Meu nitro 5 an515-51-78D6 tendo quedas de fps por causa do aquecimento

24

Respostas

• Pode sim @LuigiTM
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite uGuiDZin !

Eu possuo a Cooler Master Ergostand IV.
    No meu modelo anterior (um Asus N61VG C2D + 4Gb de RAM + GT M220 + HDD 500) diminuía as temperaturas em até 19ºC dependendo da época do ano (sim, épocas mais frias fazem a base trabalhar melhor já que ela irá circular ar mais frio do ambiente).
    Já no atual, um AN515-52-5188, diminui (nessa época mais quente) em até 12ºC.
    Perceba que as disposições internas do hardware dos notebooks e localização de saída de ar vão influenciar no resultado final.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• uGuiDZin
    uGuiDZin Member Posts: 48 Troubleshooter
    Opa... @LuigiTM, seria mto bom seu feedback sobre essa base, agradeço já
    @MaClane o meu notebook puxa ar por baixo e solta por trás, poderia me dizer qual das bases que você testou teve mais diferença? eu quero uma base cooler além do resfriamento, o inclinamento, gosto de algo leve que levante uns 2 ou 3 cm para o teclado ficar mais alto e eu achar mais confortável dependendo a altura da mesa ou da cadeira.
    e @egydiocoelho gostaria de saber sobre aquilo comentado, o battery boost, o fps limit e a bateria em alto desempenho... Mais pra cima tem minha pergunta completa...
    Obrigado a todos desde que comecei esse post ou categoria, sei lá o nome hehe
  • Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    uGuiDZin disse:
    Opa... @LuigiTM, seria mto bom seu feedback sobre essa base, agradeço já
    @MaClane o meu notebook puxa ar por baixo e solta por trás, poderia me dizer qual das bases que você testou teve mais diferença? eu quero uma base cooler além do resfriamento, o inclinamento, gosto de algo leve que levante uns 2 ou 3 cm para o teclado ficar mais alto e eu achar mais confortável dependendo a altura da mesa ou da cadeira.
    e @egydiocoelho gostaria de saber sobre aquilo comentado, o battery boost, o fps limit e a bateria em alto desempenho... Mais pra cima tem minha pergunta completa...
    Obrigado a todos desde que comecei esse post ou categoria, sei lá o nome hehe
    Não testei todas nos meu aparelhos e sim tive a oportunidade de testar todas, mas com ambientes diferentes.
    Praticamente todas possuem opção de alterar a posição.
    Mas desaconselho devido ao fato de que a inclinação podem descalibrar internamente o eixo dos coolers, causando problemas de aletas batendo e falhas.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• uGuiDZin
    olá @egydiocoelho sobre o battery boost eu desativei mais ainda não testei, e o vídeo sobre o fps limit não entendi muito bem, porém nos jogos eu não deixo com fps limit e nos que deixo são fps que o notebook não consegue chegar, ex: 144 fps pra cima eu coloco em alguns jogos mais pesados ou que não chegam a tudo isso, o meu real problema é temperatura, por isso já estou resolvendo comprar uma base cooler e no futuro troca da pasta térmica
    @MaClane sobre a inclinação descalibrar eu iria deixar no mais baixo possível, gosto de deixar um pouco levantado, acho q não teria riscos em 1cm
    Obrigado pela ajuda!
  • Ok! Poste o resultado aqui.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer

• uGuiDZin
    @egydiocoelho opa, não obtive uma diferença perceptível jogando cs, continuou os mesmos fps e desempenho e tudo q era perceptível... deixei desativado essa opção na NVIDIA mais não vejo porque deixar ativado ou desativado por isso vou deixar desativado mesmo, no CS teve poucas quedas em 1 hora e meia em média, mais quando tive quedas o fps caiu de 200 e pouco para 40... Eu acredito fortemente ser o throttling por causa da temperatura ou algo relacionado a energia que recebe da tomada, bate fácil ou 90 graus na maioria dos jogos... Por isso estou pensando em comprar o cooler e no futuro trocar a pasta térmica =)
  • Você pode verificar este link de undervolting: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community

egydiocoelho Trailblazer

• uGuiDZin
    Você pode verificar este link de undervolting: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community
    para ser sincero eu por muito tempo até mesmo antes de ter o notebook pensava em fazer undervolt quanto tivesse o hardware, porém eu perdi esse ânimo ao saber que viola a garantia, por isso estou vendo a base da cooler master a ergostand iv, mesmo sendo cara eu acho que vale a pena...
  • MaClane
    uGuiDZin disse:
    Você pode verificar este link de undervolting: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community
    para ser sincero eu por muito tempo até mesmo antes de ter o notebook pensava em fazer undervolt quanto tivesse o hardware, porém eu perdi esse ânimo ao saber que viola a garantia, por isso estou vendo a base da cooler master a ergostand iv, mesmo sendo cara eu acho que vale a pena...
    Bom dia!
    Uma boa dica que lhe dou é a seguinte...
    A base irá puxar o ar ambiente de baixo e direcionar ao notebook.
    Porém, muitos cometem o erro de utilizar a base sobre madeira, tecidos, plásticos, etc.
    No meu caso, possuo uma bancada de madeira, na qual utilizo uma pedra fina de mármore frio a qual mandei polir.
    Como ela tem propriedades de dissipar calor muito rápido, o ar que é coletado pela base já diminui mais a temperatura.

