ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!
![:) :)](https://community.acer.com/plugins/emojiextender/emoji/twitter/smile.png)
Tinkerer
Opa, obrigado pela ajuda, mas como relatei acima, isso não resolve o problema. Na verdade, essa resposta é a resposta padrão todas as vezes que esse problema é levantado nos foruns da Acer, e nunca chega numa solução kkkk justamente por isso criei esse tópico tentando ser mais detalhista e buscando uma solução.egydiocoelho disse:Tentem isso : pressionem windows + r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema, ative a inicialização segura e reinicie o windows. Depois entrem no bios, vão na guia main, pressione ctrl + s e altere o sata mode para ahci.
@egydiocoelho! Primeiramente, desculpe minha grosseria. Quando eu disse "resposta padrão" é porque eu já havia visto essa mesma solução nos outros tópicos que esse problema no dualboot foi relatado. Como no meu caso essa solução não foi útil, e também vi que não solucionou o problema de ninguém, utilizei esse termo, mas sem qualquer intenção de desprestigiar a resposta.egydiocoelho disse:@FelipeAmalfi Não é uma resposta padrão. Quando você altera o sata mode no bios sem entrar no modo de segurança, sempre irá ocorrer erros. Sim, essa resposta já solucionou problemas de outros usuários. Agora, tenho duas perguntas: Qual é a versão do bios? Você já tentou atualizar o firmware dos ssds? Eu também tenho o ph315-52 que veio com um ssd m2 2280 sata e um hdd de 1tb e eu tentarei alterar o sata mode pelo modo de segurança, para verificar se esse problema ocorre, mesmo sem ter um nvme instalado.
egydiocoelho disse:O problema é que AHCI é um protocolo de conexão para interfaces SATA, logo, com o HD e o SSD que vêm de fábrica (que são padrão SATA), ou qualquer outro dispositivo de armazenamento padrão SATA, o note vai funcionar normalmente com o AHCI ativo. No entanto, quando instalamos um ssd nvme, que o protocolo é PCIe, se deixar o sata mode em AHCI vai gerar incompatibilidade/mal funcionamento/não reconhecimento desses dispositivos nvme (ao menos é essa conclusão que pude chegar). Por consequência, congela a inicialização do note logo no início.
@FelipeAmalfi
R- sim, realmente o protocolo ahci era utilizado principalmente para hds e ssds sata. Inclusive o apresentador explica muito bem isso:https://youtu.be/q9fpJLZQBIU
Veja que eu tenho dois ssds nvme no AN515-54 e ambos funcionam no modo ahci, sem problemas:
Eu creio que o problema todo aconteceu, por que os usuários não ativam a inicialização segura (anteriormente chamado de MODO DE SEGURANÇA).
Muito interessante! Eu havia tentando essa solução anteriormente e não tinha obtido sucesso, mas posso ter feito algo errado durante o processo.egydiocoelho disse:Eu creio que o problema todo aconteceu, por que os usuários não ativam a inicialização segura (anteriormente chamado de MODO DE SEGURANÇA).
Então @egydiocoelho, tenho que me considerar iniciante no mundo linux, isso quer dizer que não posso te dar uma resposta com autoridade de dizer "sim, essa resposta é a correta".egydiocoelho disse:Sem problemas. Mas eu também fiquei intrigado por ainda não funcionar no modo ahci corretamente. Eu tenho outra pergunta: você tem muito domínio sobre o ubuntu? Eu estou querendo instalar no outro ssd. Mas eu tenho uma dúvida se eu devo ativar a memória swap em ssds ou não. Há muita contradição sobre isso. Eu tenho dúvidas se isso pode ser prejudicial para a saúde do ssd. @FelipeAmalfi
Sim, tive alguns problemas incomuns na instalação do Debian.raulbsc disse:Teve que seguir algum procedimento diferente na instalação do Debian no modo RST? Quando tentei ele não reconhece os SDDs na instalação.
Sobre SWAP: faz mais sentido ter SWAP pra quem costuma hibernar o PC pq nesse caso o Linux vai armazenar os dados dos processos que estão na sua RAM nesse espaço reservado pra SWAP, por isso pra quem pretende usar o recomendado é que o SWAP seja do mesmo tamanho da sua RAM.
Felipe, nessa luta toda que passou até descobrir essa questão do AHCI/RST, pós conclusão você chegou a realizar testes de velocidade do SSD XPG?FelipeAmalfi disse:Sim, tive alguns problemas incomuns na instalação do Debian.raulbsc disse:Teve que seguir algum procedimento diferente na instalação do Debian no modo RST? Quando tentei ele não reconhece os SDDs na instalação.
Sobre SWAP: faz mais sentido ter SWAP pra quem costuma hibernar o PC pq nesse caso o Linux vai armazenar os dados dos processos que estão na sua RAM nesse espaço reservado pra SWAP, por isso pra quem pretende usar o recomendado é que o SWAP seja do mesmo tamanho da sua RAM.
Primeiro, como o Debian é uma distro muito cru ele nem reconheceu a placa de rede do notebook, logo, ele não conectou na internet, e, por mais que não seja impossível instalar o Debian sem conexão com a internet, é altamente aconselhável que não faça isso (vai dar trabalho demais). Na verdade assim, não sei dizer se é um problema do Debian, ou se esse notebook é, digamos assim, voltado pra funcionar bem com windows mas com linux muita coisa simplesmente não funciona (como eu disse o caso das fans).
Então, primeira coisa, certifique-se que o note está com um cabo de rede conectado durante a instalaçao do Debian, pra você ter conexão na internet.
