AN515-54-59CL: Fans/Ventoinhas com alto RPM

PedroCF
PedroCF Member Posts: 3 New User
editado janeiro 2021 em Gaming - Predator e Nitro
      Comprei o notebook Acer Nitro 5 A515-54-59CL ( i5 9th, GTX1650 e 8gbs de RAM) e ele chegou há dois dias, após ligá-lo não notei qualquer tipo de ruído, mas de cara percebo um comportamento estranho de suas ventoinhas.
 (inclusive achei estranho a fan da CPU estar zerada que verifiquei a parte inferior do notebook e realmente estava parada, e de vez em quando ela girava, por um ou dois segundos, logo depois parava, em contrapartida a GPU que não estava sendo utilizada, estava com a rotação próxima a 1900RPM)

Após aproximadamente uma hora usando navegadores e editando textos seu cooler começou a emitir um som muito alto, o curioso é que mesmo depois de um tempo as rotações continuaram altíssimas mesmo eu deixando ele sem nenhum programa aberto.
No dia seguinte fui fazer teste de jogos, logo após 7 a 10 minutos jogando, as ventoinhas voltaram a soprar bem alto, pensei que seria normal por estar rodando o jogo, mas mesmo depois de fechá-lo e deixá-lo por 30 minutos sem realizar qualquer tipo de atividade ele continua com o seu RPM alto.

Vai aqui algumas tentativas e informações extras :
Quando ativo a opção " Coolboost " suas ventoinhas diminuem consideravelmente mas logo depois voltam a mesma rotação de quando a opção estava desativada.
Mesmo quando utilizava Linux (Endless) suas ventoinhas já faziam este ruído.
Ao jogar noto que a ventoinha que se não me engano é a do processador, começa a acelerar e logo depois ela reduz, depois ela acelera de novo, e assim se repete sucessivamente.
Versão da Bios : 1.31


[Título editado para adicionar o nome do produto]

Comentários

  • Eu tentaria executar o undervolting para amenizar o 'problema'. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • PedroCF
    PedroCF Member Posts: 3 New User
    Eu tentaria executar o undervolting para amenizar o 'problema'. 
    Agradeço a sugestão, mas tenho algumas duvidas em relação a isso : 

    1º - Com o undervolt eu usaria menos poder do processador e placa de vídeo?
    2º - Corro risco de perder a garantia?
    3º - Há alguma ligação entre o RPM das fans com atualização de drivers ou de BIOS que eu possa fazer?
  • 1) O undervolting seria para o processador. Você diminui um pouco o desempenho, mas em compensação, diminui a temperatura: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community
    2) Eu tenho dúvidas com relação a isso. 
    3) As vezes, uma atualização do bios pode alterar a tabela dos ventiladores.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • PedroCF
    PedroCF Member Posts: 3 New User
    editado janeiro 2021
       Boa tarde Egydiocoelho!
    Eu consigo alterar manualmente essa tabela, configurando ela para rotacionar em relação a temperatura da GPU e CPU?
    Vi em uma postagem até onde você recomendou essa tabela;


    Se for possível, gostaria de saber como entrar na Bios para configurar as ventoinhas e também se essa tabela serve para meu modelo Acer Nitro-5 A515-58CL (SNID : xxxxxxxxxxxx).
    Desde já agradeço a resposta!

    [Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal ]
  • Isso somente seria possível, se o bios disponibilizasse esse recurso. Infelizmente, isso não é possível com um bios bloqueado.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)