornecedor como defeituosa para reembolso ou troca por um Lenovo ou outro laptop. Faça isso agora antes que o período de autorização de retorno de mercadoria (RMA) do fornecedor expire. Normalmente, apenas algumas semanas.

    Jack E/NJ

  • ellemelo
    ellemelo Member Posts: 8

    Tinkerer

    editado março 2023
    Opções

    Mas o prazo que tinham me dado foi de apenas 8 dias corridos para devolver, após isso me informaram que só com a garantia mesmo e infelizmente achei que era um problema de software que conseguiria me livrar, acho que já não tem como além de que comprei online e se fosse solicitar esse tal RMA como seria?

  • diegosgarcia
    diegosgarcia Member Posts: 113 Skilled Fixer WiFi Icon
    Opções

    Então agora é solicitar o reparo junto a acer, porém o defeito deve permanecer, creio que o ideal daqui pra frente é descobrir o gatilho, pois isso seria uma forma de reunir provas para um eventual processo junto ao Procon. Não tenho mais esperança de alguma solução aparecer, minha última esperança seria uma nova atualização de bios, pois todo o resto eu já descartei.

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,557 Trailblazer
    Opções

    creio que o ideal daqui pra frente é descobrir o gatilho

    Sim. Concordo. Portanto, certifique-se de que a Proteção do sistema esteja ativada no aplicativo Ponto de restauração do Painel de controle, caso uma atualização esteja relacionada ao comportamento direta ou indiretamente. O Windows ainda é um trabalho em andamento com muitos bugs restantes. E a razão pela qual as atualizações chegam quase diariamente

    Jack E/NJ

  • gilvanvilarim
    gilvanvilarim Member Posts: 90 Fixer WiFi Icon
    Opções

    Não tivemos um relato onde se tenha descoberto um gatilho para o problema, exceto um colega que rodada um vídeo por um certo tempo e ele reiniciava, mas isso não é um padrão. Se fosse padrão poderíamos reproduzir em todos os nossos aparelhos. É mais complicado mas a Acer não identifica (ou não quer identificar) a causa. Mas pra mim é uma combinação de placa-mae + processador, mas tem gente que nunca teve o problema e provavelmente nunca o terá.

    Eu registrei reclamação do meu notebook no Reclame Aqui e enviei novamente para a assistência em Barueri, dessa vez com com a atendente da Acer para o ReclameAqui acompanhando. Mas já estou à parte juntando documentos para eventualmente acionar pelo Procon. A atendente foi avisada por mim com MUITOS detalhes sobre o problema, inclusive sobre a discussão aqui na Acer Community.

    Eu estou usando outro notebook da família e com isso pude me dispor a ficar mais uns dias sem o meu, mas já toquei no assunto sobre devolver o valor corrigido ou a Acer me oferecer outro modelo igual ou superior (desde que não seja do prefixo A515-45 pois pra mim o problema é nessa configuração).

    E se o seu modelo nunca deu problema em, digamos 1 ou 2 meses, provavelmente nunca dará. Seja feliz. Se não fosse o problema eu diria que é um bom notebook.

    __

    Professor de Computação no IFRJ

    Visite https://linktr.ee/gilvanvilarim

  • ellemelo
    ellemelo Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções

    Então eu irei acionar ainda esse mês, sem condições um notebook reiniciar do nada até porque acabei de iniciar uma pós graduação e comprei um novo justamente porque sofria com os desligamentos repentinos do meu antigo, mas o notebook durou muitos anos sem apresentar esse tipo de problema veio a aparecer final do final do ano passado, pensei até em tentar consertar mas a s configurações já estavam muito defasadas e rolar isso duranta a confecção de algum trabalho é uma dor de cabeça que não quero passar aí esse nem deu 1 mês já apresentando problemas é muita falta de respeito com o consumidor até porque não foi de graça e não custou 30 reais, pelos relatos aqui vou mandar para o “conserto” só porque é o protocolo, porque minha vontade já era ir direto no procon mesmo e reaver o dinheiro ou me mandarem outro.

  • diegosgarcia
    diegosgarcia Member Posts: 113 Skilled Fixer WiFi Icon
    editado março 2023
    Opções

    Isso esta ocorrendo na linha 45G também que na vdd é a mesma spec mas com video dedicado, um usuário gringo postou o seguinte

    “We have the same situation with 5 (five) new laptops Acer Aspire A515-45G; SNID: xxxxxxxxxxxxx. :-\
    Randomly reboots... LAN\Wifi\No net, low\full battery, on power\battery, antivirus\no antivirus. Latest bios\drivers. Windows 11 (updated). :-(”

    é o que falo, pra mim não existe uma unica unidade sem o problema, é apenas sorte ou tolerancia ao problema por parte do usuário como pude perceber ontem, um indiviudo recomendando o aparelho Lucabranli Tech, o video do cara tem 37 mil visualizações e quando eu o questionei o cara me manda essa

    “Vez ou outra o meu também reinicia, tipo uma ou duas vezes por mês. É frustrante, mas ele liga bem rapidinho, então nem me atrapalha tanto assim.”

    Outro usuário parece até ter se sentido ofendido em falar sobre o problema do aparelho e parece não querer ver, em fim, posso dizer que na prática esses reboots não me causaram transtorno porém me preocupa isso ser um indicio de algum componete trabalhando fora de suas especificações normais, como trabalho com manutenção a pelo menos 2 decadas ja vi de tudo e posso dizer que defeito de serie é algo bem comum na nessa industria, ontem dei um reset na bateria apenas por teste, é muito interessante pois quando ele começa ele renicia tipo 1, 2 vezes em curto espaço de tempo e para, vc consegue ir lá e executar a tarefa que estava querendo fazer e então passa dias. Agora se de fato existe alguém sem o problema, gostaria de saber a versão de bios e rotina de uso, e se possivel até mesmo a versão dos drivers utilizados.

    [Editado para excluir informação pessoal]

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,557 Trailblazer
    Opções

    Esse cara afirma que desativar a placa de som impediu as reinicializações. Pode valer a pena tentar confirmar.

    Por muito tempo não consegui entender o motivo das reinicializações espontâneas, mas notei que muitas vezes o laptop reinicia quando toca o som de notificação do messenger, então percebi que o problema estava na placa de som. Para verificar, desativei a placa de som no gerenciador de dispositivos e a reinicialização parou.

    Jack E/NJ

  • Gliford
    Gliford Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    Foi reinstalado o windows, não fizeram nenhum reparo em hardware.

  • diegosgarcia
    diegosgarcia Member Posts: 113 Skilled Fixer WiFi Icon
    Opções

    A respeito da placa de som, não considero uma tentativa válida já que seria inviável ficar sem som, e a única solução seria a troca do ci de áudio, ou buscamos uma solução que pode ser usada sem prejuízo ou grande prejuízo, ou descobrimos o gatilho pra agilizar o processo de devolução. Resolvi desativar o turbo boost para teste, não lembro de ter visto alguém que o tenha tentado.

  • diegosgarcia
    diegosgarcia Member Posts: 113 Skilled Fixer WiFi Icon
    Opções

    Pessoal qual é a versão de bios de vcs? Estou pensando em fazer um downgrade

Esta discussão está fechada.