Eu me lembro que tive algum problema sim durante a instalação, relativo ao reconhecimento do SSD, mas eu não me lembro exatamente o que era kkkkk
Eu ACHO que, quando eu chegava na parte de particionamento de disco, não dava pra ir na modalidade "particionamento assistido", nesse modo ele simplesmente não reconhecia o SSD, tinha algum problema assim. Aí fiz o particionamento manual mesmo (só aloquei um espaco de SWAP e direcionei onde eu queria instalar o Debian).
Tem umas chatisses, mas que é possível é. Se você tiver dificuldades, posta aqui exatamente qual tela de erro ou exatamente qual problema está tendo e vamos resolver! Solução tem! Mas geralmente não é tão simples kkkk
Fala meu parceiro, tudo certo?ab3L disse:Felipe, nessa luta toda que passou até descobrir essa questão do AHCI/RST, pós conclusão você chegou a realizar testes de velocidade do SSD XPG?FelipeAmalfi disse:Sim, tive alguns problemas incomuns na instalação do Debian.raulbsc disse:Teve que seguir algum procedimento diferente na instalação do Debian no modo RST? Quando tentei ele não reconhece os SDDs na instalação.
Primeiro, como o Debian é uma distro muito cru ele nem reconheceu a placa de rede do notebook, logo, ele não conectou na internet, e, por mais que não seja impossível instalar o Debian sem conexão com a internet, é altamente aconselhável que não faça isso (vai dar trabalho demais). Na verdade assim, não sei dizer se é um problema do Debian, ou se esse notebook é, digamos assim, voltado pra funcionar bem com windows mas com linux muita coisa simplesmente não funciona (como eu disse o caso das fans).
Então, primeira coisa, certifique-se que o note está com um cabo de rede conectado durante a instalaçao do Debian, pra você ter conexão na internet.
Eu me lembro que tive algum problema sim durante a instalação, relativo ao reconhecimento do SSD, mas eu não me lembro exatamente o que era kkkkk
Eu ACHO que, quando eu chegava na parte de particionamento de disco, não dava pra ir na modalidade "particionamento assistido", nesse modo ele simplesmente não reconhecia o SSD, tinha algum problema assim. Aí fiz o particionamento manual mesmo (só aloquei um espaco de SWAP e direcionei onde eu queria instalar o Debian).
Tem umas chatisses, mas que é possível é. Se você tiver dificuldades, posta aqui exatamente qual tela de erro ou exatamente qual problema está tendo e vamos resolver! Solução tem! Mas geralmente não é tão simples kkkk
Pergunto isso pq tb tenho um S41 TUF de 1TB e está abaixo da velocidade indicada!
Prós: - Preço (se não for mais que R$ 50,00 mais caro que qlq outro ssd padrao PCIe) - Não esquenta - Boa velocidade de leitura
Contras: A velocidade do produto não é a anunciada.”
Agora quando fui visitar o site da Kabum e procurar esse meu comentário pra colar aqui, vi que algumas pessoas relataram que as velocidades são compatíveis com a descrição, e outros, assim como eu, também relataram desempenho um pouco abaixo do anúncio.
Em resumo, no meu note ele opera frio, nunca chegando a 50 graus, e as velocidades de leitura e escrita são isso aí que eu disse, de 15 a 25% menores que o anunciado (depende do teste, os benchmarks variaram bastante). Isso tudo gera um pouco de decepção em razão da propaganda, mas me parece ser mais um típico problema de silício. Alguns consumidores vão ter sorte de pegar um exemplar mais rápido, e outros (eu e você aparentemente), vão pegar uns que entregam menos desempenho do que o prometido.
Mas, sinceramente, esses 15-25% a menos de desempenho em benchmark não me incomodam, já que no uso diário é bem eficiente de forma geral, e não dá pra perceber nenhuma diferença no uso que faço (só tenho jogos instalados nele). É um pouco decepcionante por conta das promessas não cumpridas, mas sem prejuízos práticos.
Por fim, só faço uma ressalva interessante:
Todos esses testes que eu fiz foram feitos no Windows, nunca fiz no Debian (linux), e, quando estou usando o Debian esse ssd esquenta MUITO, muito mesmo! Detalhe, meu Debian está instalado no outro ssd (o SATA que vem de fábrica), e tudo que instalo no Debian boto numa partição que está neste mesmo ssd SATA onde também está instalado o OS, ou seja, o XPG S41 nem “é usado” enquanto estou no linux. Mesmo assim o ssd esquenta DEMAIS, dá pra sentir tocando a parte debaixo do note como fica quente.
Como não consigo medir a temperatura do ssd no Debian (o OS não tem acesso a alguns componentes de hardware pra poder informar a temperatura), eu saio do Debian, inicio o Windows e vou ver a temperatura lá. Mesmo já tendo passado uns 2min, a temperatura passa dos 65 graus! Então assim, pode ser que o desempenho mude conforme o OS, pelo menos a temperatura muda (sei lá porquê).
Por conta dessa temperatura altíssima do XPG S41 usando Debian, sempre faço uso de uma boa base ventilada (que ajuda muito no controle de temperatura).
Enfim, desculpe o longo texto, espero ter sido útil, e qualquer coisa diz aí e vamos trocando ideias!
Abração!
Excelente! Vou testar depois, e mostro os resultados!!! Valeu @e@egydiocoelho!egydiocoelho disse:Eu acho que pode ser uma limitação da porta pcie. Vocês podem checar isso com o hwinfo64. Veja que esse usuário fez o teste de desempenho:https://youtu.be/P309JJhwilo