Meu nitro 5 an515-51-78D6 tendo quedas de fps por causa do aquecimento

uGuiDZin
uGuiDZin Member Posts: 48 Troubleshooter
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Querido suporte, tenho meu nitro 5 a a um mês e quando vou jogar fortnite ou pubg, ele chega na casa de 98 graus, tendo em mente q só estou usando um mouse e ele fica numa mesa... e de 120 a 144 fps cai pra 10 a 40, porém já tentei diminuir a potência máxima do processador, já tentei na opção da nvidia colocar em alto desempenho e nada resolve, como tenho garantia, pretendo terminar ela e trocar a pasta térmica. O curioso é que no CS fica numa temperatura máxima de 81 graus, e de 200 a 300 fps cai pra 30 mesmo conectado a tomada, estou com dor de cabeça já, gostaria de uma solução, fica caindo os fps e acaba sendo "injogável", espero resposta do suporte... =)
«134

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite uGuiDZin !

Primeiramente, esse é um fórum aberto colaborativo de usuarios e entusiastas Acer.
    Não é o canal de suporte técnico.

Utiliza o teclado do aparelho para jogar?
    Qual material da mesa em que ele fica?
    Possui alguma base resfriadora?

Está utilizando as configurações básicas para se jogar?

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvidia, caso possua uma) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• uGuiDZin
    MaClane disse:
    Boa noite uGuiDZin !

Primeiramente, esse é um fórum aberto colaborativo de usuarios e entusiastas Acer.
    Não é o canal de suporte técnico.

Utiliza o teclado do aparelho para jogar?
    Qual material da mesa em que ele fica?
    Possui alguma base resfriadora?

Está utilizando as configurações básicas para se jogar?

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvidia, caso possua uma) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

Bom, como estou viajando, n possuo teclado externo pra jogar mesmo sabendo que esquenta mais, usei na madeira (sei que esquenta) mas hj e nos testes dos jogos foi em uma mesa de pedra gelada, e como estou viajando e o notebook é bem novo não possuo base refrigeradora, mas percebi q undervolt e base cooler abaixa uns 5 graus em média, por isso a ideia da pasta térmica... 1 - sobre os drivers do windows, já atualizei tudo no windows update (versão 1903, 64 bits) e "acho" que os drivers do windows, todos estão devidamente atualizados, 2 - sobre setar o alto desempenho no painel de controle, veio de fábrica um plano Acer e um equilibrado, criei um de alto desempenho mas percebi q iria ficar o tempo todo no alto desempenho, até mesmo na bateria, deixei no plano Acer e sempre que vou jogar, eu vou até a bateria e coloco em alto desempenho, sem contar que mudei o fechamento da tempo para "Nada a fazer" para não desligar quando eu translocar de lugar em lugar... 3 - Sempre jogo com ele em 100% na tomada e as vezes descarrega (ouvi dizer que é pra ter mais desempenho porém como esquenta muito não faz tanta diferença) 4 - Não tenho certeza sobre isso da bateria mas acho q já está setado. 5 - Você diz (no meu caso, placa de vídeo da NVIDIA) no painel da NVIDIA eu adicionar o programa e colocar na placa de vídeo? eu já tentei isso, o calor está extremo e parece q nada resolve, diminui o processamento máximo do processador mas não caiu 1 grau da temperatura, por isso deixo em 100%, mas para o resto das pessoas sempre abaixa a temperatura =(. 6 - Todas as vezes que joguei conectei a tomada e sem adaptadores.
    Resumindo: nada que eu faço abaixa a temperatura, o notebook até no CS que não chega nem a 85 graus de 200 a 300 fps cai pra 10 a 30 por uns 2 segundos e volta, no fortnite ou jogos mais pesados como pubg, sempre fica entre 88 a 98 graus e tenho quedas de fps principalmente no fortnite, desativei os replays, os melhores momentos NVIDIA, apenas jogo em full hd com resolução no máximo e distância de visão no "longe"
    Já agradecendo agora pelo ajuda =)
  • MaClane
    Uma boa base adequada pode baixar temperaturas em até mais de 15ºC em determinados cenários
    O undervolting (que viola garantia), realizado adequadamente, pode baixar em mais de 25ºC em determinados cenários
    Existe uma versão de release já disponível, 1909 do Windows
    Tem de certificar e não "achar"
    O descarrego da bateria é perfeitamente normal pois o sistema utiliza parte da energia da bateria para calibrar voltagens internas em alto desempenho
    E sim, faz total diferença utilizar dessa forma
    Eu sugiro que verifique novamente todas as questões de forma certa e detalhada.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• uGuiDZin
    MaClane disse:
    Uma boa base adequada pode baixar temperaturas em até mais de 15ºC em determinados cenários
    O undervolting (que viola garantia), realizado adequadamente, pode baixar em mais de 25ºC em determinados cenários
    Existe uma versão de release já disponível, 1909 do Windows
    Tem de certificar e não "achar"
    O descarrego da bateria é perfeitamente normal pois o sistema utiliza parte da energia da bateria para calibrar voltagens internas em alto desempenho
    E sim, faz total diferença utilizar dessa forma
    Eu sugiro que verifique novamente todas as questões de forma certa e detalhada.

