acer nitro 5 AN515-18 bateria nao está carregando.

sb48831
sb48831 Member Posts: 4 New User

Li diversos posts sobre problemas semelhantes mas infelizmente nao encontrei nenhuma solução. Assim que ligo o notebook e deixo ele carregando antes de ligar, percebo que ele carrega normalmente, mas assim que chega na tela de senha ou na área de trabalho, ele para de carregar e fica com os dois leds (azul e laranja) piscando e mesmo se eu retirar o carregador da tomada e conectar novamente, os leds ainda continuam piscando e nada acontece e ele só volta a carregar normalmente depois que eu desconecto e conecto o carregador direto do notebook, isso se os leds nao voltarem a piscar novamente e ele parar de carregar de novo. E ainda sobre esse problema, isso é algo que acontece geralmente quando ligo ele, após um tempo de uso ele carrega normalmente e inclusive consigo abrir programas e jogos pesados sem problema algum. Alguém saberia me dizer do que se trata esse problema? desde já agradeço pelo retorno.

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,766 Guru
    Responder ✓

Olá,

Experimente realizar o procedimento abaixo indicado:

1. Abra o Gerenciador de Dispositivos, pressione as teclas Win + R (Executar), digite: devmgmt.msc pressione [Enter];
    2. Expanda a árvore do item [+] Baterias;
    3. Clique com o botão da direita do mouse no item Adaptador de CA da Microsoft, em seguida selecione a opção Desinstalar dispositivo;
    4. Repita o passo #3 para o item Bateria de Método de Controle Compatível com ACPI da Microsoft;
    5. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.

Screenshot:

Untitled Image

Respostas

• eGomes
    Responder ✓

Olá,

Experimente realizar o procedimento abaixo indicado:

1. Abra o Gerenciador de Dispositivos, pressione as teclas Win + R (Executar), digite: devmgmt.msc pressione [Enter];
    2. Expanda a árvore do item [+] Baterias;
    3. Clique com o botão da direita do mouse no item Adaptador de CA da Microsoft, em seguida selecione a opção Desinstalar dispositivo;
    4. Repita o passo #3 para o item Bateria de Método de Controle Compatível com ACPI da Microsoft;
    5. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.

Screenshot:

Untitled Image
  • sb48831

fiz o passo a passo e aparentemente está normal, mas vou continuar observando como vai se comportar com o passar dos dias, desde já agradeço pela ajuda.

• sb48831

gravei um video mostrando o que acontece com mais detalhes: https://drive.google.com/file/d/126hHTG8DELU_-DbJL5Wtsb2c2x5YoOyr/view?usp=sharing

• Guilherm540
    Guilherm540 Member Posts: 5

Tinkerer

Pessoal alguém consegue me Ajudar? Estou com esse Mesmo problema no Meu Nitro 5 AN515-58. Fiz o Mesmo Procedimento, porem Hoje ao Iniciar ele o Problema Voltou, Como posso Resolver?

• eGomes

Olá @Guilherm540,

Seja bem-vindo!

Dependendo do tempo de uso do seu Nitro AN515-58, a bateria interna pode estar apresentando desgaste excessivo.

Procure utilizar ferramentas, tais como: BatteryInfoView, HWiNFO, HWMonitor ou o utilitário powercfg (do próprio Windows) via Prompt de comando para obter um relatório:

powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”

😉👍🏻

• Guilherm540

Tinkerer

Olá @eGomes, Fiz o Teste Utilizando o HWiNNFO e Apresenta apenas 7,1% de Desgaste.

O Meu Nitro tem Pouco mais de 1 Ano de Uso Além do Problema relatado da Batéria, ele vem Apresentando muita Perca de Desempenho nos Jogos. Muitas vezes tendo que Aguardar de 25-50 Minutos com o jogo Aberto pra Gpu Iniciar, No NitroSense durante esse periodo ele sempre fica entre 20-40% de Uso. Todos os Drivers estão Atualizados.

• eGomes

@Guilherm540,

Utilize o HWiNFO para monitorar as temperaturas do seu Nitro durante os jogos, para verificar se não estão ocorrendo problemas de estrangulamento (throttling) térmico.

Assegure que o software NitroSense esteja configurado para funcionar no modo Performance e controle dos FANs em rotação máxima.

Seria interessante também checar se não está ocorrendo problemas de queda de tensão na fonte do carregador e circuito de charger da placa-mãe.

• Guilherm540

Tinkerer

Olha, Eu Acredito que seja Algum conflito do Windows. Esse Problema começou do Nada. Estou pensando na Formatação Antes de Partir pra Parte Física

Sobre O Monitoramento da Temperatura no Modo Desempenho,

Cpu-92°/100°

Gpu-80°/85°

• eGomes

Estas temperaturas da CPU estão muito elevadas! 😨

Recomendo a você providenciar uma manutenção do seu laptop, com limpeza completa + substituição da pasta térmica:

Procure também utilizar uma base refrigeradora para auxiliar na ventilação.

• Guilherm540

Tinkerer

Muito Obrigado pela Ajuda, irei providenciar uma Limpeza e Formatação junto!

Referente as Temperaturas, Realmente tá muito alta, isso que já uso ele em um Suporte. Mas, Muito Obrigado, irei seguir as Recomendações

• sb48831

fiz todos os testes possíveis, inclusive com um multímetro no carregador para ver se está funcionando normalmente, alterei as configurações para que ele use energia direto da tomada com a carga acima de 80% e mesmo assim, quando abro programas mais pesados, ele para de receber energia da fonte, as duas luzes ficam piscando, ele volta a usar energia da bateria e só volta a funcionar normalmente depois que eu desconecto e conecto o cabo da fonte do notebook. Eu gostaria de ter pelo menos uma pista do que possa ser esse problema, vi varias pessoas com o mesmo problema também e só nao levo pra manutenção porque onde moro nao tem nenhuma especializada nisso.

• Guilherm540

Tinkerer

O Meu continua com o Mesmo Problema que o Seu. Já tentei de Tudo pra Resolver e nada Funciona. Infelizmente não penso em Adquirir outro Acer Após isso. São muitos probleminhas chatos que Vem Ocorrendo e Com Notebooks relativamente Novos. Fica uma Situação bem Chata

• eGomes

Olá @sb48831 e @Guilherm540,

Led indicador Power e da Bateria piscando indicam que está ocorrendo um funcionamento anormal do sistema, podendo ser:

• Bateria com defeito ou travada;
    • Controlador EC;
    • Falha no circuito de carregamento (charger);
    • Fonte do carregador;
    • Tensões (V) das células da bateria não equalizadas;
    • Superaquecimento.

Nestes casos, será necessário consultar uma Assistência técnica especializada ou acionar o Suporte da Acer (caso seu laptop ainda esteja na garantia) para que seja realizado um diagnóstico mais preciso e detalhado.

Enfim, como última sugestão! Segue abaixo dois procedimentos que poderão ser testados:

#1 Realizar o reset do controlador EC:

#2 Verifique se o firmware do seu Nitro AN515-58 está atualizado com a última versão disponível (2.17 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-58/downloads?suggest=AN515-58;1

Boa sorte! 😉👍🏻