A515-45-R760: Sobre barulho (cooler) e temperatura
Respostas
-
O meu está na mesma situação, com a bios já atualizada na versão 1.100
-
JefteWaters disse:Eu achei que fosse somente eu, mas pelo visto não é...
https://www.youtube.com/shorts/z-3yxvx6F7E?&ab_channel=canalmemesbritto
Surtiu efeito?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
RenanVilela disse:JefteWaters disse:Eu achei que fosse somente eu, mas pelo visto não é...
https://www.youtube.com/shorts/z-3yxvx6F7E?&ab_channel=canalmemesbritto
Surtiu efeito?
Esse procedimento é o mesmo que me passaram no suporte, vou realizar um outro teste ( nem sei se faz sentido, mas estou me baseando nesse teste ) deixar o notebook descarregar(bateria) todo e deixar de um dia para o outro sem ligar e realizar o procedimento.
0 -
Realizei também o procedimento, duas vezes mas não teve efeito, percebi que em alguns momentos o processador tem picos de temperatura muito rápidos variando dos habituais 45º para 65-75 e até 80 dependendo do caso, e por conta disso os picos de barulho da ventoinha, no video o rapaz comenta que o procedimento resolveu o problema e o barulho não ocorreu mais, mas comigo não resolveu. Para além de um outro problema
1 -
Eduardo23 disse:Realizei também o procedimento, duas vezes mas não teve efeito, percebi que em alguns momentos o processador tem picos de temperatura muito rápidos variando dos habituais 45º para 65-75 e até 80 dependendo do caso, e por conta disso os picos de barulho da ventoinha, no video o rapaz comenta que o procedimento resolveu o problema e o barulho não ocorreu mais, mas comigo não resolveu. Para além de um outro problemaEntão, no meu caso é semelhante ao seu, por se tratar de um RYZEN com 16 nucleos ( nem sei se arquitetura do notebook em si foi projetada para tamanho poder ) Mas nao tenho problemas de travamento ou perca de desempenho, somente esse aumento da ventoinha que é perceptivel, estou achando que é algo "normal". Quando entrei em contato com suporte acer me ofereci para enviar para analise, meu medo é enviar os Tenicos abrirem o notebook atoa e nao for nada, eu ficar mais de 1 mes sem o produto.Obs: processador feito para trabalhar ate 105C, o maximo que o meu chegou foi 80 e a ventoinha deu conta de resfriar, acredito ser algo padrão de fabrica, quando ultrapassa a casa dos 70-75C ela deve armar absurdamente.0
-
Antes que alguem mencione que o notebook nao foi feito para JOGAR, eu uso LINUX no meu , para trabalho, realizo sim algumas tarefas que exigem processamento, mas nada absurdo inclusive que use a placa de video.
0 -
Penso que deixando essa questão da Bios de lado , e seguindo aquela tabela das velocidades, em tese o funcionamento está normal.
Acima dos 85º aí a ventoinha tende a ficar no RPM máximo para melhor dissipar o calor.
O que pode ser feito para contornar essa situação é desativar o TurboBoost do processador, pois aí as frequências vão operar no clock base, e a depender do programa, não há perda de desempenho, e em contrapartida, uma temperatura bem mais baixa, fazendo com que a ventoinha trabalhe com um menor valor RPM.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Esse problema ocorre tanto no linux quanto no windows 11?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Esse problema ocorre tanto no linux quanto no windows 11?
Sim, fiquei 1 semana com windows 11 original ( mas no meu caso eu preciso do LINUX ) e o mesmo ocorre, assim como a maioria dos videos que mencionei usam o windows ( nesse caso o sistema operacional nao está influenciando )
0 -
tenho o aspire 5 r760 e passo pela mesma situação, a ventoinha dispara frequentemente, praticamente só estou usando o notebook para excel e chrome, já realizei o procedimento do clip na parte traseira do notebook e também já diminui o desempenho no modo equilibrado0
-
Miguel788 disse:tenho o aspire 5 r760 e passo pela mesma situação, a ventoinha dispara frequentemente, praticamente só estou usando o notebook para excel e chrome, já realizei o procedimento do clip na parte traseira do notebook e também já diminui o desempenho no modo equilibrado
Eu acho que é normal isso mesmo ( eu nao vejo como um problema ) criei a thread pensando que fosse somente comigo, Mas pelo visto nem perca seu tempo enviando para garantia ( por que nao tem nada a se fazer, acredito eu ) A não ser que saia alguma atualização de bios que corrija isso. Acredito ser por causa do processador realmente ser forte. Faça um teste e verifica se quando voce entra no SETUP/BIOS ( apertando DEL ou FN+F2 ) se a ventoinha dispara absurdamente la dentro do setup.
1 -
Estou tentando resolver a situação pois acredito que o notebook operar em altas temperaturas constantemente, acima dos 70 graus prejudica a vida util do mesmo, e espero poder usá-lo por muito tempo, o meu é o mesmo modelo dos seus, ASPIRE 5 A515-45-R760, ryzen 7 5700u. RenanVilela disse:Penso que deixando essa questão da Bios de lado , e seguindo aquela tabela das velocidades, em tese o funcionamento está normal.
Acima dos 85º aí a ventoinha tende a ficar no RPM máximo para melhor dissipar o calor.