Tudo bem, irei ver se todos os drivers estão atualizados e ler novamente tudo, fazer alguns testes e mando aqui o feedback, sobre a versão 1909, eu tinha atualizado pra 1903 porque de fábrica veio naquela 1800 e alguma coisa, atualizei pro 1903 e no Windows Update eu verifico e não está disponível essa versão, precisaria baixar no site da Microsoft ou algo do tipo? e você acha que eu devo trocar a pasta térmica (ou melhor, qual sua opinião sobre isso?), estou pensando em colocar aquela da Cooler Master a Mastergel Maker
  • Você pode baixar a versão 1909 aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO
    Sobre a pasta térmica, muitos usuários recomendam a grizzly kryonaut. Sim, será bom para o seu notebook. No entanto, viola a garantia do hardware.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • uGuiDZin
    Você pode baixar a versão 1909 aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO
    Sobre a pasta térmica, muitos usuários recomendam a grizzly kryonaut. Sim, será bom para o seu notebook. No entanto, viola a garantia do hardware.
    Olá novamente, depois do meu último post responde a colega MaClane eu baixei o driver booster 7 na steam (versão gratuita) atualizei todos os drivers e reiniciei o computador, depois de reiniciado e com todos os drivers atualizados, fui no windows update novamente, verifiquei e apareceu a versão 1909, baixei, instalei e já estou usando o notebook com essa versão, sobre a pasta térmica, já que viola, esperarei a garantia acabar para trocar, mas o real motivo pra eu querer trocar é a temperatura muito elevada e a queda de fps muito intensa... Amanhã farei os testes ou depois, pois vou viajar pra praia e não levarei o notebook, farei os testes e mandarei aqui no fórum, e mais uma vez agradecendo a colega MaClane e o colega egydiocoelho pela atenção e ajuda =) 
    Boa noite a todos caso alguém veja essa mensagem ainda agora...
  • Ok! Poe o resultado aqui.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    uGuiDZin disse:
    Você pode baixar a versão 1909 aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO
    Olá novamente, depois do meu último post responde a colega MaClane eu baixei o driver booster 7 na steam (versão gratuita) atualizei todos os drivers e reiniciei o computador, depois de reiniciado e com todos os drivers atualizados, fui no windows update novamente, verifiquei e apareceu a versão 1909, baixei, instalei e já estou usando o notebook com essa versão, sobre a pasta térmica, já que viola, esperarei a garantia acabar para trocar, mas o real motivo pra eu querer trocar é a temperatura muito elevada e a queda de fps muito intensa... Amanhã farei os testes ou depois, pois vou viajar pra praia e não levarei o notebook, farei os testes e mandarei aqui no fórum, e mais uma vez agradecendo a colega MaClane e o colega egydiocoelho pela atenção e ajuda =) 
    Realize então e informe aqui!
    Precisando de algo, basta postar!

