WWW.ONOTEBOOK.COM.BR:
2. Temperatura Média de Operação do Acer Aspire 5
2.1. Temperaturas Normais Durante o Uso
Em condições normais de uso, o Acer Aspire 5 apresenta temperaturas que variam entre:
- Uso leve (navegação na web, edição de documentos): 30°C a 45°C
- Uso moderado (streaming, jogos leves): 45°C a 70°C
- Uso intenso (jogos pesados, edição de vídeo): 70°C a 85°C
Esses valores são referências gerais e podem variar com a configuração específica do aparelho e as condições ambientais.
Meu notebook: Acer Aspire 5 AMD Ryzen 7 A515-45-R3PU com 16Gb de RAM e 512Gb de SSD.
As temperaturas estão oscilando entre 46º e 60º no uso do navegador com Steam aberto, antivírus Bitdefender e OneDrive funcionando.
Hoje, o notebook não apresentou desligamento inesperado, não desliguei da tomada e joguei Infinite Lagrange nele por bastante tempo. No Aplicativo HWiNFO 64 existe a informação que o disparo térmico ocorre entre 115 e 120º. Eu já joguei jogos pesados como Battlefield V e World Of WarShips e em nenhuma vez ele desligou inesperadamente durante os jogos. Ele só desliga quando ocorre gerenciamento de energia. É por isso que acho que o desligamento inesperado é um problema de programação dos componentes de gerenciamento de energia e não um defeito de componente (defeito do hardware). É bem provável que uma atualização resolva o problema. O uso intermitente de descarregar e carregar está causando o problema. Dá para ver pelo HWiNFO 64, que a leitura está correta, então o componente está bom, o que deve estar dando erro é a programação de gerenciamento térmico. Se o componente estivesse ruim é bem provável que minha leitura térmica estivesse mostrando valores errados fora do padrão indicado acima.
[Título editado para incluir modelo do produto]