Acer A315 23 R291 travando na tela de iniciar por conta pente externo de memória RAM?
Esse é um problema meio chato que já vi posts aqui falando sobre ele, mas nunca houve uma resolução.
O computador só funciona normalmente (não trava no loading da logo Acer) se eu remover o pente de memória que vem com ele (é 4gb onboard 2400mhz e 4gb offboard 2666mhz). Já testei outras memórias e ele apresenta o mesmo problema, inclusive essa memória funciona em outro notebook (não é a memória que está danificada).
Quando ligo o PC com a memória offboard que veio de fábrica, ele trava no loading e eu tenho que desligar manualmente, mas se eu apertar F2 e abrir a BIOS antes do loading travar, eu consigo entrar no Windows normalmente, apenas fechando a bios sem fazer nenhuma alteração.
Dentro do Windows, ele só reconhece 3,4gb como utilizável (de 8gb), já testei um pente de 16gb e 8gb de 2666mhz e o Windows continua reconhecendo apenas 3,4gb (de 12 ou 20gb). A bios sempre reconhece as memórias (só não diz os modelos porque é uma bios bem simples).
Passos que já fiz:
Formatar o Windows, dar reset na bateria, tanto no botão traseiro com um clipes quanto desligando o cabo na placa mãe tanto da bateria de litio quanto a da bios cmos, apertando power por 20 segundos; fiz na ordem de desconectar as duas baterias, botar a memória ram, conectar de novo, etc;
Desativar fastboot na bios, virtualização de ram, instalar a bios mais recente, instalei o Windows num SSD M2
Enfim, não sei mais o que fazer, alguém tem alguma ideia?
Melhor resposta
-
Então nesse caso sugiro que, se possível, leve o note parta algum técnico avaliar de forma mais minuciosa os contatos, bem como as soldas do slot onboard e também do offboard.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0
Respostas
-
Por que você continua adicionando módulos de RAM de 2.666 MHz enquanto a RAM soldada é de 2.400 MHz? Compre e instale esta RAM da Crucial: 4GB DDR4-2400 • CL=17 • NÃO ECC • SODIMM • 260 pinos • 1,2V • 1Rx8 • PC4-19200 e você ficará bem: Acer Aspire A315-23-R1UM | Memory RAM & SSD Upgrades | Crucial.com
0 -
A memória offboard que vem com ele de fábrica é 2666mhz, o notebook funcionava normalmente com ela antes. No CPUZ ele reconhece essa e outras memórias de 2666mhz, mas quando retiro ela do slot, informa que essa onboard é 2400mhz acho.
Teria como o Notebook vir de fábrica com a ram errada? Ele funcionava normalmente antes.
0 -
Retire o novo módulo de RAM e inicialize o Windows, abra o Prompt de Comando e cole isto: wmic memorychip list full anote o número da peça da RAM soldada e compre exatamente o mesmo módulo de RAM até o último dígito do mesmo.
0 -
Não entendi a velocidade que diz aqui, está 3200, o que seria isso?
0 -
Não faz sentido a ram de fábrica ser incompatível, esse é o pente que veio junto com ela enquanto o notebook funcionava normalmente antes. Aqui está uma comparação das duas:
Onboard
Offboard
0 -
Olá, bom dia.
Na maioria dos casos memórias com frequência diferentes não é problema, visto que ambas vão se equalizar na que possui menor valor, no caso 2400MHz, mas o ideal é sempre utilizar as memórias com as mesmas especificações, a marca não tem problema ser diferente.
O notebook ainda possui garantia?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Acredito que não, minha namorada diz ter comprado ele em 2021.
Você tem alguma ideia do que pode ser?
0 -
Se adquirido em 2021 então a garantia já terminou.
Você já chegou a testar um módulo com 2400MHz?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Não, mas vc acha que faria sentido?
Já que o módulo que veio junto com ele é 2666mhz. O notebook simplesmente do nada teria problemas com o próprio módulo?
0 -
Olá,
O firmware UEFI / BIOS deste seu Aspire A315-23 está atualizado com a última versão (1.21) disponível!?
0 -
Talvez por algum motivo o sistema não esteja equalizando as frequências das memórias, por isso seria interessante, além dia dica acima de atualizar a Bios, visto que pode contar correções de bugs como esse, testar um módulo com as mesmas especificações.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Sim, foi uma das primeiras coisas que fiz.
0 -
Simplesmente do nada o Notebook passou a não aceitar a própria ram de fábrica? Que doido.
Não dá pra saber ao certo se a onboard é 2400mhz também, n acha? Pois no CPU-Z o valor é uma coisa, no cmd "wmic memorychip get speed" ele diz que a onboard é 3200, o que não faz sentido. Não dá nem pra saber os timings direito da onboard, mas pelo que informa no CPU-Z são iguais ao da offboard que veio de fábrica.
O Windows reconhece os 8gb totais, mas só utiliza 3,4gb, o Windows tb reconhece 20gb totais qnd boto um pente de 16gb, mas só utiliza 3,4gb.
0 -
Vou fazer o teste, vou arranjar um pente de 2400mhz da Crucial quando puder.
0 -
A questão de trabalhar em 2400mhz somente é que o processador suporta somente até essa frequência, e qualquer valor acima disso ficará em 2400mhz.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Acabei de testar este pente novo
Não adiantou absolutamente nada, continua com o mesmo problema.
0 -
Se conseguir acessar o sistema com os dois módulos, poste um print das abas Memory e SPD
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Quando chegar em casa faço, mas eu já olhei no CPU-Z quando instalei hoje, na aba memory ele informa os 12gb de ram e os timings iguais aos das prints em cima:
Só não lembro como estava a aba SPD, quando chegar em casa eu mando pra você.
Mas eu consegui iniciar o PC pela BIOS e ele ainda informava apenas 3.4gb utilizável de 12GB totais.
Uma coisa que notei, é que as vezes consigo iniciar o Windows sem travar na logo da Acer sem precisar entrar na bios quando faço reset da bateria e da bateria da bios, aí ele sempre inicia sem travar no loading, mas depois já volta a travar de novo - e uma vez, quando eu instalei um driver do chipset da AMD, ele mandou reiniciar automaticamente e não travou na logo, porém foi só reiniciar de novo que voltou a congelar na tela da Acer.
Mas isso é ocorre apenas circunstancialmente, pois se eu mandar reiniciar de novo ele volta a travar na logo da Acer, e em nenhum momento ele aumenta a quantidade de ram utilizável ou funciona normalmente.
0 -
Acabei de chegar, olha só: agora que notei uma coisa, na aba memória está aparecendo a frequência como no máximo 600mhz (1200mhz), e agora que notei que nas prints lá em cima, a velocidade ficava a mesma com a ram offboard de fábrica, isso quer dizer alguma coisa ou ela está apenas operando agora numa velocidade mais baixa?
Pois quando fica apenas com a ram soldada ela aparece 1200mhz na aba memory. Com as offboard, fica 400mhz.
0 -
O engraçado é que além desse problema com ele congelar no loading, quando vou na aba de memória no gerenciador de tarefas, ele diz que está reservando 8gb de memória para hardware.
0