ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

amigo com vc conseguiu mudar na sua bios pra AHCI ? no meu acer helios 300 aparece a opção de efi mas nao deixa mudar... ja tentei ate colocar a senha na bios pra ver se libera porem sem sucesso...FelipeAmalfi disse:Olá, boa tarde.
Tenho um Helios 300 PH315-52. Recentemente fiz um upgrade e instalei um ssd PCIe modelo XPG TUF S41 de 512gb.
Explicando o caso:
O novo ssd instalado (XPG S41), funciona sem nenhum problema (testado já em ambos slots de ssd nvme). Por razões profissionais, preciso fazer um dualboot para utilizar o Ubuntu. Para isso, é necessário mudar o modo SATA na BIOS de RST para AHCI, já que o instalador do Ubunto não consegue detectar os dispositivos de armazenamento no modo RST. Ocorre que, ao mudar o modo SATA para AHCI, o note congela no logo da Predator. Não é possível nem ao menos acessar a BIOS pelo F2.
Isso só acontece quando há 2 dispositivos ssd instalados, no meu caso, o ssd SATA de fábrica no slot 0 (original, onde está instalado o Windows), e o novo ssd PCIe no slot 1 (onde instalo jogos etc).
Se eu retirar o ssd PCIe do slot 1 e deixar apenas o ssd SATA no slot 0, consigo inicializar o computador sem problemas.
Resumindo, ocorre um congelamento na inicialização do note ao utilizar o modo SATA AHCI e 2 ssds ao mesmo tempo.
Esse tema já foi discutido em outros tópicos recentes mas, não encontrei uma informação que resolva 100% o problema.
Uma solução apontada que ainda não testei foi essa:
https://community.acer.com/en/discussion/618968/acer-predator-helios-300-ph315-52-ahci-mode
Um usuário diz que um dispositivo de armazenamento formatado em RST não vai dar boot se o padrão SATA na BIOS for AHCI, logo, a sugestão seria formatar os dispositivos de armazenamento já com o modo AHCI previamente setado.
Parece fazer sentido, mas não houve confirmação de resposta.
Questionamento:
Quero utilizar 2 ssds nvme (o original padrão SATA que veio de fábrica + um novo PCIe), controlados por AHCI, mas a mera mudança de RST para AHCI na BIOS congela a inicilização. Como resolver?