Aspire 5 A515-45-R3PU apresentando micro-travaentos (stutterings)

als1508
als1508 Member Posts: 4 New User
editado setembro 7 em Laptops

Estou com um Aspire 5 que vem apresentando micro-travamentos de forma muito frequente. Pesquisando um pouco nos últimos dias, encontrei que a provável causa seria ativação de algum mecanismo de throttle do processador / placa de vídeo integrada. Monitorando pelo HWiNFO64, o throttling não está sendo ocasionado por elevadas temperaturas, parece que o é o Power Throttle vinculado a GPU. Isso seria problema da fonte/carregador do notebook?

Inclusive, por estar enfrentando esse problema, notei que a fonte/carregador original do notebook parece genérica, nem apresenta do logo da ACER.

Um segundo ponto que gostaria de perguntar é: mesmo o notebook estando na garantia, estava pensando em fazer um downclocking para ver se consigo resolver sem assistência técnica. Porém, para minha surpresa, não é possível acessar as opções avançadas na BIOS e não é possível instalar o Ryzen Master neste notebook. Não tenho experiência com notebooks, apenas desktops, então aproveito para perguntar como seria possível limitar o multiplicador do processador para impedí-lo de escalar até 4.2X Ghz, o que provavelmente resolveria o throttle.

Respostas

  • KnightNero
    KnightNero Member Posts: 13

    Tinkerer

    Tó passando por esse mesmo problema, troquei a pasta, a fonte, tentei subir o TDP manualmente mais ainda sim a CPU tá capada pela metade, pessima experiencia com o primeiro notebook da acer, ele tá perfomando quase identico a um Lenovo Ryzen 3500u que tenho!

    E o modelo Ryzen 7/5?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @als1508,

    Seja bem-vindo(a)!

    Este problema de "micro-stuttering" na série Aspire 5 A515-45 e A515-45G é causado devido a falta de atualização do microcódigo AGESA e SMU. Infelizmente a Acer tratou estes laptops com total descaso e irresponsabilidade.

    Você pode tentar atualizar o driver do chipset, firmware UEFI / BIOS e instalar as atualizações do Windows. Entretanto, é possível que estes procedimentos não sejam o suficiente para solucionar o problema!

    O carregador LiteON modelo PA-1450-26 figura na lista de carregadores recomendados e seja suficiente para suprir a necessidade desta série (sem GPU discreta):

    Em relação ao problema de Power throttling, é muito provável que seja devido ao TDP limitado em 15 W dos processadores que equipam estes laptops.

  • KnightNero
    KnightNero Member Posts: 13

    Tinkerer

    Muito triste isso, Todo o conjunto tá sendo prejudicado por que a acer não conserta o Software do notebook, eu faço engenharia da computação, e te garante que fussei todo o notebook para ver o que causa isso

    Ele capa o TDP quando a bateria tá em 100%, mas quando ele está em carga ele não faz isso, libera usar até 27w

    No carregador quando se usa uma aplição grafica, tipo um jogo o TDP até sobe para uns 24w. Mas quando a aplicação e só CPU ele estaciona em 13w

    O CPU claramente tá pedindo mais tdp, o computador pode entregar mais TDP, mas infelizmente a acer tá fazendo isso. Mas esse erro e um caso novo pois testes e reviews não passaram por ele… Quando a bios, esperar pela boa vontade da acer de disponibilizar? Claramente e um caso de vicio oculto

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Muito provavelmente eles fizeram isso para tentar solucionar (remendar) o problema de desligamento abrupto (Evento 41 - Kernel-Power).

    Você poderá encontrar mais detalhes aqui:

    Um dos motivos que contribuem para desistir de usar o Windows 11 nestes laptops:

  • als1508
    als1508 Member Posts: 4 New User

    Obrigado pela resposta.

    Então os microtravamentos não são causados pelo power throttling?

    E pior, a solução depende de uma atualização específica que a Acer se recusa a disponibilizar para os seus notebooks?

    Ok… vou me preparar aqui para acionar a garantia dessa bomba…

    No mais, só vou adicionar aqui uma segunda imagem, agora do próprio driver da AMD. Ela consegue capturar claramente a queda abrupta no consumo de potência durante os momentos de travamento.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    O software AMD Ryzen Master não é compatível com processadores da linha mobile. E o driver instalado por este aplicativo (AMDRyzenMasterDriverVxx.sys), pode manter a CPU com o clock travado na sua frequência máxima. E consequentemente, causar problemas de consumo e superaquecimento.

    Procure utilizar as ferramentas HWMonitor ou HWiNFO, para monitorar os demais sensores.

  • als1508
    als1508 Member Posts: 4 New User

    De fato, o Ryzen Master não é compatível, mas apenas mencionei ele no primeiro post.

    A imagem na minha postagem anterior a esta é um print do software associado ao driver "comum" da AMD, não do Ryzen Master.

