Áudio notebook Acer Nitro 5 ''Clipando'' AN515-47-r9es
Olá pessoal,
Por gentileza, solicito um apoio no que pode ser esse problema.
Tenho em mãos uma super máquina que estou MUITO satisfeito com ela, porém tem apenas um problema que me ocorre sempre quando o windows update atualiza o driver de áudio para REALTEK ÁUDIO, inicialmente vem como padrão HIGH DEFINITION ÁUDIO, até ai tudo bem. Mas o próprio windows atualiza automaticamente para o ultimo drive atualizado que é esse Realtek Áudio.
O Problema é que quando ocorre esta atualização tenho um problema no som, sempre que algum som, qualquer som que seja, é tocado, isso inclui qualquer tipo de som no computador, música, alerta do zap, ou qualquer outro tipo de som, antes de o som ser emitido de fato, ocorre tipo uma ''clipagem'' no som, não sei se vcs sabem o que é clipagem, é algo semelhante a uns ''PUF'' tipo de som falhando, ocorre por breves milissegundos e em seguida o som toca normalmente. Mas supondo que o som pare de tocar, na proxima vez que qualquer som for ser emitido, esta clipagem retorna.
Já tentei:
- Remover o Realtek e retornar para o driver de áudio antigo, mas o windows atualiza sozinho novamente para o driver mais atual.
- Sobrescrever o driver da realtek para o do site oficial da Realtek (R2.82) porém o windows atualiza também sozinho, e retorna o erro.
Alguém teria noção do que pode ser e como resolver isso de fato?
Respostas
-
Amigo, o problema de seguir este seu tutorial é que com isso fica ativado o driver PADRÃO High Definition HD, com isso eu não consigo utilizar o microfone do meu HEADSET, tendo em vista que só tem com alterar instalando o driver atualizado da Realtek e alterando para HEADSET COM MICROFONE.
Complicado, isso me incomoda muito. Será que deve ser solucionado com patchs mais para frente? Pois pelo que pesquisei este notebook é novo no mercado, poucas pessoas o tem. Não consegui localizar ninguem com o problema semelhante ao meu e etc.
0 -
Olá,
Após aplicar o "regfix" instale o driver da Realtek novamente, disponível no página de suporte para seu Nitro AN515-47:
Verifique também se o firmware UEFI / BIOS está atualizado com a última versão disponível até o momento (v1.10).
1 -
Amigo, decidi devolver o notebook, isso me frustrou muito.
Mas agradeço muito sua ajuda!
1 -
Olá, eu também enfrentei esse problema e, após várias tentativas de instalar uma versão anterior do driver, consegui solucioná-lo. Há um vídeo em um dos comentários neste Link:
que ilustra o problema que eu estava enfrentando, acredito que seja o mesmo que você está passando.
O problema ocorre com o driver Audio Driver(ALC287) versão 6.0.9427.1. Ao instalar a versão 6.0.9275.1, consegui resolver o problema. Isso indica que a versão mais recente não foi adequadamente testada, resultando em problemas. Este driver foi disponibilizado pela própria ACER e o problema também está ocorrendo em outros notebooks. Outro problema é que o Windows update fica querendo atualizar para a versão mais recente, ou seja, quando é instalada a versão 6.0.9275.1, o Windows update vai e atualiza para o 6.0.9427.1 automaticamente, retornando o problema no áudio.
0 -
Olá,
Os Nitro AN515-47-R9ES equipados com processadores AMD Ryzen™ 7 7735HS possuem excelentes configurações de hardware. O problema, é a Acer que não gosta muito de disponibilizar atualizações de firmware com o microcódigo AGESA e SMU, como pode ser visto na tabela abaixo:
No caso destes laptops em específico, o microcódigo AGESA ainda se encontra na versão 1.0.0.5 (firmware UEFI / BIOS 1.10). Sendo que a AMD já disponibilizou a 5 meses atrás a versão 1.0.0.9 para os processadores da família Rembrandt-R:
E uma das causas para este problema de áudio engasgando e/ou picotando é justamente devido a falta de atualização do microcódigo AGESA e SMU. Que implementa melhorias no funcionamento da unidade de gerenciamento do sistema (SMU), componentes internos: fTPM, Audio CoProcessor, memory controller, USB, além de correções para falhas de segurança.
Outros responsáveis seriam: drivers mal desenvolvidos (Áudio, Vídeo, NDIS), latência DPC e ISR, que no Windows 11 (por causa do dxgkrnl.sys, wdf01000.sys e ntoskrnl.sys) parece ter sido agravado e podendo ser observado com maior incidência.
1