Impossível instalar Windows 10 no Nitro 5 (AN5 15-54-76XC). Tela congelada na logo Acer.

typicalscout
typicalscout Member Posts: 14

Tinkerer

editado setembro 2020 em Gaming - Predator e Nitro
Comprei o computador e tentei instalar o Windows 10 original. Vi que era preciso criar uma senha se supervisor e mudar algumas coisas na BIOS. 
Coisas que alterei:
- F12 Boot Menu está ativado
- Fast Boot está desativado
- Sata Mode está em AHCI
- Secure Boot está desativado
Depois de modificar essas configurações, reiniciei o computador, coloquei o pendrive em primeiro lugar na ordem de prioridade e tentei instalar. Usando F12, seleciono o boot do pendrive, mas a tela congela na logomarca da Acer. Não sei se deveria demorar, mas nada muda mesmo depois de bastante tempo.

Obs: nunca consegui entrar no sistema Endless OS. Talvez merecesse até outro tópico. Aparecem aquelas linhas de código do Linux, mas ele não sai de lá e não acessa o sistema. Será algum problema de HD/SSD? É bem trágico porque acabei de comprar o laptop. =\

Melhor resposta

  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Responder ✓
    Tem como você fazer o mesmo procedimento com outro pendrive? O mesmo problema ocorre ao conectar em outras portas usbs?

    Fiz com outros pendrives e em outras portas. Nada resolveu. Levei a uma assistência e aguardo retorno. Posto aqui o que me disserem sobre o computador.
    Essa thread acabou se tornando um desabafo. Esse já é meu segundo computador da Acer em 3 semanas. Tive que pedir estorno do primeiro porque veio problemático. Comprei esse de outra loja e, depois de não conseguir instalar o OS que eu queria, levei pra assistência.

    O técnico relatou que o laptop estava superaquecendo. Quando eu cheguei pra buscar, estava travado NA BIOS. Ele me contou que um outro cliente teve um problema semelhante de superaquecimento, só que o dele funcionava, então ele continuou usando. Aqueceu tanto que as teclas racharam. 

    Eu realmente tinha percebido que as vetoinhas estavam trabalhando a mil sem nem abrir o sistema operacional, mas imaginei que talvez fosse normal. Infelizmente, parece que não é.

    O técnico também disse que o SSD e/ou o HD podem estar danificados - e com esse aquecimento, mesmo que eu trocasse o outro queimaria. Provavelmente o aquecimento estava travando o SSD e por isso não acessava o OS.

    Então agradeço muito por todas as respostas, mas infelizmente o fim desse laptop é só uma troca. 

    Se o próximo der problema, abrirei um novo tópico. 

    Mais uma vez, obrigada. E boa noite. 
«1

Respostas

  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Obs2: agora nem as linhas de código aparecem ao tentar acessar o Endless OS, apenas entra em loop. Aparece a tela para acessar o boot, então uma tela preta, o computador coloca os coolers a todo vapor, então reinicia e entra na tela de boot de novo até eu clicar para acessar, e o processo de repete indefinidamente.
  • O problema ocorreu por que você alterou o sata mode para ahci. Você consegue acessar o bios e alternar o sata mode para rst with premium optane?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    O problema ocorreu por que você alterou o sata mode para ahci. Você consegue acessar o bios e alternar o sata mode para rst with premium optane?
    Sim, consigo e alternei, mas fica preso numa tela preta agora. Nem o logo da Acer aparece mais.
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    O problema ocorreu por que você alterou o sata mode para ahci. Você consegue acessar o bios e alternar o sata mode para rst with premium optane?
    Ao adicionar uma unidade bootável, volta para a tela da logo, mas não sai dela.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado setembro 2020
    O que acontece quando você o dispositivo usb da porta usb? O mesmo problema ocorre ao utilizar outro pendrive?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    O que acontece quando você o dispositivo usb da porta usb? O mesmo problema ocorre ao utilizar outro pendrive?
    Desculpe, quando eu faço o quê com o dispositivo?

