Aspire A, A515, 45 Series com travamentos e reinícios constantes
Tinkerer
Olá! Adquiri um Aspire 5 semana passada e percebi que ele apresenta algumas anomalias que não podem ser ignoradas. Ele trava, reinicia ou encerra sessão automaticamente em atividades na internet, sobretudo no Chrome, mas já se comportou da mesma forma no Firefox. Além disso, percebo que seu monitor, depois de algum tempo sem utilização, desliga-se e demora para ligar novamente. Percebi essas anomalias ainda no Guta Linux, seu SO original, porém o problema persiste após a formatação do aparelho e posterior instalação de outra distro em seu ssd.
Alguém sabe se com a atualização da BIOS esses problemas desaparecem?
Respostas
-
Olá @socratesbastos,
Infelizmente a série Aspire 5 A515-45(G) possui um grave problema devido a falta de atualização do microcódigo AGESA que simplesmente é ignorada pela Acer! Já tentei de tudo que era possível fazer (e sinceramente joguei a toalha), seja através de preenchimento de formulários e/ou enviando e-mails, porém o Suporte da Acer simplesmente me ignora.
Você pode tentar utilizar um dos "remendos" abaixo indicados:
#1 Atualizar o firmware UEFI / BIOS para última versão disponível:
#2 Desativar as opções AMD-SVM e AMD-IOMMU nas configurações do firmware UEFI / BIOS;
#3 Desativar a opção Usar aceleração de hardware quando disponível nas configurações do navegador;
#4 Desativar o MPO:
#5 Fazer o downgrade para o Windows 10;
#6 E caso o problema persista! Entre em contato com o Suporte Técnico e solicite a devolução / troca do produto.
Veja também:
0 -
@eGomes Gomes, obrigado por responder. Sobre o tal do MPO nada poderei fazer porque sou usuário Linux há muitíssimos anos. Quando comprei o aparelho, a única coisa que fiz foi trocar a distro. Veio com uma tal Guta Linux, da própria Acer e eu a substituí pelo Manjaro, minha distro de uso corrente. Infelizmente, percebo o encerramento da sessão de trabalho, fechamento do Chrome e travamento com uma frequência inadequada e incompatível com o potencial do Ryzen 7.
Vou tentar fazer os procedimentos na BIOS que você indicou e comprar mais 16GB de memória para ver se esse problema se arrefece. Há menos de dez dias recebi o aparelho que adquiri atraído pelas supostas especificações e rendimentos superiores, mas, pelo visto, não há nada a ser feito que possa sanar esse problema definitivamente.
0 -
Você pode tentar configurar os flags de inicialização do Chrome para contornar estes problemas no Linux:
0 -
@eGomes , fiz os procedimentos de desligamento das opções de potencialização de virtualização na BIOS que você me indicou e, até agora, tudo certo aqui. A aceleração de hardware no Chrome está desligada. Depois que tiver tempo, particionarei o SSD para instalar o Windows só para atualizar a BIOS para a versão V1.14, ( o meu laptop está na 13). Obrigado pela empatia! Vou lhe deixar atualizado sobre os próximos capítulos…
1 -
Parabéns, você foi mais um "sortudo" como nós que tem um notebook com processador potente mas que adquiriu com o fabricante errado. A AMD já lançou diversas correções para o micro código da linha Ryzen, mas por alguma razão muito misteriosa, a Acer não as disponibiliza para nós, usuários dessa linha.
1