Acer Aspire 5 A515-45 e o evento 41 - soluções ou respostas?

Opções
SrHasslo
SrHasslo Member Posts: 35

Tinkerer

editado July 7 em Laptops

Eu estava lendo as discussões antigas sobre o Kernel-Power no Acer Aspire 5. Alguém sabe me dizer se já encontraram, depois de tanto tempo, uma solução pra esse problema ou se a Acer disse algo sobre essas reinicializações?

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,804 Guru

Olá @SrHasslo,

Como você mesmo já deve ter percebido, infelizmente a Acer e a Quanta (fabricante da placa-mãe) preferiram abandonar o suporte a estes laptops.

O tópico abaixo com mais de 20 páginas, é um dos exemplos que nós temos do total descaso e falta de compromisso por partes destas duas empresas:

O Evento 41 (Kernel-Power) pode ser causado por diversos motivos, dentre eles podemos destacar:

• Acer Care Center (ACC);
    • Driver do chipset;
    • Ausência de atualização de firmware que inclua as versões mais recentes do microcódigo da CPU, AGESA e SMU;
    • Falha no switch responsável pelo reset da bateria;
    • Teclado com defeito;
    • Superaquecimento de bobina (defeito na placa-mãe).

Se o seu laptop estiver na cobertura da garantia, entre em contato com o Suporte da Acer e solicite o reparo (RMA):

https://www.acer.com/br-pt/support/contact-acer

• SrHasslo

Tinkerer

Qual foi o desfecho da novela com você? Vi muitos elogios a Acer, mas se tornou uma grande de uma decepção. Esse descaso é gigantesco. E o pior é que continuam comercializando um produto que não tem mais um mínimo de suporte

• eGomes

Pra mim o desfecho foi instalar o Linux Zorin e deixar o meu A515-45G só para tarefas básicas, como navegar na Internet.

Pois nem vender este laptop posso, ou corro o risco de me incomodar se repassá-lo pra frente...🫤👎🏻

• oceania
    oceania Member Posts: 43 Devotee WiFi Icon

Tenho esse A515-45 desde janeiro de 2023, tive esses problemas no inicio, mas da metade de 2024 nunca mais aconteceu

• SrHasslo

Tinkerer

Você fez algo que julga que contribuiu pra isso? Interessante. A tendência deveria ser o problema prejudicar o hardware e ser cada vez mais recorrente, reduzindo a vida útil do aparelho, mas não foi isso que ocorreu. Talvez o seu caso tenha sido um caso isolado

• oceania

Apenas parou do nada, mas antes disso eu tinha atualizado para a versão 1.13 da bios e adicionei uma memória ram da corsair vengeance, continuo usando o Acer Quick Acess normalmente e Win 10

• SrHasslo

Tinkerer

Do que vi, a atualização da BIOS não resolveu o problema, ou pelo menos, pra alguns. Eu particularmente comprei o meu recentemente e a BIOS dele é a 1.52, mesmo assim já testemunhei o reboot. Quanto a memória ram, a mesma coisa. Já o Quick Access, apesar de ser cotado como um candidato, eu fiz uma restauração total do Windows e desativei todos os softwares da Acer, sem sucesso pelo menos em eliminar os kernel-power decorrentes de falha na inicialização rápida. Já o downgrade pro Windows 10 pode ser a longo prazo um candidato a estabilizar o sistema. Nunca saberemos

• eGomes

Não é o software Acer Quick Access, e sim o Acer Care Center...

• oceania

A memória q vc fez o upgrade é a mesma da minha? No início eu comprei uma memória do aliexpress e aparentemente estava com algum problema, pois, o notebook reiniciava constantemente, mas com a da corsair passou a reiniciar menos até que parou. Sobre o Windows, eu tb usava o W11, era dual boot, e não tinha problemas, mas no momento prefiro ficar no 10 por conta de compatibilidade de apps antigos.

• SrHasslo

Tinkerer

Ah sim, verdade, por via das dúvidas desativei tudo

• oceania

Alias, teve umas opções que mexi na bios, como o TDP e a memória dedicada da GPU, mas a única diferença que senti foi na RAM, pq diminui a memória dedicada de 512MB pra 128MB, o que fez sobrar mais um pouco

• oceania

Sobre drivers, eu instalei do chipset e de vídeo diretamente pelo site da AMD, do Wifi não mexi, o Windows talvez tenha atualizado, mas deixo aqui a versão: 3.0.1.1309.

• SrHasslo

Tinkerer

Mas o driver de video que eu achei no site foi um Driver VGA(RX640). Você instalou esse?