Aspire 5 A515-45(G) - "Dispositivo desconhecido" após instalar firmware UEFI / BIOS 1.52

Opções
eGomes
eGomes Member Posts: 2,954 Guru

Após realizar a instalação do firmware UEFI / BIOS versão 1.52 no Aspire 5 A515-45(G) no Windows 11. Será possível notar um "dispositivo desconhecido" presente no Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc):

ACPI\VEN_1025&DEV_165F&SUBSYS_10031025
ACPI\1025165F
*1025165F

Screenshot:

Solução:

Este dispositivo é o Acer Application Base Software Component e necessita do arquivo AcerApplicationBaseDriver.sys para funcionar corretamente.

Alternativa #1

Verificar se há atualizações opcionais no Windows Update.

Alternativa #2

Caso o mesmo não seja instalado automaticamente, faça o download e extraia o conteúdo do arquivo .CAB abaixo indicado em uma pasta temporária. Em seguida, faça a instalação do driver manualmente:

Download:

Acer Incorporated - System - 1.0.0.2 (Windows 11 22H2 / 18/09/2023 / 27 KB)

Respostas

  • leocam
    leocam Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Para mim aparece com outro nome:

    o Windows update atualizou o ACER INCORPORATED SYSTEM para a versão 1.0.0.3 (na opção de atualizações opcionais) mas continua aparecendo isso:

    E não encontro o driver para esse dispositivo ACP HDA Node

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,954 Guru
    Opções

    De fato,

    Pesquisando no Catálogo Microsoft Update é possível encontrar também a versão 1.0.0.3:

    Acer Incorporated - System - 1.0.0.3 (Windows 11 22H2 / 06/09/2023 / 1,7 MB)

    Em relação ao dispositivo ACP HDA Node ocorre o mesmo sintoma aqui também, quando é exibido os dispositivos ocultos. Ele está relacionado com o AMD Audio CoProcessor:

    https://learn.microsoft.com/en-us/windows-hardware/drivers/gettingstarted/device-nodes-and-device-stacks

  • leocam
    leocam Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    Pois é.

    Agora o Realtek audio console não funciona mais e o windows update está travado nessas atualizações que ficam dando erro.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,954 Guru
    editado novembro 2023
    Opções

    Experimente remover e instalar novamente os drivers de Áudio da Realtek.

    Eu ainda não sei qual é a finalidade e real necessidade deste novo dispositivo Acer Application Base Software Component.

    Mas ao comparar estas duas versões, é possível notar que a versão 1.0.0.3 além de ser maior, instala mais componentes e um serviço adicional no Windows.

    O que me desagradou muito, devido a possibilidade deste componente ser mais um software "bloatware" fornecido pela Acer. E eu já tive problemas de sobra com o Windows 11.

    Esse foi um dos motivos, por eu ter optado por instalar a versão 1.0.0.2.

    Eu confesso que depois de todos os problemas enfrentados, experiência extremamente desagradável e frustrante com o Aspire 5 A515-45G + Windows 11. Estou seriamente considerando a possibilidade de migrar para uma distro do Linux, mas antes preciso me livrar deste laptop.