Sincerely, J. MaClane ™

• uGuiDZin
    MaClane disse:
    uGuiDZin disse:
    Realize então e informe aqui!
    Precisando de algo, basta postar!

Olá novamente, desculpem pela demora, eu tinha viajado mas bem
    Dia 22/01 estava mais frio (19 graus), jogando fortnite a máxima que ele chegou foi nos 91 graus, eu 99% que estou usando ele 
    uso alguma coisa para apoia-lo e circular melhor o ar, por curiosidade joguei com ele umas 2 horas ou 1 h e 30 min de fortnite com 95% de bateria e
    descarregou até 93% e não abaixou mais que isso (mesmo sabendo que é recomendado em 100%, mas queria testar) não tive quedas de fps principalmente porque hoje estava mais frio e o note não passou do 91... e lembrando que esse foi primeiro dia jogando depois da atualização do sistema do windows e os drivers atualizados (vai que o windows corrigiu alguma coisa né)

Fiz os testes hoje e as quedas de fps continuam porém menos, no CS não tive quedas e a temperatura foi uma média de 80 graus... 
    No fortnite tive quedas algumas vezes mais menos que antes, além de que cai para uns 40 fps e dps volta, antes caía para uns 30 a 40 ou 20 a 30 fps, não estou lembrado rsrs, essas quedas agora são de incomodar do que ser "injogável" 
    Hoje o dia estava uns 22 ou 23 graus, mais quente que no dia 22 e a temperatura máxima no fortnite foi 99 graus, a temperatura que é desesperadora, quando acabar a garantia pretendo trocar a pasta térmica, gostaria de perguntar também qual base cooler vcs me recomendam, estou atrás de uma boa e que levante o notebook em uns 3 a 5 cm
    Já agradecendo a ajuda =)
  • MaClane
    Boa noite uGuiDZin !

A questão não é a base levantar cm e sim que tenha um cooler bem posicionado, com alta potencia de CFM e que utilize uma fonte de energia externa.
    Antes de pensar em troca de pasta (que é um procedimento complicado e muito invasivo), tente as soluções:
    Obs: muitas opções dessas abaixo violam a garantia.

https://community.acer.com/en/discussion/551954/settings-to-reduce-temperatures-some-settings-to-lower-temperatures-and-increase-performance/p1
    https://community.acer.com/en/discussion/577183/throttlestop-undervolt-profiles-pre-made/p1

Sincerely, J. MaClane ™

• uGuiDZin
    MaClane disse:
    Boa noite uGuiDZin !

A questão não é a base levantar cm e sim que tenha um cooler bem posicionado, com alta potencia de CFM e que utilize uma fonte de energia externa.
    Antes de pensar em troca de pasta (que é um procedimento complicado e muito invasivo), tente as soluções:
    Obs: muitas opções dessas abaixo violam a garantia.

https://community.acer.com/en/discussion/551954/settings-to-reduce-temperatures-some-settings-to-lower-temperatures-and-increase-performance/p1
    https://community.acer.com/en/discussion/577183/throttlestop-undervolt-profiles-pre-made/p1

Estou ciente que troca da pasta viola garantia por isso esperarei acabar a garantia para isso, só estou comentando da base levantar, porque eu gosto do teclado um pouco levantado, resumindo: queria saber alguma base cooler que possa levantar um pouco o note para conforto e circular melhor e um cooler bom que faça uma diferença de uns 5 graus (pelo menos 3 graus, eu acho ;-;) 
    Gostaria de pedir algum cooler que vcs me recomendam, eu já vi mto sobre undervolt mais não entendo mto e n pretendo perder garantia no undervolt
    Prefiro sim, diminuir a porcentagem de energia do processador, ultimamente estou usando a máxima dele em 99% para desativar o turbo dele, e isso de diminuir o processamento máximo em porcentagem no painel de controle, percebo q para todos diminui a temperatura, já tentei abaixar para 30% e as temperaturas não caem nada, por isso deixo em 99 ou 100% hoje, já viram um caso desses de não abaixar temperatura diminuindo a energia do processador?
  • MaClane
    Quanto as bases com cooler, existem dezenas no mercado.
    Sugiro que você mesmo busque alguma de sue interesse e post aqui que avalio.
    Sobre a questão de diminuir a temperatura somente baixando a porcentagem de uso, nem sempre é um procedimento viável.

