Temperatura Ideal vs Temperatura do Meu PC A515-45-R3PU
Tinkerer
WWW.ONOTEBOOK.COM.BR:
2. Temperatura Média de Operação do Acer Aspire 5
2.1. Temperaturas Normais Durante o Uso
Em condições normais de uso, o Acer Aspire 5 apresenta temperaturas que variam entre:
- Uso leve (navegação na web, edição de documentos): 30°C a 45°C
- Uso moderado (streaming, jogos leves): 45°C a 70°C
- Uso intenso (jogos pesados, edição de vídeo): 70°C a 85°C
Esses valores são referências gerais e podem variar com a configuração específica do aparelho e as condições ambientais.
Meu notebook: Acer Aspire 5 AMD Ryzen 7 A515-45-R3PU com 16Gb de RAM e 512Gb de SSD.
As temperaturas estão oscilando entre 46º e 60º no uso do navegador com Steam aberto, antivírus Bitdefender e OneDrive funcionando.
Hoje, o notebook não apresentou desligamento inesperado, não desliguei da tomada e joguei Infinite Lagrange nele por bastante tempo. No Aplicativo HWiNFO 64 existe a informação que o disparo térmico ocorre entre 115 e 120º. Eu já joguei jogos pesados como Battlefield V e World Of WarShips e em nenhuma vez ele desligou inesperadamente durante os jogos. Ele só desliga quando ocorre gerenciamento de energia. É por isso que acho que o desligamento inesperado é um problema de programação dos componentes de gerenciamento de energia e não um defeito de componente (defeito do hardware). É bem provável que uma atualização resolva o problema. O uso intermitente de descarregar e carregar está causando o problema. Dá para ver pelo HWiNFO 64, que a leitura está correta, então o componente está bom, o que deve estar dando erro é a programação de gerenciamento térmico. Se o componente estivesse ruim é bem provável que minha leitura térmica estivesse mostrando valores errados fora do padrão indicado acima.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Olá, este modelo é de janeiro de 2021 e a ventoinha pode precisar de uma limpeza completa. Desconecte a bateria antes de tocar em qualquer parte interna. Remova a ventoinha e limpe as entradas de ar com uma escova. Pode haver uma camada de sujeira/fiapos que você terá que remover com uma espátula. Limpe as pás da ventoinha com uma escova macia. Não use líquidos ou ar comprimido, mas um soprador de borracha que você pode encontrar em uma loja de informática.
0 -
Olá @LucianoLGalvao Certifique-se de que o equipamento esteja bem ventilado e que as saídas de ar possam extrair calor sem problemas.
Por outro lado, embora o equipamento seja projetado para trabalhar em temperaturas mais extremas, isso dependerá muito da temperatura externa. Uma base de resfriamento pode ajudar com esse problema.
Tente também diminuir as configurações de energia do modo máximo para um modo equilibrado ou de economia de energia.- Un saludo / All the best
- Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias! Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
- Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks! Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
- Microsoft MVP (2003-21) - Windows Insider - X (alezmvp)
0 -
Eu não estou tendo problemas de superaquecimento. Estou tendo problemas de leitura termal errada. O dispositivo não tem defeito, mas o software de gerenciamento de energia deve ter algum bug que ocasiona o desligamento inesperado. O bug ocorre em qualquer forma de uso, mas nas minhas últimas observações eu o vi desligar quando a bateria alcança 80% no modo de eficiência energética e quando o notebook inicia o carregamento quando está abaixo dos 20%, conforme a configuração do usuário. Isso passa longe de ser problema de hardware, sujeira ou superaquecimento.
Eu uso nele um mouse Multilaser chamado Fire Mouse Gamer Performance M0236 e o energy-report apontou uma falha de compatibilidade da entrada USB com o modo de suspensão seletiva. Eu não sei se é o mouse ou a entrada USB, mas vou trocar o mouse. Já tirei os aplicativos ACER SENSE e coloquei toda a configuração do PC para o modo desempenho, mesmo quando estiver só na bateria. Fiz isso para o PC não usar o modo de suspensão seletiva ou não usar muito.
Também vou ver se é necessário atualizar as entradas USB.
Relatório de Diagnóstico de Eficiência de Energia
Nome do computador
ACERASPIRE
Hora de digitalização
2025-05-03T15:29:22Z
Duração da digitalização
60 segundos
Fabricante do sistema
Acer
Nome de Produto do Sistema
Aspire A515-45
Data do BIOS
10/24/2023
Versão do BIOS
V1.52
Build SO
26100
Função da Plataforma
PlatformRoleMobile
true
Contagem de Processos
271
Contagem de threads
4576
GUID de relatório
{bfdc4b68-2097-47d5-9425-a8b99977458a}
Resultados da análise
Erros
Suspender USB:Dispositivo USB não Entra em Suspensão SeletivaEste dispositivo não entrou no estado de Suspensão Seletiva do USB. O gerenciamento de energia do processador pode ser bloqueado quando o dispositivo USB não está no estado de Suspensão Seletiva. Observe que esse problema não impede que o sistema entre em suspensão.
Nome do Dispositivo
Dispositivo de Entrada USB
ID de Controlador Host
PCI\VEN_1022&DEV_1639
Local de Controlador Host
PCI bus 5, device 0, function 4
Id. do dispositivo
USB\VID_275D&PID_0A29
Caminho de porta
2
Recursos de gerenciamento de energia da plataforma:Gerenciamento de energia no estado ativo (ASPM, Active-State Power Management) do PCI Express desabilitadoO PCI Express Active-State Power Management (ASPM) foi desabilitado devido a uma incompatibilidade conhecida com o hardware neste computador.
Segue o relário em PDF:
0 -
Segundo o meu teste de configuração de energia, o meu notebook fica melhor na configuração para melhor desempenho. Para mim é certeza que é a configuração do Windows sobre como gerenciar a energia é que está causando o problema. Deve ter um bug que causa erro de leitura ou um pico de aquecimento rápido que dispara o desligamento inesperado. Agora pouco aconteceu num jogo, mas já aconteceu sozinho e até assistindo vídeo. Deve ser um erro de leitura e não um problema de hardware. Talvez seja problema de atualização dos drivers, onde um driver atualiza e outro não atualiza e isso pode estar dando incompatibilidades.
0