    Também tentei usar um drive de CD externo pra instalar o Windows 7 original. Também fica preso na tela Acer.
  • Experimente desconectar o pendrive e os outros dispositivos da porta usb e verifique se o linux inicializa corretamente.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Experimente desconectar o pendrive e os outros dispositivos da porta usb e verifique se o linux inicializa corretamente.
    Tentei isso. Não inicializa. Fica numa tela preta. 
  • Você consegue acessar o bios novamente?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Você consegue acessar o bios novamente?
    Estou nela.
  • Desative o fastboot. Além disso, você tem que deixar o bootmode em uefi. Você configurou o pendrive para gpt e formatou em fat32? Possui um serial original do windows 10?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Desative o fastboot. Além disso, você tem que deixar o bootmode em uefi. Você configurou o pendrive para gpt e formatou em fat32? Possui um serial original do windows 10?
    Fast boot desabilitado. 
    Não há outra opção além de UEFI disponível.
    Usei as configurações padrão do rufus para bootar o pendrive.
    Possuo um serial original.
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Desative o fastboot. Além disso, você tem que deixar o bootmode em uefi. Você configurou o pendrive para gpt e formatou em fat32? Possui um serial original do windows 10?
    Fast boot desabilitado. 
    Não há outra opção além de UEFI disponível.
    Usei as configurações padrão do rufus para bootar o pendrive.
    Possuo um serial original.
    Obs: as opções padrão do rufus sao FAT32, partição GPT, sistema UEFI.
  • Não configure pelo rufus. Faça isso:
    a) baixe o iso somente x64 e salve-o no computador e não no pendrive. Baixe windows aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    b) em seguida, abra o prompt de comando como administrador e configure o pendrive assim:
    diskpart 
    list disk
    sel disk x (x é o número do pendrive)
    clean (aqui apaga tudo)
    convert gpt
    create partition primary
    format fs=fat32 quick
    assign
    c) depois, extraia o iso para o pendrive com o winrar;
    d) pressione f12 antes do logo da acer e selecione o pendrive.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Não configure pelo rufus. Faça isso:
    a) baixe o iso somente x64 e salve-o no computador e não no pendrive. Baixe windows aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    b) em seguida, abra o prompt de comando como administrador e configure o pendrive assim:
    diskpart 
    list disk
    sel disk x (x é o número do pendrive)
    clean (aqui apaga tudo)
    convert gpt
    create partition primary
    format fs=fat32 quick
    assign
    c) depois, extraia o iso para o pendrive com o winrar;
    d) pressione f12 antes do logo da acer e selecione o pendrive.
    Baixei a iso, formatei o pendrive conforme instruído, extraí a iso e selecionei o pendrive no Acer.
    Atualmente está congelado na tela da logo. O que fazer?

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado setembro 2020
    Tem como você fazer o mesmo procedimento com outro pendrive? O mesmo problema ocorre ao conectar em outras portas usbs?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Tem como você fazer o mesmo procedimento com outro pendrive? O mesmo problema ocorre ao conectar em outras portas usbs?

    Fiz com outros pendrives e em outras portas. Nada resolveu. Levei a uma assistência e aguardo retorno. Posto aqui o que me disserem sobre o computador.
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    Responder ✓
    Tem como você fazer o mesmo procedimento com outro pendrive? O mesmo problema ocorre ao conectar em outras portas usbs?

    Fiz com outros pendrives e em outras portas. Nada resolveu. Levei a uma assistência e aguardo retorno. Posto aqui o que me disserem sobre o computador.
    Essa thread acabou se tornando um desabafo. Esse já é meu segundo computador da Acer em 3 semanas. Tive que pedir estorno do primeiro porque veio problemático. Comprei esse de outra loja e, depois de não conseguir instalar o OS que eu queria, levei pra assistência.

    O técnico relatou que o laptop estava superaquecendo. Quando eu cheguei pra buscar, estava travado NA BIOS. Ele me contou que um outro cliente teve um problema semelhante de superaquecimento, só que o dele funcionava, então ele continuou usando. Aqueceu tanto que as teclas racharam. 

    Eu realmente tinha percebido que as vetoinhas estavam trabalhando a mil sem nem abrir o sistema operacional, mas imaginei que talvez fosse normal. Infelizmente, parece que não é.

    O técnico também disse que o SSD e/ou o HD podem estar danificados - e com esse aquecimento, mesmo que eu trocasse o outro queimaria. Provavelmente o aquecimento estava travando o SSD e por isso não acessava o OS.

    Então agradeço muito por todas as respostas, mas infelizmente o fim desse laptop é só uma troca. 

    Se o próximo der problema, abrirei um novo tópico. 

    Mais uma vez, obrigada. E boa noite. 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite typicalscout !

    A questão agora que deve verificar é com a garantia visto que intervenção de terceiros viola a garantia.
    Nesse caso, não deveria ter levado a nenhum tecnico.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • typicalscout
    typicalscout Member Posts: 14

    Tinkerer

    MaClane disse:
    Boa noite typicalscout !

    A questão agora que deve verificar é com a garantia visto que intervenção de terceiros viola a garantia.
    Nesse caso, não deveria ter levado a nenhum tecnico.
    Eles não abriram o computador. Tentaram instalar o SO que eu queria, assim como eu fiz (pensei que pudesse ser incompetência minha), mas ele estava travado e super quente. Não sabemos qual é o problema exato justamente porque não abriram. Está exatamente como chegou. Nem os adesivos que protegem a logomarca eu cheguei a tirar.