PH315-52: Dual Boot Helios 300 - SATA no modo AHCI não reconhece 2 ssd ao mesmo tempo

2»

Respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,315 Trailblazer
    editado fevereiro 2021
    @FelipeAmalfi Enfim, entendo sua decepção com a velocidade anunciada e a velocidade que te entregaram (me irritei muito com isso no início), mas sugiro a pensar como eu penso agora: fomos enganados pela propaganda de que ssds “super velozes” seriam muito melhores que ssds convencionais, e não pela propaganda da XPG kkkkk

Na verdade, não é bem assim. Faça um simples teste:
    a) copie e cole um arquivo bem grande, mais ou menos de 10gb e copie e cole no próprio no ssd s41 e veja a velocidade de transferência.
    b) depois copie e cole o mesmo arquivo dentro do outro ssd sata e você verá a diferença na velocidade.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Samuelpc7
    Samuelpc7 Member Posts: 1 New User
    editado abril 2022
    Olá, boa tarde.

Tenho um Helios 300 PH315-52. Recentemente fiz um upgrade e instalei um ssd PCIe modelo XPG TUF S41 de 512gb.

Explicando o caso:
    O novo ssd instalado (XPG S41), funciona sem nenhum problema (testado já em ambos slots de ssd nvme). Por razões profissionais, preciso fazer um dualboot para utilizar o Ubuntu. Para isso, é necessário mudar o modo SATA na BIOS de RST para AHCI, já que o instalador do Ubunto não consegue detectar os dispositivos de armazenamento no modo RST. Ocorre que, ao mudar o modo SATA para AHCI, o note congela no logo da Predator. Não é possível nem ao menos acessar a BIOS pelo F2.

Isso só acontece quando há 2 dispositivos ssd instalados, no meu caso, o ssd SATA de fábrica no slot 0 (original, onde está instalado o Windows), e o novo ssd PCIe no slot 1 (onde instalo jogos etc).
    Se eu retirar o ssd PCIe do slot 1 e deixar apenas o ssd SATA no slot 0, consigo inicializar o computador sem problemas. 

Resumindo, ocorre um congelamento na inicialização do note ao utilizar o modo SATA AHCI e 2 ssds ao mesmo tempo.

Esse tema já foi discutido em outros tópicos recentes mas, não encontrei uma informação que resolva 100% o problema. 

Uma solução apontada que ainda não testei foi essa:
    https://community.acer.com/en/discussion/618968/acer-predator-helios-300-ph315-52-ahci-mode

Um usuário diz que um dispositivo de armazenamento formatado em RST não vai dar boot se o padrão SATA na BIOS for AHCI, logo, a sugestão seria formatar os dispositivos de armazenamento já com o modo AHCI previamente setado.

Parece fazer sentido, mas não houve confirmação de resposta.

Questionamento:
    Quero utilizar 2 ssds nvme (o original padrão SATA que veio de fábrica + um novo PCIe), controlados por AHCI, mas a mera mudança de RST para AHCI na BIOS congela a inicilização. Como resolver?
    amigo com vc conseguiu mudar na sua bios pra AHCI ? no meu acer helios 300 aparece a opção de efi mas nao deixa mudar... ja tentei ate colocar a senha na bios pra ver se libera porem sem sucesso... 
    estou tentando fazer isso tambem pra poder instalar dual bot win/ubuntu 22.04
  • @Samuelpc7 Isso depende do computador! Qual é o modelo do seu computador? Exemplo AN515-55-58VH. Quando você pressiona ctrl+s na guia main do bios, aparece uma opção chamada sata mode ou vmd controller?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)