Aspire 5 A515-45(G) - "Dispositivo desconhecido" após instalar firmware UEFI / BIOS 1.52

Opções
eGomes
eGomes Member Posts: 5,916 Guru

Após realizar a instalação do firmware UEFI / BIOS versão 1.52 no Aspire 5 A515-45(G) no Windows 11. Será possível notar um "dispositivo desconhecido" presente no Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc):

ACPI\VEN_1025&DEV_165F&SUBSYS_10031025
ACPI\1025165F
*1025165F

Screenshot:

A515-45(G) series - Unknow Device after install BIOS 1.52 (1 de 5).jpg

A515-45(G) series - Unknow Device after install BIOS 1.52 (2 of 5).jpg

A515-45(G) series - Unknow Device after install BIOS 1.52 (3 of 5).jpg

Solução:

Este dispositivo é o Acer Application Base Software Component e necessita do arquivo AcerApplicationBaseDriver.sys para funcionar corretamente.

Alternativa #1

Verificar se há atualizações opcionais no Windows Update.

Alternativa #2

Caso o mesmo não seja instalado automaticamente, faça o download e extraia o conteúdo do arquivo .CAB abaixo indicado em uma pasta temporária. Em seguida, faça a instalação do driver manualmente:

A515-45(G) series - Unknow Device after install BIOS 1.52 (4 of 4).jpg

A515-45(G) series - Unknow Device after install BIOS 1.52 (4 of 5).jpg

Download:

Acer Incorporated - System - 1.0.0.2 (Windows 11 22H2 / 18/09/2023 / 27 KB)

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉

Respostas

• leocam
    leocam Member Posts: 10

Tinkerer

Para mim aparece com outro nome:

Captura de tela 2023-11-28 203219.png

o Windows update atualizou o ACER INCORPORATED SYSTEM para a versão 1.0.0.3 (na opção de atualizações opcionais) mas continua aparecendo isso:

Captura de tela 2023-11-28 192604.jpg

E não encontro o driver para esse dispositivo ACP HDA Node

• eGomes

De fato,

Pesquisando no Catálogo Microsoft Update é possível encontrar também a versão 1.0.0.3:

Acer Incorporated - System - 1.0.0.3 (Windows 11 22H2 / 06/09/2023 / 1,7 MB)

Em relação ao dispositivo ACP HDA Node ocorre o mesmo sintoma aqui também, quando é exibido os dispositivos ocultos. Ele está relacionado com o AMD Audio CoProcessor:

https://learn.microsoft.com/en-us/windows-hardware/drivers/gettingstarted/device-nodes-and-device-stacks

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • leocam
    leocam Member Posts: 10

Tinkerer

Pois é.

Agora o Realtek audio console não funciona mais e o windows update está travado nessas atualizações que ficam dando erro.

• eGomes
    editado November 2023

Experimente remover e instalar novamente os drivers de Áudio da Realtek.

Eu ainda não sei qual é a finalidade e real necessidade deste novo dispositivo Acer Application Base Software Component.

Mas ao comparar estas duas versões, é possível notar que a versão 1.0.0.3 além de ser maior, instala mais componentes e um serviço adicional no Windows.

O que me desagradou muito, devido a possibilidade deste componente ser mais um software "bloatware" fornecido pela Acer. E eu já tive problemas de sobra com o Windows 11.

Esse foi um dos motivos, por eu ter optado por instalar a versão 1.0.0.2.

Eu confesso que depois de todos os problemas enfrentados, experiência extremamente desagradável e frustrante com o Aspire 5 A515-45G + Windows 11. Estou seriamente considerando a possibilidade de migrar para uma distro do Linux, mas antes preciso me livrar deste laptop.