Acer Aspire 5 A515-45 e o evento 41 - soluções ou respostas?
Respostas
-
Olá @SrHasslo,
Como você mesmo já deve ter percebido, infelizmente a Acer e a Quanta (fabricante da placa-mãe) preferiram abandonar o suporte a estes laptops.
O tópico abaixo com mais de 20 páginas, é um dos exemplos que nós temos do total descaso e falta de compromisso por partes destas duas empresas:
O Evento 41 (Kernel-Power) pode ser causado por diversos motivos, dentre eles podemos destacar:
- Acer Care Center (ACC);
- Driver do chipset;
- Ausência de atualização de firmware que inclua as versões mais recentes do microcódigo da CPU, AGESA e SMU;
- Falha no switch responsável pelo reset da bateria;
- Teclado com defeito;
- Superaquecimento de bobina (defeito na placa-mãe).
Se o seu laptop estiver na cobertura da garantia, entre em contato com o Suporte da Acer e solicite o reparo (RMA):
https://www.acer.com/br-pt/support/contact-acer
0 -
Qual foi o desfecho da novela com você? Vi muitos elogios a Acer, mas se tornou uma grande de uma decepção. Esse descaso é gigantesco. E o pior é que continuam comercializando um produto que não tem mais um mínimo de suporte
0 -
Pra mim o desfecho foi instalar o Linux Zorin e deixar o meu A515-45G só para tarefas básicas, como navegar na Internet.
Pois nem vender este laptop posso, ou corro o risco de me incomodar se repassá-lo pra frente...🫤👎🏻
0 -
Tenho esse A515-45 desde janeiro de 2023, tive esses problemas no inicio, mas da metade de 2024 nunca mais aconteceu
0 -
Você fez algo que julga que contribuiu pra isso? Interessante. A tendência deveria ser o problema prejudicar o hardware e ser cada vez mais recorrente, reduzindo a vida útil do aparelho, mas não foi isso que ocorreu. Talvez o seu caso tenha sido um caso isolado
0 -
Apenas parou do nada, mas antes disso eu tinha atualizado para a versão 1.13 da bios e adicionei uma memória ram da corsair vengeance, continuo usando o Acer Quick Acess normalmente e Win 10
0 -
Do que vi, a atualização da BIOS não resolveu o problema, ou pelo menos, pra alguns. Eu particularmente comprei o meu recentemente e a BIOS dele é a 1.52, mesmo assim já testemunhei o reboot. Quanto a memória ram, a mesma coisa. Já o Quick Access, apesar de ser cotado como um candidato, eu fiz uma restauração total do Windows e desativei todos os softwares da Acer, sem sucesso pelo menos em eliminar os kernel-power decorrentes de falha na inicialização rápida. Já o downgrade pro Windows 10 pode ser a longo prazo um candidato a estabilizar o sistema. Nunca saberemos
0 -
Não é o software Acer Quick Access, e sim o Acer Care Center...
0 -
A memória q vc fez o upgrade é a mesma da minha? No início eu comprei uma memória do aliexpress e aparentemente estava com algum problema, pois, o notebook reiniciava constantemente, mas com a da corsair passou a reiniciar menos até que parou. Sobre o Windows, eu tb usava o W11, era dual boot, e não tinha problemas, mas no momento prefiro ficar no 10 por conta de compatibilidade de apps antigos.
0 -
Ah sim, verdade, por via das dúvidas desativei tudo
0 -
Alias, teve umas opções que mexi na bios, como o TDP e a memória dedicada da GPU, mas a única diferença que senti foi na RAM, pq diminui a memória dedicada de 512MB pra 128MB, o que fez sobrar mais um pouco
0 -
Sobre drivers, eu instalei do chipset e de vídeo diretamente pelo site da AMD, do Wifi não mexi, o Windows talvez tenha atualizado, mas deixo aqui a versão: 3.0.1.1309.
0 -
Mas o driver de video que eu achei no site foi um Driver VGA(RX640). Você instalou esse?
0 -
Esquece o site da Acer, eles não atualizam os drivers e consequentemente o Windows vai atualizar para um driver genérico, causando instabilidades no sistema, vai no site da AMD e baixa o driver de vídeo por lá. Pra achar o da GPU, vc vai nas seguintes opções no site da AMD: processador - ryzen - ryzen 5000 series - 5700U. Agora para o chipset, vc seleciona: chipsets - laptop chipsets - amd ryzen(é a unica opção).
0 -
Você instalou como? Uma vez fui inventar de desativar o driver de vídeo pelo Gerenciador de Dispositivos, a minha tela começou a dar uns estralos(acho que foi ela), eu me borrei. No caso, preciso me livrar do driver do Windows pra executar o executável? Outra opção é atualizar o driver pelo Gerenciador de Dispositivos, no caso ele vai procurar o driver nos arquivos. Mas alguns dizem que tem que remover o driver pelo DDU. Muita confusão
0 -
O firmware 1.05 é desatualizado? Porque a BIOS tá como 1.52
0 -
Isso é a atualização da bios que a Acer enviou pelo Windows Update, como está em uma versão antiga em relação a sua bios, não é realmente instalado
0 -
Pior que eu nem lembro, mas vc pode desinstalar no gerenciador de dispositivos e selecionar a opção de excluir, depois é só tentar abrir o exe. da amd, mas se aparecer alguma mensagem de erro, reinicia e abre o exe. novamente, ou tenta tudo novamente, pq as vezes o Windows update volta a instalar a versão antiga. E sim, é normal a tela piscar ou ficar escura por alguns segundos, então fica tranquilo.
0 -
Olá,
Isto é causado por conflito de versões de firmware que são disponibilizadas via Catálogo da Microsoft.
Estas atualizações são uma verdadeira praga inventada pela MSFT, que pode causar muita dor de cabeça (possibilidade de corromper o firmware).
Você pode tranquilamente desativar e/ou remover este componente através do Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc), vide exemplo a seguir:
A mais de um ano que falo mal deste recurso...😌😅
0 -
Em "Firmware" só tem esse Acer Inc.System Firmware. Não esse "Firmware do dispositivo", isso significa algo?
0