AN515-46 - com 4 meses de uso, a CPU do meu Nitro ferve a 90 graus e trava tudo..

LFernando
LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

Comprei o Laptop dos meus sonhos em Agosto desse ano (2023), um Nitro AN515-46, AMD Ryzen 6000 Series, com 16 RAM, NVidia GeForce RTX 3070i , no 4 mês de uso, o Laptop começou a esquentar tanto que não tem como jogar absolutamente nada, não importa se o jogo é pesado ou não, simplesmente o jogo fica injogável de tanto que trava.
A CPU passa dos 90 graus em menos de 5 minutos, a GPU fica normal sem alterações significativas.
No uso do dia a dia , sou designer hobbyista e não tenho problema , já testei com Photoshop e After Effects abertos simultâneamente e a temperatura não passa dos 68-70 graus. Usando apenas navegação (internet, youtube, Netflix, etc…) tambem tudo OK.. temperaturas médias de 50-55 Graus (CPU) e abaixo de 50 (GPU), enfim gostaria de saber se existe algo que possa ser feito..

Melhor resposta

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado novembro 2023 Responder ✓

    Bom dia, @LFernando!

    Nesse caso, acredito que você deva tentar restaurar a instalação de fábrica e caso o problema persista acionar a garantia (RMA) do seu laptop.

«1

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @LFernando,

    Experimente utilizar uma base refrigeradora e/o manter seu Nitro AN515-46 afastado da superfície por alguns centímetros para melhorar a circulação e fluxo de ar. As especificações dos processadores AMD Ryzen™ 7 6800H mencionam temperatura máxima de operação de 95 ºC.

    Se possível, poste aqui screenshots com os resultados obtidos da ferramenta HWMonitor (com a leitura de todos os sensores disponíveis) enquanto você roda seus aplicativos e/ou jogos.

  • LFernando
    LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Obrigado eGomes, infelizmente não consigo printar em tempo a tela do Nitrosense por exemplo. Não sei como usar o app do NS por cima do jogo, entrei no jogo (FarCry5) e depois de travar no menu sai e a temperatura estava em 94 graus, tentei printar rapidamente , mas cai a temperatura muito rápido foi de 94 para 54 graus em segundos.. mas não tem como jogar, o drive da placa de video esta atualizado, o app do XBOX atualizado, enfim não sei mais o que fazer talvez tenha que deixar nas mãos da autorizada, porque não é possivel um Laptop Gamer de 8 mil reais não deixar rodar nenhum jogo com 4 meses de uso.. a decepção é enorme

    Eu já utilizo o Laptop na posição vertical, com uma base de 5 ventoinhas, ventilação externa nas laterais certamente não é o problema.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @LFernando,

    Foi solicitado para utilizar a ferramenta HWMonitor (vide post anterior) e não o NitroSense! Deixe rodando em segundo plano e após alguns minutos rodando seus aplicativos e/ou jogos faça o upload do screenshot com a leitura de todos os sensores.

    Já foi cogitado aqui a possibilidade dos FANs da base refrigeradora estar interferindo (causando turbulência) nos ventiladores internos do laptop. Se possível, faça um teste com os mesmos desligados!

    Inclusive, tem um colega que possui este mesmo modelo (AN515-46) e teve uma boa experiência com esta base refrigeradora:

  • LFernando
    LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Lá em cima aparece que chega nos 94 graus, o problema é que qdo passa dos 90 graus, já era o jogo fica impossivel de produzir… enfim não sei se fiz certo, tirei fotos com celular mesmo

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Achei uma base parecida com a minha por um preço bem convidativo no Aliexpress, mas é sempre bom ver algum review antes, a minha eu vi vários antes de comprar
    https://a.aliexpress.com/_m03ZJWY

  • LFernando
    LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Bom vamos lá, testei com a base de fans desligada e não adiantou nada, não roda nem jogos de plataformas ridiculos de pequenos.. estou procurando essa base IETS GT500 e só achei na casa de 800 reais no Aliexpress com estimativas de impostos, ou seja juntei uma grana que não tinha, quase 8 mil reais para comprar uma panela de pressão qdo começo a jogar qualquer coisa, poderia ter gasto a metade disso só para trabalhar no PS e AE… descobri agora que a tecla de PrtScr tambem não esta funcionando.. Deus do céu…

  • Olá ! A tecla prtsrc tem que ser ativadas no windows. Tente atualizar o bios e também compare as temperaturas com o hwmonitor.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Olá, boa noite.

    Experimente baixar em 1% o desempenho máximo do processador e observe se vai conseguir jogar de uma forma aceitável, só para teste.

