Desative o MPO para corrigir Falhas e Travamentos de Tela GPUs AMD, Intel, NVIDIA (Windows 10 / 11)

Opções
eGomes
eGomes Member Posts: 2,925 Guru
editado agosto 2023 em Windows 11

Sintomas:

Problemas com Artefatos, Cintilação, Corrupção, Falhas, Tela preta e/ou piscando, Engasgamento e/ou Travamentos de Tela no Windows 10 e 11.

Possível causa:

Se o seu computador de mesa ou laptop estiver apresentando o(s) sintoma(s) acima descrito(s) no Windows 10 / 11. Mesmo após você ter realizado a atualização do:

  • Firmware UEFI / BIOS;
  • Drivers dos controladores GPU;
  • Atualizações do Windows Update.

Este problema pode estar sendo causado pelo recurso Multi-Plane Overlay (MPO) desenvolvido pela Microsoft. No entanto, parece que o mesmo ainda possui bugs e/ou dependendo da versão do driver utilizado, pode não ter sido implementado corretamente pelo fabricante da placa gráfica.

Solução:

Faça o download e aplique o regfix (vide arquivo: mpo_disable.reg) disponível neste <link> (cortesia da NVIDIA) para desabilitar o MPO.

Ou, manualmente através do Editor do Registro (regedit):

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Dwm
"OverlayTestMode"=dword:00000005

Vídeo Tutorial:

Para obter mais detalhes, acesse:

https://www.neowin.net/news/microsoft-amd-nvidia-are-all-sleeping-on-windows-11-mpo-display-issues/

https://www.reddit.com/r/Windows11/comments/qy02gw/solved_flickeringglitching_artefacts_on_windows/

Melhor resposta

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    editado agosto 2023 Responder ✓
    Opções

    Eu ainda estou realizando testes aqui. Mas após praticamente um ano procurando uma solução, este regfix aparentemente solucionou o problema de tela com programas piscando no meu Aspire 5 A515-45G + Windows 11. 🥳

    Caso alguém mais queira testar e puder relatar a sua experiência ou tiver alguma outra sugestão, será muito bem vinda!

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    editado agosto 2023 Responder ✓
    Opções

    Eu ainda estou realizando testes aqui. Mas após praticamente um ano procurando uma solução, este regfix aparentemente solucionou o problema de tela com programas piscando no meu Aspire 5 A515-45G + Windows 11. 🥳

    Caso alguém mais queira testar e puder relatar a sua experiência ou tiver alguma outra sugestão, será muito bem vinda!

  • ICFranca
    ICFranca Member Posts: 20 Networker
    Opções

    O meu caso, as letras ficam como se tivesse sobrepondo, parecendo uma falha de hardware, porém, uso um monitor externo e o problema só ocorre na tela do notebook. Não trava, não acontece nada, apenas fica a letra serrilhada e tremula, vou aplicar essa chave para testar.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    Olá @ICFranca,

    É possível que este seu problema esteja sendo causado pelo cabo flat (mal-encaixado) e/ou pela placa controladora do LCD.

  • ICFranca
    ICFranca Member Posts: 20 Networker
    Opções

    Pelo que vi no artigo, e por tantos outros usuários com a mesma situação, acredito que seja algo relacionado a este artigo mesmo.
    Minhas atualizações estão em dias e o cabo flat acho que daria uma problema mais grave, achei realmente que seria driver, mas, agora é aguardar e testar após esse ajuste no registro.

  • Luskinha
    Luskinha Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    opa amigo, desculpa a demorar em dar um feedback é porque eu realmente fiquei tão feliz e quase não acreditei quando vi que o problema foi resolvido, eu realmente não sabia desse problema. muito obrigado mesmo. Porém só estou com uma dúvida agora que o seguinte. ontem minha placa teve uma atualização, e o problema de cortes, esses picotamentos voltararam na tela, então fui novamente no registro e desativei o MPO. e parou, minha duvida é, sempre que ela atualiza vai ser necessario fazer o mesmo procedimento correto? eu não lembro de ter lido sobre isso no artigo.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    Olá @Luskinha,

    Sim, é muito provável que uma atualização do Windows possa reverter esta modificação realizada no registro!

    Neste caso, basta apenas re-aplicar o "regfix" para que as alterações tenham efeito novamente.

  • Luskinha
    Luskinha Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    No caso o que atualizou foi a minha placa nvidia. será que ela pode fazer isso, apareceu uma atualização dela, eu atualizei e o problema voltou, então eu reinstalei e até agora não está fazendo.

  • Luskinha
    Luskinha Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    é parece que não parou, continua fazendo o mesmo problema de estar picotando a tela de leve, pior que não parece ser o display ou o flat. o problema não acontece quando mexo na tela, ela só da uma picotadas menos frequentes agora, pior que isso não acontece em jogos, só quando estou estudando alguma coisa ou vendo um vídeo.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    Sim,

    O driver da NVIDIA também pode desfazer estas alterações. Experimente desativar a opção "Usar aceleração por hardware" nas configurações do seu navegador.

  • Luskinha
    Luskinha Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    depois que eu fiz isso no Chrome parou de picotar a tela, até agora nada, estou assistindo uma aula e nem estou piscando pra ver ser resolveu.

  • Luskinha
    Luskinha Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Rapaz, não deu jeito, tem dias que não pisca, tem dias que pisca, o notebook nem sai da mesa pra se dizer que ele possar ter levado algum impacto, sei que é bem irritante esse problema, bom, fico muito feliz em ter esse meu acer, mas espero coisa melhor, meio que me decepcionei com a marca.

  • Luskinha
    Luskinha Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    pior que em jogos não tem queda de desempenho e nem faz isso, só quando to fazendo alguma outra coisa

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,925 Guru
    Opções

    Olá @Luskinha,

    Esse problema de tela piscando também ocorre se conectar um monitor externo!?

    Seria interessante fazer um teste com o Windows 10 e desabilitar o fTPM para verificar se este problema persiste.

  • Luskinha
    Luskinha Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    não ele acontece no meu outro monitor, ele acontece só no monitor do notebook mesmo, não acontece quando estou vendo vídeo e nem acontece quando estou jogando

  • Luskinha
    Luskinha Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Rapaz eu achei a solução de um jeito que eu nem imaginava. eu me atentei pra um detalhe que realmente fez sentido agora. e é até engraçado. meu monitor que é o do notebook só tem 144 Hz mas o meu monitor da samsung tem apenas 75 Hz e só estava sendo usada 60 Hz de frequência, ou seja a interferência na tela do meu notebook estava sendo causada por essa incompatibilidade. agora que eu sincronizei ambas, o problema parou.