Acer A315 23 R291 travando na tela de iniciar por conta pente externo de memória RAM?

2»

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,302 Guru

Você está desconectando o conector de alimentação da bateria da placa-mãe antes de inserir / remover os módulos RAM!?

Geralmente, este sintoma de grandes quantidades de memória reservada para hardware indicam a possibilidade de problemas com o módulo RAM instalado ou defeito no próprio slot.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,401 Trailblazer

Pelo que já vi nos processadores AMD essa reserva é imensa, não sei o motivo.

Aqui no Fórum de todos que já vi da AMD essa reserva é muito acima dos Intel.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• kairosjanus
    kairosjanus Member Posts: 18 New User

Sim, estou.

Todos os módulos que testei estão funcionando perfeitamente.

• kairosjanus

Não é isso, de certeza, visto que o Ryzen 3500u geralmente reserva 2gb de memória como consta nas especificações. Os casos mais absurdos que vi aqui no forum pelo menos o PC ligava normalmente e ele mostrava os dados corretamente da ram no gerenciador de tarefas. O meu mostra ram utilizável 3.4 independente do pente inserido, neste caso aqui:

https://community.acer.com/pt/discussion/636554/meu-a315-23-so-tem-3-44gb-de-ram-utilizavel-de-12gb-o-que-eu-faco-ja-vi-todos-tutoriais-no-yt-e-nd/p1

O dele ali onde dizia "memória confirmada" mostrava pelo menos 16gb, o meu o máximo é 4.8gb independente do pente que insiro. Fora que o caso dele solucionou apenas trocando a memória, eu já testei uns 4 pentes compatíveis diferentes, inclusive testei eles em outro notebook acer e funcionou.

Não faz sentido ele roubar 90% de um pente de 16gb como testei antes também.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,302 Guru
    editado agosto 4

Esta grande quantidade de RAM reservada para o hardware, não é algo normal!

Experimente realizar um reset do controlador embarcado (EC):

1. Remova a fonte do carregador;
    2. Abra seu laptop, desconecte o cabo da bateria e pilha CR2032;
    3. Pressione e mantenha o botão / tecla Power pressionado por 30 ~ 60 segundos;
    4. Remonte seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
    5. Em seguida, tente ligar o seu laptop novamente.

Se os módulos RAM testados estiverem funcionando corretamente e o problema ainda persistir, então há uma grande chance do slot SO-DIMM da sua placa-mãe estar com defeito!

• kairosjanus

Opa, já exatamente isso inúmeras vezes, kkkkk.

Tem ideia do quanto custaria o conserto do slot SO-DIMM?

• kairosjanus

Isso é resposta de IA?

Já foi respondido a mesma coisa dezenas de vezes e informado no original post e nos inúmeros posts que fiz, kkkkk.

Pelo visto o slot está com defeito.

• RenanVilela

Pode ser que o slot esteja com algum defeito então, alguma solda ruim dos conectores, trilhas rompidas, etc. Já tentou passar um álcool isopropílico nos contatos?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• kairosjanus

Sim, passei alcool isopropílico no notebook inteiro, kkkk.

• RenanVilela
    Responder ✓

Então nesse caso sugiro que, se possível, leve o note parta algum técnico avaliar de forma mais minuciosa os contatos, bem como as soldas do slot onboard e também do offboard.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD