Saudações,
Nas últimas semanas comecei a me deparar com este problema em meu Aspire 5 A515-45G (firmware UEFI v1.14) com Windows 11 instalado. A ventoinha (FAN) do sistema de refrigeração da CPU:GPU simplesmente do nada começava a disparar e ficar travada em sua rotação máxima, fazendo um barulho ensurdecedor e causando bastante incômodo.
Ao examinar o Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe) não era possível identificar a causa do problema. Pois aparentemente nenhum processo / serviço em específico estava fazendo uso intenso dos recursos do hardware. Porém, era possível notar que a temperatura do sistema estava bastante elevada e os núcleos da CPU se "alternavam" operando em sua frequência máxima (Turbo / Max Boost) de maneira aleatória.
Após realizar vários testes e com auxílio das ferramentas avançadas LatencyMon e Process Explorer, consegui achar o culpado! Supreendentemente descobri que o recurso compactação de memória do Windows estava saturando o processo ntoskrnl.exe com uma sequência de chamada de funções (oGetSiloParameters / RtlPcToFileHeader) sendo acionadas por inúmeras vezes com estágios de curta duração, porém de maneira incessante e infinita (ciclos em loop).
Possível solução #1:
Procurar instalar todas as atualizações do Windows (WU) disponíveis.
Possível solução #2:
Desativar o recurso compactação de memória. Este procedimento solucionou o meu problema:
- Abra uma janela do Windows PowerShell (modo Admin)
- Digite o comando abaixo:
Disable-MMAgent -mc
3. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.
Após reiniciar o computador, utilize o comando abaixo indicado no PowerShell (modo Admin) e examine o item "MemoryCompression", para verificar se o recurso compressão de memória do Windows foi devidamente desativado:
Get-MMAgent
Tags para pesquisa:
{ Acer Aspire 5 / A515-45G / High CPU Temperature / Cooler FAN / Accelerating / Rotation Maximum speed / Memory compression issue / Windows 11 }
[Título editado para incluir modelo do produto]