Predator Helios 300 esquentando muito (2024)

h2fb
h2fb Member Posts: 12

Tinkerer

Olhei os foruns anteriores e não consegui diminuir a temperatura do meu notebook, apenas para a navegação web ele chega a 94C.
Alguém consegue me ajudar?

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,320 Guru

Olá @h2fb,

Verifique no Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe) se não há algum processo ou serviço do Windows que esteja fazendo uso intenso da CPU.

Procure instalar todas as atualizações do Windows disponíveis.

• h2fb

Tinkerer

@eGomes , conforme a própria imagem enviada, o processamento está em 2%, de qualquer forma, não há processos adicionais.

• eGomes
    editado março 6

Entendo @h2fb,

No entanto, observando o seu screenshot é possível notar que o clock de operação do seu processador Intel® Core™ i7-10750H está operando muito próximo da frequência de Turbo Boost. O que pode estar indicando um problema de I/O excessivo (apesar da CPU não indicar uso elevado). Eu já tive aqui este mesmo problema no Windows 11, e foi bastante difícil diagnosticá-lo:

Quando você formatou seu Predator PH315-53, você instalou o driver Intel Dynamic Platform and Thermal Framework (DPTF)!?

Quando foi a última vez que você realizou uma limpeza e substituição da pasta térmica do seu laptop!?

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer

Olá, boa tarde.

Altere o plano de energia para Equilibrado, veja se haverá melhora, visto que dessa forma a frequência dos núcleos tendem a operar bem abaixo do clock base.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• h2fb

Tinkerer

@eGomes  Intel Dynamic Platform and Thermal Framework instalado e Windows Update esta em dia.
    Fiz o processo mostrado, desativando o recurso compactação de memória, mas não é meu caso.
    Havia feito a manutenção com troca de pasta térmica a pouco tempo (1 mês), antes da formatação, não estava com esse problema.

RenanVilela Já estou trabalhando no modo equilibrado e com o estado de desempenho máximo do processador em 90%.

Teriam mais alguma idéia?

• eGomes

@h2fb escreveu:

"Havia feito a manutenção com troca de pasta térmica a pouco tempo (1 mês), antes da formatação, não estava com esse problema."

Essa informação é muito pertinente, pois é possível que tenha ocorrido algum problema na substituição da pasta térmica ou montagem do dissipador de calor.

• h2fb

Tinkerer

editado março 6

eGomes não ocorreu na troca da pasta, formatei essa semana, antes disso não havia esse super aquecimento, este processo é lógico e não físico.
    Estava operando normalmente após a troca da pasta operei por 4 semanas sem problemas, apenas após esta formatação que estou tendo esse problema.

• RenanVilela

E mesmo assim as frequências estão nesse patamar?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• h2fb

Tinkerer

editado março 9

@renanVilela Exatamente, a única forma que consegui foi trabalhar no modo equilibrado e com o estado de desempenho máximo e mínimo do processador em 90%.
    Ele perde performance, mas pelo menos não vai pegar fogo, se souberem de qualquer outra dica, agradeço.

• RenanVilela

Muito estranho mesmo limitando o processador as frequências ainda passando do clockbase.

Em último caso eu sugeriria o Throttlestop somente para verificar essa questão das frequências.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• h2fb

Tinkerer

Você possui o mesmo modelo que o meu, qual a frequência que ele trabalha normalmente?

• RenanVilela

Eu utilizo o Throttlestop e deixo configurado para trabalhar (sob demanda), entre 2.8GHz e o clock mínimo, 0.19GHz, nesse caso esse valor é dinâmico.

Mas de toda forma, mesmo não utilizando esse programa, e utilizando o plano Equilibrado, a frequência deveria sim ficar alterando .

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD