Perda de FPS depois de alguns minutos jogando. (AN515-57)

2

Respostas

• AndrésdMoraes
    AndrésdMoraes Member Posts: 37 Devotee WiFi Icon
    editado junho 2023

Tenho esse modelo com core i5. Toda vez que você for jogar terá que abrir o Nitrosense e colocar as ventoinhas no máximo manualmente. Jogará normalmente com a barulheira e depois que terminar de jogar volte as ventoinhas para o automático.

O que acontece é que as ventoinhas não ativam o modo máximo quando você está jogando, portanto, você terá que fazer isso manualmente pelo o tempo que usar o notebook para jogos.

• AndrésdMoraes
    editado junho 2023

Tenho o mesmo modelo mas com core i5. Você terá que abrir o NitroSense antes de abrir o jogo e setar a ventoinha no máximo e só após iniciará o jogo. Você jogará com ela no máximo e após encerrar a jogatina voltará ela para o automático manualmente. Isso ocorrerá enquanto você usar o notebook para jogos. O que ocorre? Quando você está jogando o notebook não ativa a ventoinha no máximo e com isso seu processador esquenta e cai para a velocidade mais baixa possível, algo em torno de 0.8Ghz e com isso fica difícil até fechar o jogo adequadamente. Só quando ele esfriar voltará ao normal, e você poderá acelerar esse processo reiniciando o sistema operacional(Caso você continue jogando sem setar a ventoinha no máximo)

• mathdelgado
    mathdelgado Member Posts: 20 Networker

Acho queria melhor a aquisição de uma base ventiladora então, não é? Atualmente não posso ficar muito tempo sem notebook por questões de faculdade e tals, e o pedido de reembolso seria um pouco trabalhoso.

Fiz alguns testes agora a noite e o problema foi resolvido retirando o outro SSD, creio que ou faria isso de colocar no máximo as ventoinhas ou comprar uma base

• AndrésdMoraes
    editado junho 2023

Talvez a base resolva. Talvez… Eu tenho uma mesa suporte de notebook para usar ele quando estiver deitado na cama, ela tem um cooler, e eu não consigo me lembrar se só ocorria quando estava encima da mesa de escritório e se ocorria usando o a mesa suporte também… E estou sem jogos no momento para fazer o teste.

• mathdelgado

Bom, desde já agradeço a sua dica, simples, mas talvez eficiente. Assim que eu tiver um pouco de disposição para abrir a carcaça do Notebook de novo, eu instalo o SSD e faço o teste com as ventoinhas no máximo.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,230 Trailblazer

Em tese não deveria ser obrigatório colocar no máximo, já que no automático quando a temperatura sobe as ventoinhas tendem a aumentar as rotações também.

Há um procedimento aqui no Fórum para instalar o PredatorSense nos Nitros, vou localizar e postar aqui, talvez possa resolver

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• AndrésdMoraes

Não funciona, já testei, tem que fazer o lance manual da mesma forma.

• mathdelgado

André, você acha que esse problema de aquecimento ocorre com SSD Sata também?

• mathdelgado

Você acha que o PredatorSense seria melhor do que o Nitro?

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,230 Trailblazer

Não digo melhor, mas seria um teste a se fazer.

Veja esse tópico onde nosso amigo Egydio posta o passo-a-passo de como instalar.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• mathdelgado

Formatei apenas o SSD antigo, já que o novo iria usar para armazenar outros aplicativos e jogos, então não tinha propósito de instalar o Windows no mesmo

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,001 Guru
    editado junho 2023

@eGomes escreveu:

"Experimente fazer um teste usando apenas um único SSD. Caso os problemas de queda de FPS não ocorram, é provável que seja por causa de temperatura excessiva ou por usar os dois slots M.2 simultaneamente."

Agora não me recordo em qual tópico foi abordado essa questão de possibilidade de gargalo ao utilizar 2x SSDs simultaneamente em laptops que possuem dois slots M.2. No entanto, me surgiu uma suspeita aqui em relação ao aplicativo StorPSCTL, localizado na pasta "C:\Program Files\Acer\StorPSCTL". Pois percebi que esta ferramenta não é mais instalada nas últimas versões lançadas do Acer Care Center:

Eu tentaria fazer um teste mantendo os dois SSD M.2 instalados e desabilitar esta ferramenta, renomeando a pasta e/ou desabilitando no Agendador de Tarefas.

• mathdelgado
    editado junho 2023

Fiz o indicado e o problema continuou se apresentando, seria possível ser problema de atualização em algum componente? Tipo BIOS ou algo do tipo?

Também fiz o teste com as ventoinhas no máximo e o mesmo problema aconteceu. (As temperaturas são as mesmas de quando eu jogo normalmente, não fica mais quente)

• Experimente desinstalar o antivírus também. As vezes, o antivírus pode interferir no desempenho do computador.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • mathdelgado

Eu queria fazer uma coletânea de testes pra realizar, porque ficar colocando e retirando o SSD não é certo, ai eu instalo o SSD e faço todos os testes possíveis de uma vez só

• mathdelgado

Irei fazer um teste utilizando as funções do Predator, porquê ontem teste utilizando as ventoinhas no máximo e apresentou o mesmo problema, porém as temperaturas eram as mesmas quando eu jogo normalmente. Talvez o problema venha de uma falta de atualização em algum componente ou driver?

• eGomes

Após ter realizado a formatação, verifique se o GeForce Experience, Dynamic Platform and Thermal Framework (DPTF) e Turbo Boost Driver foram instalados corretamente.

• mathdelgado

Você pode me ajudar a verificar a existência do DPTF no notebook? Tentei instalar baixando pelo aba de drivers recomendados da acer e não sei se fiz corretamente, não é intuitivo

• eGomes
    editado junho 2023

Olá @mathdelgado,

Verifique no Painel de controle, na lista do Adicionar e Remover Programas se o mesmo foi instalado corretamente.

• mathdelgado

Não apareceu, pode me ajudar a instalar corretamente?