Atualização do microcódigo AGESA V2 PI 1.2.x.x para linha Aspire 5 515-45(G)-xxxx (plataforma Zaul)

eGomes
eGomes Member Posts: 2,618 Guru
editado maio 2023 em Laptops

Saudações a todos,

Gostaria de saber se a Acer pretende e/ou poderia disponibilizar atualizações de BIOS / firmware para o modelo / linha Aspire 5 515-45(G)-xxxx (plataforma Zaul) com as atualizações do microcódigo AMD AGESA V2 PI 1.2.x.x, o qual inclui melhorias e correções para a Unidade de Gerenciamento de Sistema (SMU) dos processadores AMD Ryzen 7 5000 series (arquitetura Lucienne).

Dentre tais melhorias podemos destacar:

  • Correção para vulnerabilidades de segurança;
  • Correção para fTPM (stuttering);
  • Melhora de desempenho no Windows 10/11.

Há relatos inclusive de que houve melhorias no balanceamento de carga entre CPU:GPU, e consequentemente melhor rendimento durante a execução de jogos. Bem como, ligeira redução da dissipação térmica do sistema graças a estas otimizações.

No entanto, desde a versão de BIOS 1.07 😨😓 (e versões superiores) observa-se que as mesmas não foram implementadas nesta linha de laptops da Acer. O qual pode ser confirmado através das ferramentas Ryzen SMU Checker e HWiNFO:

Ressalta-se também, que tais atualizações do microcódigo AMD AGESA estão disponíveis desde o final de 2022. Sendo que outros fabricantes já fizeram as devidas implementações necessárias, afim de entregar para seus consumidores e usuários uma melhor experiência e performance. E como consumidor final, eu também gostaria de poder usufruir destas correções e melhorias.

Desde já agradeço pela devida atenção e faço os mais sinceros votos de que o Suporte Técnico da Acer avalie e considere tal possibilidade. 🤩🤗

Cordialmente.

Melhores respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru
    Responder ✓

    Bom pessoal, eis que veio a resposta:

    "Funcionário informou que todas as atualizações de BIOS disponíveis estão publicadas na página de suporte dos modelos Aspire 5 A515-45 / A515-45G,e que a Acer não dispõe de previsão para futuras atualizações."

    Pelo menos a gente tentou e fizemos tudo o que era possível. Mas você Acer pode ter certeza de uma coisa:

    Acer, nunca MAIS!

    Acer, no MORE!

    😡🤬😠😡🤬😡

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru
    Responder ✓

    Novidades saindo do forno…

    Após várias tentativas de entrar em contato e também, graças a ajuda do nosso colega @egydiocoelho. Recebi hoje um e-mail da Suporte Técnico da Acer informando que eles estão "analisando" o caso em relação aos problemas de falta de atualização e vulnerabilidades do microcódigo AGESA nos Aspire 5 A515-45(G) series.

    Sem qualquer pretensão de fazer falsas expectativas, mas vamos cruzar os dedos e ficar no torcida! 🤞😉

«134

Respostas

  • Olá! Você verificou essa informação após atualizar o bios para a versão 1.13 também? Infelizmente eu não tenho esse modelo para testes.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru
    editado maio 2023

    Olá @egydiocoelho,

    Sim, infelizmente o Aspire 5 515-45G-R46X que tenho aqui está atualizado com a última versão de BIOS disponível (1.13). Vale destacar também, que a AMD já havia liberado em seu boletim uma nota sobre o possibilidade de ocorrerem "stuttering" quando fTPM estivesse habilitado e a necessidade de atualização do AGESA/SMU para a versão 1.2.0.7 (ou superior):

    Eu acredito e confio que o Suporte técnico da Acer ao tiver "ciência" deste grave problema solucione o quanto antes, pois outros fabricantes (ASUS, Lenovo) já estão liberando novas atualizações de BIOS implementando a nova versão do AMD/AGESA/SMU 1.2.0.A (atualmente). Eu inclusive, deixei de comprar um laptop Lenovo, por confiar no fabricante Acer e sua marca.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    Peço desculpas pelas postagens duplicadas acima, mas quando eu estava escrevendo estavam ocorrendo erros ao tentar postar novos comentários!

    Dando continuidade ao assunto, eu confesso que estou extremamente frustrado e decepcionado com a Acer. Estive fazendo rápida pesquisa sobre a versão do AMD AGESA (1.1.8.0) / SMU (55.76.0) implementado nas últimas versões de BIOS liberadas nos últimos seis meses para os A515-45(G) séries, e os mesmos são datados de quase 3 anos atrás (final de 2020).

    Não é possível que Acer tenha tamanho descaso e falta de consideração com seus consumidores! A implementação de versões atualizadas do AMD AGESA/SMU não só inclui melhorias, como correções para vulnerabilidades de segurança nos processadores AMD Ryzen.

    Por favor Acer, olhe com carinho e atenção este pedido! 😔🙏

  • Wizzin
    Wizzin Member Posts: 11

    Tinkerer

    bizarro meu modelo tem todos os problemas cronicos AN515-44

    som robotizado, atraso no TPM ao iniciar, tela piscando e tudo mais que tem direito.

    ja tentei todas as soluções para windows 11 e 10,

    todos os erros resolvidos desabilitando funções

    ridiculo o posicionamento da Acer.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    Olá @Wizzin,

    No caso dos proprietários dos Aspire Nitro 5 modelo AN515-44 o problema é ainda mais grave. Pois conforme a tabela abaixo, você verá que o código AGESA/SMU destes laptops é mais antigo e desatualizado dos que nos A515-45(G) series.

