Acer Nitro 5 AN515-54 tendo problemas gráficos graves
Tinkerer
Comprei esse notebook usado não faz nem 1 ano, não sei quanto tempo de uso teve antes, porém esses problemas não existiam nos primeiros meses de uso dele. Veio formatado, ainda com Windows 10 e não atualizei pro 11.
Em outubro do ano passado aumentei a memória RAM, eram 2x 8gb, coloquei 2x 16bg no lugar, e fiz a troca de armazenamento interno, tirando um ssd m2 e um hd e colocando um ssd sata normal.
E depois de uns meses pra cá, digamos entre novembro/dezembro, começou a dar esses problemas.
Já instalei os drivers da Nvidia, da Intel, atualizei tudo. E tudo isso começou bem do nada também. E meu modelo é um N18C3 se isso ajuda, com CPU Intel Core i5 e uma GTX 1650.
Um dos problemas principais é quando uso Photoshop, esses tipos de problemas ficam acontecendo constantemente. Quando mexo em algo fica bugando e aparecendo assim branco, quando movo imagem ou texto ou qualquer outra coisa. E o bug "colorido" é quando eu altero texto em específico.
Alguns outros problemas mais frequentes acabaram melhorando, até o momento, quando instalei o driver da Intel, como a tela ficando preta por uns segundos usando uns programas que nem são pesados porém são gráficos, como o Canva ou o YouTube aberto. Com programas como CapCut, Premiere, After e Illustrator nada disso ocorreu por enquanto. Meus programas da Adobe são originais e atualizados. E com vídeos, como no YouTube ou até durante reuniões no Meet, acontecia também esse "bug colorido", também parece ter sido resolvido por enquanto.
Mas realmente o que mais acontece diariamente e constante, que nada resolveu, é o problema usando Photoshop, sem contar que é extremamente lento considerando que tem 32gb de memória…
Eu realmente preciso resolver isso pois é minha ferramenta de trabalho, paguei muito caro e então não pretendo comprar outro. Veio usado mas isso começou depois de meses de uso comigo. Estarei também mostrando fotos das memórias e ssd, pode ser que eu tenha comprado peças incompatíveis sem saber, pois não tenho muito conhecimento no assunto, estou aprendendo agora…
Respostas
-
Olá, boa tarde.
Em relação aos erros que ocorrem no Photoshop, você já tentou alterar para que o programa inicie com a gpu integrada ou invés da dedicada?
Tenho um Predator e de fato o Photoshop, pelo menos no meu, bem como no Lightroom, não trabalha assim de forma satisfatória, e olha que também já tentei N otimizações possíveis.
Sobre as peças, são corretas, apesar das memórias possuírem perfil XMP e a placa mãe não ter suporte, quando colocadas o par normalmente funcionam sem problemas.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Olá @GoncalvesRafaella,
Seja bem-vinda!
Você pode tentar também, desabilitar o recurso Multi-Plane Overlay (MPO):
1 -
@RenanVilela
Olá, bom dia! Poderia me auxiliar em como fazer isso? Para o programa iniciar com a GPU? Pois eu imaginava que isso já era algo default, pois qualquer programa graficamente pesado é reconhecido pelo driver, se isso é indicação:0 -
De fato a ideia é que inicie pela GPU mas pode não estar acontecendo.
Na foto vemos que está sim sendo iniciado pela GPU dedicada , o que estou sugerindo é que troque, pelo painel na Nvidia, para que o programa inicie pela GPU integrada, para que possamos ver se os erros vão ocorrer.
Botão direito na área de trabalho, Painel Nvidia, Configurações 3D, Configurações do Programa, selecione o Photoshop e altere para GPU integrada.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Outras dicas que você também pode usar para melhorar a performance do Adobe Photoshop:
- Ajustar o plano de energia para o modo desempenho nas Opções de Energia (powercfg.cpl);
- Configurar o atalho do aplicativo para iniciar no modo Administrador;
- Ajustar o nível do cache;
- Ajustar as configurações da placa gráfica para utilizar OpenGL;
- Ajustar as configurações para utilizar no máximo 80 ~ 85% de RAM.
