Desligamento Inesperado Aspire 5 A545-45-R3PU

LucianoLGalvao
LucianoLGalvao Member Posts: 10

Tinkerer

Eu acabei de desabilitar o Fast Boot, o driver de vídeo está atualizado e a Bios está atualizado. O notebook estava com o problema de desligamento inesperado, que ocorre sem motivo aparente independentemente do tipo de tarefa em execução ou até sem executar tarefa alguma. Não é sempre que ocorre, muitas vezes saltam alguns dias para ocorrer novamente. O que desconfio ser a causa é o gerenciamento de energia do notebook. A forma como o AcerSence gerencia a energia pode ser o motivo. Será que se eu desinstalar o AcerSence o problema vai ser resolvido? Por enquanto eu apenas desabilitei o Fast Boot, mas se o desligamento ocorrer novamente, vou experimentar a desinstalação do AcerSence.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,327 Guru
    editado April 28

Olá,

Seja bem-vindo ao Clube dos Usuários "Decepcionados" e "Frustrados" com os Aspire 5 A515-45(G):

Infelizmente este é um problema (defeito) congênito destes laptops, e a Acer simplesmente abandonou o suporte para esta série. Basta fazer uma simples pesquisa aqui, para constatar as inúmeras reclamações.

Em alguns casos desinstalar os softwares bloatwares (Acer Care Center e Acer Sense) pode solucionar o problema de desligamento abrupto (Evento ID 41 - Kernel-Power). Em outros, esta dica simplesmente não funciona!

Eu suspeito que seja devido ao problema de superaquecimento de uma das bobinas da placa-mãe que equipa estes laptops:

Enfim, ainda bem que arrependimento não mata! 😐️👎️

• LucianoLGalvao

Tinkerer

Eu acabei de notar que o notebook desligou quando a bateria atingiu 80% de carregamento, conforme eu tinha programado usando o ACER SENSE. Se o problema não for os aplicativos deve ser do hardware ou da bateria, mas está relacionado ao carregamento.

• LucianoLGalvao

Tinkerer

Aparentemente deu certo a desinstalação do ACER SENSE. Eu descarreguei o PC, fiz novamente o reset da bateria e carreguei até atingir 100% e agora a bateria está em 37% e não houve desligamento inesperado. Vamos ver se isso se mantém na próxima carga.

• LucianoLGalvao

Tinkerer

O problema é a bateria do ACER ou o que controla a bateria do ACER, eu fui fazer o carregamento quando a bateria estava em 19%, quando o sistema começa a pausar serviços automáticos. Depois de alguns segundos de início do carregamento, exatamente quando as atividades automáticas começavam a ser ativadas e o processador começou a fazer mais barulho, ocorreu o desligamento inesperado. E quando eu estava com o ACER SENSE instalado, o desligamento inesperado ocorria depois do carregamento em 80% da bateria. Então ou é a bateria ou é o que controla a bateria que está com problema. Se não for a bateria pode ser o hardware que controla a bateria. Não tem relação com a atividade no PC.

• LucianoLGalvao

Tinkerer

Descrição dos erros no gerenciador do computador:

Primeiro: Kernel Power 172 (categoria 203): Estado de conectividade em espera: Disconnected, Motivo: NIC compliance. Palavras-chave: (1024),(4)

Segundo: Kernel Power 41 (categoria 63) nível crítico: O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente. Palavras-chave: (70368744177664),(2)

Terceiro: Kernel Power 125 (categoria 86): A zona termal ACPI _TZ.TZ01 foi enumerada._PSV = 393K_TC1 = 2. Palavras-chave: (32)

Eu criei o arquivo .evtx para abrir no visualizador de eventos se alguém quiser olhar eu posso mandar por e-mail. Aqui ele não pode ser anexado. Segue o arquivo .txt.

• eGomes

Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção preventiva (limpeza + substituição da pasta térmica neste seu laptop?

Dependendo do tempo de uso, pode estar na hora de providenciar a mesma!

Remova (desinstale) completamente qualquer software bloatware da Acer, tais como: Acer Care Center e Acer Sense. Estes softwares além de serem bugados e defeituosos, só servem para causar problemas na série A515-45(G).

Atualize o driver do componente Acer Application Base Software Component com a versão mais simples e menos problemática possível, vide link abaixo:

Verifique também se o firmware do seu Aspire A515-45 está atualizado com a última versão disponível (1.52):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Aspire_A515-45/downloads?suggest=A515-45;1

• LucianoLGalvao

Tinkerer

O notebook é novo. Estou na quinta parcela de dez e os firmware estão atualizados. Quando recebi o notebook foi a primeira coisa que fiz. E não existe dispositivo desconhecido neste notebook, está tudo normal. Eu postei o TXT, porque nele tem o código do erro e ele ocorreu após o carregamento completo em 80% e depois quando fui carregar com 19%. Segundo a descrição do erro é a bateria ou algo referente a energia.

• eGomes

Entre em contato com o Suporte da Acer e solicite o reparo (RMA) do seu aparelho:

https://www.acer.com/br-pt/support/contact-acer

Infelizmente os Aspire 5 A515-45(G) possuem um alto índice de defeito e reclamações.

• LucianoLGalvao

Tinkerer

Acabou de dar e erro inesperado novamente, só que agora deu sem eu desconectar da tomada e com a bateria em 100%.

Mensagens do erro:

A zona termal ACPI _TZ.TZ01 foi enumerada._PSV = 393K_TC1 = 2

identificação do evento 125 categoria (86) Palavras-chave: (32)

As mensagens que seguem acima desse erro crítico relata gerenciamento de energia:

O processador 0 no grupo 0 expõe os seguintes recursos de gerenciamento de energia:

Tipo de estado ocioso: ACPI Idle (LPI) States (3 estado(s))

Identificação do evento 125 categoria (55)

Alteração na contagem de bateria ativa.

Identificação do evento 521 categoria (220) palavras-chave: (1024),(4)

Esse desligamento inesperado ocorreu durante a execução de um backup.

• LucianoLGalvao

Tinkerer

Pesquisando na comunidade da Microsoft, um usuário de um PC não identificado achou um defeito no chip norte. Pelo menos a descrição do defeito é parecida. Será que pode ser o caso de um chip com defeito? Amanhã vou entrar em contato com o suporte.

• LucianoLGalvao

Tinkerer

Resposta do Copilot:

1. Sensores de temperatura defeituosos: Se os sensores térmicos estiverem com defeito, eles podem relatar incorretamente altas temperaturas, causando desligamentos prematuros do sistema como medida de proteção.
    2. Problemas de hardware: Componentes defeituosos relacionados à energia ou resfriamento podem contribuir para esse problema. O software de monitoramento pode ajudá-lo a rastrear as temperaturas da CPU e GPU 1.

Deve ser leitura incorreta de temperatura. E qualquer coisa está provocando a leitura incorreta, porque mesmo durante atividades simples o desligamento ocorre. Como o notebook é novo todas as outras opções de causas ficam descartadas.

O Copilot respondeu a descrição do erro:

A zona térmica ACPI _TZ. O erro TZ01 indica que seu sistema está monitorando o desempenho térmico e desligamentos abruptos podem sugerir superaquecimento.

• eGomes

Considerando que o seu laptop é relativamente novo e ainda está na garantia. Recomendo a você entrar em contato com o Suporte da Acer.

😉👍🏻