    Todas as soluções aqui disponibilizadas como:

    • Desabilitar o recurso Fast Startup;
    • Desabilitar "Usar aceleração de hardware quando disponível" nos navegadores Chrome e Edge;
    • Desabilitar a opção AMD-IOMMU e AMD-SVM nas configurações do BIOS;
    • Desinstalar Acer Care Center, Acer Registration;
    • Usar driver alternativo do bluetooth, GPU e etc;
    • Reinstalar o Windows 11.

    São "remendos", que vão apenas "mascarar" o problema por um tempo.

    Eu particularmente não consigo acreditar que os "Programadores" e "Engenheiros" da Acer sejam tão incompetentes e irresponsáveis, a ponto de não enxergar as inúmeras reclamações de usuários que possuem estes modelos de laptops e que estão enfrentando dificuldades com: áudio corrompido, falha de inicialização, stuttering do fTPM, lentidão do ponteiro do mouse, desligamentos abruptos (evento 41) entre outros problemas. Para tomar de uma vez por todas as devidas providências cabíveis afim de solucionar estes problemas de maneira satisfatória.

    A atualização do código AGESA/SMU é apenas "uma" das soluções necessárias, e obviamente que pode ainda haver outras fontes responsáveis por estes problemas.

    Uma rápida pesquisa aqui mesmo na Comunidade Acer e no YouTube podem endossar tudo o que estou falando aqui.

    Resumindo: O que não pode, é a Acer ficar de braços cruzados e simplesmente não fazer nada!

  • Wizzin
    Wizzin Member Posts: 11

    Tinkerer

    editado junho 2023

    Pelo visto para ser sincero a ACER está ***** para o consumidor !

    [Comentário editado para excluir conteúdo inapropriado]

  • Wizzin
    Wizzin Member Posts: 11

    Tinkerer

    a cada dia a esperança vai acabando !

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    O mais engraçado é que alguns modelos da Acer equipados com processadores Ryzen possuem o BIOS atualizado com código AMD/AGESA/SMU na versão 1.2.x.x.

    O seu seja, parece que os proprietários da linha A515-45(G) e AN515-44(45) vem sendo "discriminados" desde o ano passado! 🤔🤨

  • Wizzin
    Wizzin Member Posts: 11

    Tinkerer

    zero suporte da acer como sempre arrependimento de ter comprado essa maquina é muito grande

  • Wizzin
    Wizzin Member Posts: 11

    Tinkerer

    minhas soluções foram desativar virtualização e o TPM e seguir usando, com os microlags e freezing, até comprar outro mesmo.

  • eduramosrock
    eduramosrock Member Posts: 89 Fixer WiFi Icon

    Se arrependimento matasse eu estaria morto, estou com um verdadeiro peso para papel aqui um Nitro an515-44 com ryzen 7 4400h, não recomendo pra ninguém mais essa marca, quase 6mil reais para após um mês que a garantia acaba eu ficar no prejuízo, nunca mais compro nada dessa marca, pior experiência da minha vida, e sinceramente acho que a única alternativa que terei é jogar no lixo porque parece ser o lugar certo para isso, um combo de problema esse notebook.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    Então, nós seríamos dois! 🙄 Pois os laptops da Dell e Lenovo equipados com processadores AMD Ryzen estão dando de 10 x 0 na Acer neste quesito, disponibilizando atualizações de BIOS incluindo estas melhorias.

  • eduramosrock
    eduramosrock Member Posts: 89 Fixer WiFi Icon

    Corrigindo mencionei 4400h mas na verdade é 4800h, eu na real não tenho mais nem esperançq,

  • Wizzin
    Wizzin Member Posts: 11

    Tinkerer

    Tudo nesse notebook é um lixo como o amigo disse ! é um combo de problemas ! vou fazer um tutorial em video dos milhões de testes e formatações que eu fiz, acho que finalmente consegui uma configuração de tweaks aceitaveis para o notebook funiconar lembrando aceitavel apenas !

    São muitos os problemas.👺

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    Enviei um e-mail para Acer Brasil, vamos ver o que eles vão responder. Mas sinceramente, eu não tenho mais a menor esperança de que eles vão fazer alguma coisa. Mas, como diria aquele ditado: "A esperança é a última que morre!".

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru
    Responder ✓

    Bom pessoal, eis que veio a resposta:

    "Funcionário informou que todas as atualizações de BIOS disponíveis estão publicadas na página de suporte dos modelos Aspire 5 A515-45 / A515-45G,e que a Acer não dispõe de previsão para futuras atualizações."

    Pelo menos a gente tentou e fizemos tudo o que era possível. Mas você Acer pode ter certeza de uma coisa:

    Acer, nunca MAIS!

    Acer, no MORE!

    😡🤬😠😡🤬😡

  • eduramosrock
    eduramosrock Member Posts: 89 Fixer WiFi Icon

    Eu também não compro mais nada dessa marca,.muito menos indicarei. Pior escolha da vida ter comprado esse notebook!!! Não recomendo mais essa marca!

  • Sobre o problema de tela piscando, talvez o cru possa ajudar:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer

    As vezes pode aparecer alguma atualização da Bios pelo WIndows Update, então vale a pena também ficar de olho por lá.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,618 Guru

    Sim, quem sabe a Microsoft faça o trabalho que deveria ser da Acer! 😂