1 -
Boa noite a todos!
Eu fiz precisamente isso do tutorial, até o momento parece ter melhorado, não apareceu mais nenhum bug fazendo edições no Photoshop, apenas ocorreu da tela piscar usando o Canva mas foi muito mais rápido e só aconteceu uma vez o dia todo.
Demorei pra responder disso pois estava testando durante o dia de trabalho de hoje. Por enquanto, tudo certo com isso, obrigada!1 -
sobre isso, fui atrás e apareceu isso, está correto? Qual eu devo prosseguir?Também aproveitei pra ver isso diretamente no Photoshop e estava assim:
0 -
Correto, faça o teste selecionando Gráficos Integrados.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá bom dia
desculpe a demora, mas uns dias atras fiz essas dicas e fui testando, infelizmente alguns dos problemas não foram embora. Meu youtube nunca mais deu problema, porém mesmo mexendo em muita coisa os principais problemas não sumiram, incluindo no uso de photoshop e canva, nenhum dos problemas relacionados a eles sumiram. Meu medo é isso estar diretamente relacionado a placa de vídeo. Daqui uns meses eu pretendo comprar um ssd m2 e instalar o SO por lá, praticamente formatando o pc, eu espero que fazendo isso ajude0 -
Olá @GoncalvesRafaella,
Pressione as teclas
Win
+R
(Executar), digite:dxdiag
<tecle Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), clique no botãoSalvar informações...
. Em seguida, anexe aqui o arquivoDxDiag.txt
.0 -
aqui, acabei de ver o comentário e resolvi fazer antes de começar o trabalho
1 -
Olá @GoncalvesRafaella,
#1 - Experimente atualizar o driver do(s) dispositivo(s) abaixo indicado;
Intel(R) UHD Graphics 630:
Gráficos do processador Intel® 6ª a 10ª Geração - Windows*
#2 - Instale o pacote redistribuível mais recente da biblioteca de runtime do Microsoft Visual C++ (Visual Studio 2015, 2017, 2019 e 2022):
#3 - Discord.exe e firefox.exe causaram um vazamento de memória (Evento RADAR_PRE_LEAK_WOW64);
Verifique se você possui instalado a última versão disponível destes aplicativos. Inclusive, monitore se o Discord não está causando uso excessivo de recursos do seu computador.
#4 - O aplicativo Adobe Collaboration Synchronizer (AdobeCollabSync.exe) causou um estouro de exceção de buffer (BEX64);
Desabilite o mesmo caso você não esteja utilizando:
#5 - Os aplicativos CapCut.exe e Photoshop.exe pararam de responder (Evento AppHangB1);
Verifique se você possui a última versão disponível destes aplicativos instalado em seu computador. Veja também, se o seu software antivírus não está causando interferências quando você utiliza estes programas (inclua os mesmos na lista de exceções, se necessário).
#6 - O eventos LiveKernelEvent 141 ocorridos em seu computador, podem estar relacionados a algum driver de dispositivo ou defeito de hardware;
É possível que após você realizar as atualizações acima, solucione estes erros!
#7 - Caso o problema de artefatos e corrupção com objetos renderizados persista, consulte a solução de problemas do Adobe Photoshop:
#8 - Em relação aos problemas de tela piscando com a sua mesa digitalizadora Kamvas 13 (GS1331), pode estar sendo causado por:
- Driver desatualizado;
- Configurações de gerenciamento de energia das porta USB;
- Conexão dos cabos;
- Biblioteca WinTab32.dll corrompida.
Para os casos mencionados acima, consulte a seção de Perguntas (FAQ) do fabricante do seu dispositivo:
😉👍
0