Comprei o notebook Acer Nitro 5 A515-54-59CL ( i5 9th, GTX1650 e 8gbs de RAM) e ele chegou há dois dias, após ligá-lo não notei qualquer tipo de ruído, mas de cara percebo um comportamento estranho de suas ventoinhas.

(inclusive achei estranho a fan da CPU estar zerada que verifiquei a parte inferior do notebook e realmente estava parada, e de vez em quando ela girava, por um ou dois segundos, logo depois parava, em contrapartida a GPU que não estava sendo utilizada, estava com a rotação próxima a 1900RPM)
Após aproximadamente uma hora usando navegadores e editando textos seu cooler começou a emitir um som muito alto, o curioso é que mesmo depois de um tempo as rotações continuaram altíssimas mesmo eu deixando ele sem nenhum programa aberto.

No dia seguinte fui fazer teste de jogos, logo após 7 a 10 minutos jogando, as ventoinhas voltaram a soprar bem alto, pensei que seria normal por estar rodando o jogo, mas mesmo depois de fechá-lo e deixá-lo por 30 minutos sem realizar qualquer tipo de atividade ele continua com o seu RPM alto.
Vai aqui algumas tentativas e informações extras :
Quando ativo a opção " Coolboost " suas ventoinhas diminuem consideravelmente mas logo depois voltam a mesma rotação de quando a opção estava desativada.
Mesmo quando utilizava Linux (Endless) suas ventoinhas já faziam este ruído.
Ao jogar noto que a ventoinha que se não me engano é a do processador, começa a acelerar e logo depois ela reduz, depois ela acelera de novo, e assim se repete sucessivamente.
Versão da Bios : 1.31
[Título editado para adicionar o nome do produto]