Memória de vídeo integrada limitada após reset da BIOS no Acer Nitro ANV15, há como resolver?

marcospsm
marcospsm Member Posts: 2 New User

Olá, pessoal! O meu Acer Nitro ANV15 fez uma reinicialização automática da BIOS, após eu clicar duas vezes no botão de ligar o computador portátil. Depois disso, percebi que a memória dedicada da placa de vídeo integrada ficou limitada a 296 MB, quando antes ficava em torno de 2 GB. Desde então, tenho enfrentado alguns glitchs na tela, principalmente quando estou fazendo trabalhos de escola com vários programas abertos ou outras atividades que envolvam vários programas, etc. Gostaria de saber se existe alguma forma de restaurar esse valor, se há algum menu avançado escondido na BIOS que permita esse ajuste ou se uma atualização ou reinstalação da BIOS poderia resolver esse problema.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,766 Guru

Olá @marcospsm,

Seja bem-vindo!

Verifique se o firmware do seu Nitro V15 está atualizado com a última versão disponível (1.26 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51

• marcospsm
    marcospsm Member Posts: 2 New User

Olá, o meu firmware já está atualizado, está na 1.26.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,766 Guru
    editado June 20

Experimente realizar o procedimento de reset do controlador EC:

1. Remova a fonte do carregador;
    2. Abra o seu laptop (remova a tampa inferior que dá acesso a placa-mãe), desconecte o cabo da bateria interna e pilha CR2032;
    3. Pressione e mantenha o botão / tecla Power por 30 ~ 60 segundos;
    4. Remonte o seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
    5. Em seguida, ligue o seu laptop novamente.

Importante: Após realizar este procedimento, você notará que o POST será mais demorado que o habitual e o seu laptop irá ligar e desligar várias vezes (3x). Isto é um comportamento normal e esperado!

Para acessar as opções ocultas do firmware nos Nitro V15, você pode utilizar a combinação de teclas <Fn> + <Tab>:

https://youtube.com/shorts/0Pz_NfvppMU?feature=shared

Lembrando que você deve utilizar por sua conta e risco! 🚨