Sincerely, J. MaClane ™

• uGuiDZin
    MaClane disse:
    Quanto as bases com cooler, existem dezenas no mercado.
    Sugiro que você mesmo busque alguma de sue interesse e post aqui que avalio.
    Sobre a questão de diminuir a temperatura somente baixando a porcentagem de uso, nem sempre é um procedimento viável.
    Sobre as bases, eu não tenho ideia de alguma boa... Continuei jogando por um tempo, e as quedas de FPS continuam, principalmente no fortnite que esquenta +, os jogos que eu testei foram o The Crew 2, CS, Fortnite (porém jogo outros jogos) 
    No fortnite jogo com os melhores momentos NVIDIA desligados porque eles dão mais queda, e os replays desligados, hoje (9 da noite) a máxima que chegou no Fortnite foi 95 graus porém mais cedo no CS chegou a 99... Gostaria de saber se mais alguém sofre esse problema de quedas de FPS porque parece que só eu dei o azar disso =(
    Eu estou jogando a 120 fps e do nada cai de vez em quando para 30, é muito ruim e frustrante isso, principalmente no meio da batalha 
  • Isso acontece por que você provavelmente não desativou o batteryboost, o fps limit e também não colocou a bateria para alto desempenho.

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Eu já tive oportunidade de testar alguma bases, e com ótimos ganhos de diminuição de temperatura:

Cooler Master Ergostand IV
    Power Gamer Warrior AC267
    Warrior Gamer 1.200 RPM
    Multilaser AC282

Sincerely, J. MaClane ™

• uGuiDZin
    Isso acontece por que você provavelmente não desativou o batteryboost, o fps limit e também não colocou a bateria para alto desempenho.
    Olá egydiocoelho, já ouvi falar sobre esse bateryboost mas não sei o que é, o fps limit no fortnite é 144 fps, mas não chega nessa marca, fica nos 120, e como eu coloco a bateria para alto desempenho? o note está em alto desempenho mais a bateria não faço ideia, sobre esse batteryboost e colocar a bateria em alto desempenho tem algum risco de diminuição da vida útil da bateria?
    Obrigado pela ajuda 
  • uGuiDZin
    MaClane disse:
    Eu já tive oportunidade de testar alguma bases, e com ótimos ganhos de diminuição de temperatura:

Cooler Master Ergostand IV
    Power Gamer Warrior AC267
    Warrior Gamer 1.200 RPM
    Multilaser AC282

Vou dar uma pesquisada sobre essas bases e ver se me interesso por alguma, obrigado pela informação. =)
  • uGuiDZin
    Além de que no CS é um jogo mais leve chegou a 100 graus, preciso muito dar um jeito nessa temperatura, notebook fica fritando e ainda com throttlng 
  • uGuiDZin
    Achei bem interessante esses coolers principalmente da cooler master, gostaria de saber qual a base q você teve mais diferença @MaClane e @egydiocoelho sobre as perguntas anteriores, obrigado pela ajuda
  • LuigiTM
    LuigiTM Member Posts: 80 Fixer WiFi Icon
    Boa noite @uGuiDZin
    Comprei essa base da Cooler Master e deve chegar essa semana, também estou com problemas de temperatura com o Nitro 5, posso compartilhar minha experiência com ela assim que chegar.
    Acer Nitro 5 AN515-51-70J1
    Intel Core i7 7700HQ Quad-core 3.8 GHz
    Geforce GTX 1050 TI 4 GB GDDR5
    16 GB DDR4
    HD de 1 TB e SSD de 128 GB
    Windows 10 Pro