O que pode ser feito para contornar essa situação é desativar o TurboBoost do processador, pois aí as frequências vão operar no clock base, e a depender do programa, não há perda de desempenho, e em contrapartida, uma temperatura bem mais baixa, fazendo com que a ventoinha trabalhe com um menor valor RPM.
0 -
Eduardo23 disse:Estou tentando resolver a situação pois acredito que o notebook operar em altas temperaturas constantemente, acima dos 70 graus prejudica a vida util do mesmo, e espero poder usá-lo por muito tempo, o meu é o mesmo modelo dos seus, ASPIRE 5 A515-45-R760, ryzen 7 5700u. RenanVilela disse:Penso que deixando essa questão da Bios de lado , e seguindo aquela tabela das velocidades, em tese o funcionamento está normal.
O que pode ser feito para contornar essa situação é desativar o TurboBoost do processador, pois aí as frequências vão operar no clock base, e a depender do programa, não há perda de desempenho, e em contrapartida, uma temperatura bem mais baixa, fazendo com que a ventoinha trabalhe com um menor valor RPM.
Sobre o undervolt ele realmente viola a garantia pois dependendo de como é configurado pode acabar "danificando" o aparelho.
Veja em minha assinatura onde cito uma dica para desativar somente o TurboBoost, e tem ajudado nessa questão da temperatura.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá. Também tenho um A515-45-R760, comprei há pouco mais de um mês. Mesmos sintomas que vocês falaram, ventoinha aciona de vez em quando e faz um barulhão em comparação com o resto do uso (ele é bem silencioso sem a ventoinha ligada). Também aciona ela direto ao entrar no Setup, e o BIOS que veio nele é 1.10 (vi no site da Acer q já é o último).
O notebook reinicia sozinho de vez em quando, não peguei ainda um padrão. Já ocorreu com programas diferentes, e acho que não necessariamente a ventoinha estava ligada. Não dá tela azul, ele simplesmente reinicia. Achei que seria ao estar mostrando vídeos ou webcam, mas já reiniciou fora dessa situação. Drivers parecem atualizados pelo Acer Care e pelo Gerenciador de Dispositivos.
Estou medindo temperatura com o programa HWInfo64 e acompanhando o gerenciador de tarefas. Há processos que geram muito calor, como o Defender e atualizações do Windows 11, a temperatura já passou de 80 graus, mas ao terminar o processo você percebe que esfria rápido. O maior valor que vi foi 82,9 graus, mas o note não reiniciou. Nesse momento ele está quieto a 40 graus. Já vi mínimo a 34 graus.
Fico cismado se o problema é com Windows 11 (primeira vez que uso ele). Meu outro note tem Windows 10. O Win11 está atualizado.
E esse truque do furinho embaixo dele? Alguém testou?
0 -
@gilvanvilarim Aquele furo serve para resetar a bateria. Sobre os reinícios, o visualizador de eventos do windows mostra algum erro?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
gilvanvilarim disse:Olá. Também tenho um A515-45-R760, comprei há pouco mais de um mês. Mesmos sintomas que vocês falaram, ventoinha aciona de vez em quando e faz um barulhão em comparação com o resto do uso (ele é bem silencioso sem a ventoinha ligada). Também aciona ela direto ao entrar no Setup, e o BIOS que veio nele é 1.10 (vi no site da Acer q já é o último).
O notebook reinicia sozinho de vez em quando, não peguei ainda um padrão. Já ocorreu com programas diferentes, e acho que não necessariamente a ventoinha estava ligada. Não dá tela azul, ele simplesmente reinicia. Achei que seria ao estar mostrando vídeos ou webcam, mas já reiniciou fora dessa situação. Drivers parecem atualizados pelo Acer Care e pelo Gerenciador de Dispositivos.
Estou medindo temperatura com o programa HWInfo64 e acompanhando o gerenciador de tarefas. Há processos que geram muito calor, como o Defender e atualizações do Windows 11, a temperatura já passou de 80 graus, mas ao terminar o processo você percebe que esfria rápido. O maior valor que vi foi 82,9 graus, mas o note não reiniciou. Nesse momento ele está quieto a 40 graus. Já vi mínimo a 34 graus.
Fico cismado se o problema é com Windows 11 (primeira vez que uso ele). Meu outro note tem Windows 10. O Win11 está atualizado.
E esse truque do furinho embaixo dele? Alguém testou?1 -
egydiocoelho disse:@gilvanvilarim Aquele furo serve para resetar a bateria. Sobre os reinícios, o visualizador de eventos do windows mostra algum erro?0
-
gilvanvilarim disse:egydiocoelho disse:@gilvanvilarim Aquele furo serve para resetar a bateria. Sobre os reinícios, o visualizador de eventos do windows mostra algum erro?
Pelas datas acho que foi mesmo quando o notebook reiniciou sozinho. O que pode ser?
0 -
Experimente desinstalar os drivers da bateria e do adaptador ca, pelo gerenciador de dispositivos e depois reinicie o windows.
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Experimente desinstalar os drivers da bateria e do adaptador ca, pelo gerenciador de dispositivos e depois reinicie o windows.
Talvez sua dica tenha relação com esse uso com e sem tomada. Vamos acompanhando. Valeu.
0