Sincerely, J. MaClane ™

• LuigiTM
    LuigiTM Member Posts: 80 Fixer WiFi Icon
    Bom, recebi a base hoje e já fui testar, joguei uma partida rápida de CS GO com a base no máximo a diferença foi nenhuma, temperaturas acima de 90 C e sofrendo thermal trottling constante.
    Acer Nitro 5 AN515-51-70J1
    Intel Core i7 7700HQ Quad-core 3.8 GHz
    Geforce GTX 1050 TI 4 GB GDDR5
    16 GB DDR4
    HD de 1 TB e SSD de 128 GB
    Windows 10 Pro
  • Na minha opinião, acho que ainda vale apena utilizar o undervolting. 

egydiocoelho Trailblazer

• uGuiDZin
    LuigiTM disse:
    Bom, recebi a base hoje e já fui testar, joguei uma partida rápida de CS GO com a base no máximo a diferença foi nenhuma, temperaturas acima de 90 C e sofrendo thermal trottling constante.
    @egydiocoelho eu até faria undervolt porém está na garantia e não pretendo violar já que se estragar posso consertá-lo, depois da garantia acabar vou pegar a pasta térmica da cooler master a mastergel maker, e trocar, talvez seja melhor mandar no técnico para fazer e troca e provavelmente pagaria menos de 200, mais em conta que a base e com uma boa diferença, a única coisa que não resolvi foi a queda de fps, ultimamente não obtive muitas quedas, porém passa fácil dos 90 graus e com certeza ativa o throttling, a única coisa que penso é se poderia ser da fonte pois quando tenho a queda (não muito constante) cai para uns 40 fps por uns 2 segundos e volta, se fosse throttling eu tenho a teoria de que diminuiria o desempenho mais não daria uma queda tão brusca assim...
  • LuigiTM
    Essa queda deve ser do trottling mesmo, hoje jogando com a base tive vários e olhando os clocks vejo que ele cai para 600MHz durante o trottling e o FPS cai pra 20 e depois volta para o normal e a temperatura sobe de novo, vou fazer mais testes jogando e com o benchmark do 7-Zip pra ver se faz qualquer diferença nas temperaturas médias, se não fizer vou tentar devolver porque não foi barato para não ter resultado nenhum, hoje foi só um teste rápido e o clima também não tá muito favorável.
    Acho que a troca da pasta térmica é um bom investimento e pode melhorar com uma boa base também
    16 GB DDR4
    Windows 10 Pro
  • MaClane
    LuigiTM disse:
    Quais temperaturas exatas?
    A base estava em cima de qual material a superfície?

LuigiTM disse:
    Essa queda deve ser do trottling mesmo, hoje jogando com a base tive vários e olhando os clocks vejo que ele cai para 600MHz durante o trottling e o FPS cai pra 20 e depois volta para o normal e a temperatura sobe de novo, vou fazer mais testes jogando e com o benchmark do 7-Zip pra ver se faz qualquer diferença nas temperaturas médias, se não fizer vou tentar devolver porque não foi barato para não ter resultado nenhum, hoje foi só um teste rápido e o clima também não tá muito favorável.
    Acho que a troca da pasta térmica é um bom investimento e pode melhorar com uma boa base também
    Entre repaste e undervolt, um under é um procedimento muito menos invasivo e geralmente tem melhor resultado final.

Sincerely, J. MaClane ™

• LuigiTM
    Boa noite @MaClane,
    As temperaturas estava oscilando entre 85 e 99 graus, e tive vários momentos em que chegou a 100, gerando thermal trottling.
    Usei em cima da minha mesa de madeira mas com a inclinação mínima pra melhorar a circulação, tentei também na mesa da sala que tem uma superfície "laminada", não sei direito como chamar e tive os mesmo resultados.
    16 GB DDR4
    Windows 10 Pro
  • MaClane
    Utilizar uma base em cima de materiais como madeira, plástico, tecido, etc em vários caos irá piorar a situação.
    Isso porque a base irá captar o ar em trono desses materiais que são "quentes" por natureza.
    A base sempre deve ser utilizada em cima de vidro, metais (alumínio), pedras frias, etc.

Sincerely, J. MaClane ™

• LuigiTM
    Vou tentar amanhã em cima de uma placa de vídeo que tenho e ver se melhora, mas achei o cooler da base um pouco fraco e mal posicionado para o design do Nitro 5, não parece alinhar com as entradas de ar.
    16 GB DDR4
    Windows 10 Pro
  • MarteXP
    MarteXP Member Posts: 32 Troubleshooter
    Boa noite @LuigiTM  tudo bem?
    Cara eu tenho um notebook acer nitro 5 que ele esquenta tbm quando jogava cs go e dava umas queda de fps absurdo.
    Deixava tudo atualizado, usando base cooler e bem aberto pra ventilar...
    Uma dica boa também é deixa o fps fixo pra 60 se você não se importar claro...
    Eu jogo de vez em quando paladins e deixo fps fixo 60 e ele fica em media 85º a cpu e lol fica em media isso tbm e nunca descarregou a bateria e roda bacana....
    Talvez isso te ajude com a temperatura nos jogos, nem todo jogo ele fica com uma temperatura boa... se roda 80º cpu com base e tudo recomendado ja ajuda bastante...