  • KnightNero
    KnightNero Member Posts: 13

    Tinkerer

    Eu usei o Xubuntu nesse linux como teste, o Windows e cheio das frescuras, Usando o CPU-X e o ng-stress infelizmente o clock subia e caia violentamente, pulando de uns 3Ghz para uns 800mhz. No linux a CPU consegue trabalhar bem abaixo do clock basico, que inclusive deve estender bem a vida util… Mas ainda com o melhor gerecimante de clock do linux tem um "ser estranho" intervindo

    Infelizmente isso depoem conta a acer, qual e o meu veredito, ainda mais após abrir o nobook, os VRM são muito inferiores, comparados ao que tenho da lenovo que são VRMs maiores e de mais qualidade, que inclusive são abraçados pelo arefeiciomento do note, contra o da acer que só cobre a CPU implica que no fim a CPU recebe menos energia, e com isso eles capam por BIOS a CPU.

    Dai eles mexem no codigo do AGESA para isso. Alguma configuração incorreta tá tirando a otimização de CPU que poderia trabalhar em um clock mais elevado que o base descentemente.

    Sendo advogado do diabo creio que o notebook seja bom… Mas não aqui, O acer aspire 5 acumula diversas reduções de custo comparado com a versão internacional, como a retirada do leitor biometrico e do teclado retro iluminado, não creio que se limitaram a isso.

    Obrigado protecionismo a industria nacional!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    @KnightNero escreveu:

    "No linux a CPU consegue trabalhar bem abaixo do clock basico, que inclusive deve estender bem a vida util… Mas ainda com o melhor gerecimante de clock do linux tem um "ser estranho" intervindo..."

    E por falar no Linux, saiu a nova versão do Power Profiles Daemon. Que promete melhorias na eficiência energética em laptops equipados com processadores AMD:

    https://www.edivaldobrito.com.br/power-profiles-daemon-0-22-lancado-com-melhorias-para-amd/

  • KnightNero
    KnightNero Member Posts: 13

    Tinkerer

    OFF topic

    Fiz um microSd com um arch linux bootavel inclusive com boot seguro, consegui dar enroll em uma chave custromizada na bios do notebook da acer, curioso e o modo setup da bios da acer se chamar "deletar todas as chaves" não e muito intuitivo.

    Mas com isso limpando as chaves do bootseguro e usando o sbctl junto com as chaves da microsoft foi oh lisinho, assim o bitlocker no windows 11 também funciona lado a lado com o Linux

    Dessa vez criei um linux sem grub usando uma tecnica de boot chamada stub EFI que permite bootar o linux usando diretamente o a imagem vmlinuz + um efi file, dai e só assinar o ambas com uma chave de boot seguro privada e anexar a chave publica na bios, e ao colocar no /efi/boot/bootx64.efi nem precisa ter a entrada do boot na bios, e só dar o boot pelo dispositivo fisico

    Assim posso ter um sistema que posso carregar rapido no Ryzen 5 e 7 que tenho, e como os drivers são os mesmos! gg

    Inclusive fica como notas, para quem futuramente precisar, Ah outra coisa que consegui fazer foi configurar um adaptador sem suporte a boot lan na bios, E um TP-Link 300Ue, um adaptador Gigabyte, Só que no firmaware dele não vem a imagem do boot efi, então a bios tem que dar suporte explicito.

    A realtek dar o .efi contendo o drive UNDI para bootar o USB no seu site, porém não existe essa entrada na bios, mas usando um path por cima do efi o UMAF lá em um campo e possivel gerenciar os drivers do efi, e com isso, e só colocar o .efi na partição de boot efi do SSD e passar o caminho lá dentro, e pronto, dar reboot que quando ligar vai ser listado o adptador ethernet externo como media bootavel por LAN

    Funcionou no meu aspire e no lenovo que tenho!

  • als1508
    als1508 Member Posts: 4 New User
    editado setembro 18

    Com preguiça de acionar a garantia e no final ter que acabar reconfigurando um novo notebook sem solução do problema, eu continuei usando ele "normalmente".

    Porém, esse final de semana resolvi instalar o Burnout Paradise e, para minha surpresa, não ocorreu nenhum micro-travamento com o jogo. Imaginei que jogando o power throttle que vinha ocorrendo seria ainda pior.

    Daí notei que a diferença dessa experiência em relação a quando os micro-travamentos ocorrem era que eu não estava usando o meu mouse de 1600 dpi (mesmo conectado, ele estava desligado provavelmente pela política de suspensão seletiva de USB). De fato, retornando ao windows eu desconectei o mouse, fiquei navegando com o touchpad não ocorreram mais micro-travamentos.

    Como eu também mantenho um HD externo conectado o tempo todo no notebook, depois ainda pretendo testar se a origem do power throttle é muita coisa pendurada nas entradas USB. De qualquer forma, o problema aparentemente se resolveu!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado setembro 18

    Infelizmente a Acer "abandonou" o projeto dos Aspire 5 A515-45 e A515-45G!

    De acordo com informações obtidas, o Depto Engenharia informou que esta série chegou ao fim da sua vida útil (EOL).

    Portanto, não deveremos ver atualizações de firmware UEFI / BIOS que incluam as melhorias e correções para falhas de segurança do microcódigo AGESA e SMU.

    As duas recomendações que eu faço:

    • Desinstale os softwares bloatwares Acer Care Center (ACC) e Acer Sense do seu laptop;
    • Teste seu mouse nas demais portas USB, pois é possível que a mesma esteja compartilhando recursos com outros dispositivos (Bluetooth, WebCAM, etc).