    O procedimento está em minha assinatura.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • LFernando
    LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Já consegui ativar a tecla, mas esse lance de bios eu não entendo absolutamente nada, e na seção de downloads tem uma mensagem dizendo a instalação incorreta da BIOS pode danificar a sua máquina.. o meu aparece que esta nessa versão Versão/data do BIOS Insyde Corp. V1.10, 12/05/2023, não sei se é a mais nova. Parece que o Rodrigo que tambem esta ajudando tem uma mais atual mas não aparece no site da ACER, valeu Commodore

  • LFernando
    LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Oi Renan, já fiz isso seguindo as orientações da sua assinatura, mas infelizmente não resolveu.. obrigado

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Agradecido pelas informações, @LFernando!

    Procure instalar todas as atualizações disponíveis do Windows 11 23H2 (22631.2175). Verifique no Gerenciador de Tarefas se não há processos e/ou serviços consumindo muito recursos da CPU, RAM e Disco.

    Recentemente, tive um problema parecido com o recurso compactação de memória do Windows 11, que estava causando uso excessivo da CPU:

    Sobre o firmware UEFI / BIOS versão 1.12, entre contato com o Suporte da Acer e peça para eles fornecerem o arquivo de atualização para você:

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Então mestre, eu comprei por 380, achei caro pra kct mas impossível jogar sem hoje em dia, ainda mais com esse Nitro, agora esse imposto acabou com nossa felicidade, bem na Black Friday, só de entrar no Ali da vontade de chorar

  • Mesmo não ativando o TurboBoost as temperaturas alcançam os 90º?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado novembro 2023

    Outra alternativa, seria desabilitar o Modo de aumento de desempenho de processador (Max Boost) nas Opções de Energia (powercfg.cpl) para realizar tarefas do dia a dia, dias muito quentes e/ou maximizar a duração da bateria:

    Abra uma janela do Prompt de comando / Terminal no modo Admin, em seguida digite o(s) comando(s) abaixo indicado(s):

    powercfg.exe -attributes sub_processor perfboostmode -ATTRIB_HIDE
    powercfg.cpl
    

  • LFernando
    LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    eGomes, mais uma vez obrigado, essa tela de Opções de Energia é do WIndows 11, a minha é diferente segue o printa abaixo..

  • LFernando
    LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon
  • LFernando
    LFernando Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Esse prompt de comando não funciona aqui, qdo eu digito isso que voce me orientou o texto fica amarelo e vem uma mensagem depois que eu dou o Enter.. |"parâmetros inválidos"..

  • Então tem algo estranho, visto que deveriam de fato diminuir pelo menos aí uns 10%, no mínimo, mesmo em situações de estresse dos núcleos.

    Verifique com o plano de energia Economia se a frequência vai travar em 0.19GHz .

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @LFernando,

    Verifique se os comandos estão sendo digitados corretamente no Prompt de comando / Terminal (modo Admin):

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado novembro 2023

    Olá,

    Caso o comando acima não funcione, experimente alterar a chave do registro via PowerShell (modo Admin), copie & cole o comando a seguir:

    Set-ItemProperty -Path HKLM:\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\54533251-82be-4824-96c1-47b60b740d00\be337238-0d82-4146-a960-4f3749d470c7\ -Name attributes -Value 2
    

    Para desfazer as alterações:

    Set-ItemProperty -Path HKLM:\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\54533251-82be-4824-96c1-47b60b740d00\be337238-0d82-4146-a960-4f3749d470c7\ -Name attributes -Value 1
    

    Esta dica é bem conhecida e amplamente utilizada:

    Assim como "Estado de desempenho máximo", o "Modo de aumento de desempenho de processador" nas Opções de Energia (powercfg.cpl) vai manter a frequência Turbo / Max Boost desativada.

    E com isso, irá auxiliar na redução da temperatura do processador e consequentemente diminuir o barulho produzido pelas ventoinhas (FANs) do sistema.

    Há relatos de usuários que após desativar o Turbo / Max Boost fez com que seus laptops tivessem uma redução nas temperaturas de 10 a 20 °C, o que é um ganho bastante expressivo.

    O problema em ajustar o "Estado de desempenho máximo" em 99%, é que este método geralmente "capa" (restringe) a frequência base de operação em 1.7 GHz.

    Já o "Modo de aumento de desempenho de processador" configurado como "Desabilitado" vai manter o clock básico de operação (no caso dos AMD Ryzen 7 6800H = 3.2 GHz).

    A grande vantagem, é que o processador não vai perder muito do seu poder de processamento. Pois o efeito será mínimo (praticamente imperceptível) na maioria das aplicações de uso diário, como navegar na Internet, abrir um documento do Word, planilha do Excel, PowerPoint, etc. E você poderá ativá-lo novamente, sempre que precisar do desempenho máximo da CPU.

    Já em relação a rodar jogos no clock base, não fará muita diferença nas taxas de quadros (FPS), especialmente por causa destes novos processadores AMD Ryzen™ e Intel® Core™ poderosos. Pois na maioria das vezes o gargalo é ocasionado por "thermal throttling" ou por limitação da GPU discreta.

    Credits and Special Thanks to r/deenoekun and r/ZephyrusG14 @ Reddit.