Notebook Predator Helios Neo 16 PHN16-71 apitando ao iniciar conectado no carregador.

Owergoor
Owergoor Member Posts: 25 Troubleshooter

Boa noite pessoal.

Comprei um notebook Acer Helios Neo 16 PHN16-71 há cerca de 9 meses. De uns 3 meses pra cá ele começou a dar beeps quando eu ligo ele estando conectado no carregador. Dá uns 10 ou 12 beeps e entra no sistema e no Windows normalmente (apesar de que tenho a sensação de que fica um pouco mais lento).

Se eu ligo o notebook sem estar conectado no carregador isso não acontece.

A bateria carrega (aparentemente) normalmente.

Nunca usei carregador diferente do que veio com o notebook.

Nunca carreguei o notebook de outra forma que não seja com o carregador original.

Nunca deixei cair, nem bati e nem ralei o notebook.

Não uso nenhum componente conectado ao notebook além de mouse sem feio.

Procedimentos que já tentei, mas sem sucesso:

1. Calibrei a bateria 3 vezes;
2. Uma vez desliguei o notebook, deixei o carregador conectado a noite inteira e somente fui ligar no dia seguinte sem desconectar o carregador (não ocorreram os beeps), mas no 2o dia voltaram os beeps;
3. Atualizei a BIOS (versão 1.18);
4. Fiz reset da BIOS (orientado pelo suporte da Acer);
5. Windows está com todas as últimas atualizações instaladas;
6. Drivers nVidia atualizados;
7. Drivers Intel atualizados;

Além dos barulhos serem muito irritantes (em reuniões é muito constrangedor), tenho a sensação de que quando ocorrem os beeps o sistema não roda tão bem.

Também fico preocupado de ser um sinal de que tem um problema mais sério vindo.

Por favor me ajudem.

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 15,977 Trailblazer

Olá, não use um carregador USB-C, mas apenas o adaptador de energia Delta ADP230JB D 230,1 W.
    Não "calibre" a bateria, o procedimento obrigatório do Ciclo de Carga Completa foi feito na fábrica da Acer e só precisa ser repetido após a substituição da bateria ou reinstalação do Windows. Desabilite os seguintes aplicativos de bateria da Acer: Calibração, Otimização e limitação de carga de 80%. Se você ainda tiver problemas de energia, envie um tíquete de "Reparo na garantia" on-line com o Suporte da Acer em seu país e aguarde as instruções por e-mail.

• Puraw
    editado January 29

Olá, não uso um carregador USB-C, mas apenas o adaptador de energia Dèlta 230,1 W ADP230JB D.
    Não "calibre" a bateria, o procedimento obrigatório do Ciclo de Carga Completa foi feito na fábrica da Acer e só precisa ser repetido após a substituição da bateria ou reinstalação do Windows. Desabilite os seguintes aplicativos de bateria da Acer: Calibração, Otimização e limitação de carga de 80%. Se você ainda tiver problemas de energia, envie um tíquete de "Reparo na garantia" on-line com o Suporte da Acer em seu país e aguarde as instruções por e-mail.

• Owergoor

Eu não utilizo carregador USB-C, apenas o carregador original que veio com o notebook.
    Calibração está desativado no aplicativo da Acer.
    Otimização da bateria está desativada no aplicativo da Acer.
    Limitação de carga de 80% está desativada no aplicativo da Acer.
    O problema de acionar a garantia é que não há suporte da Acer no meu estado, somente em outro estado e eu não posso ficar nem 1 dia sem meu notebook, pois uso para trabalho.

• Puraw

Olá, verifique se o adaptador de energia é exatamente o modelo que mencionei, pois houve diferentes adaptadores distribuídos por varejistas devido à escassez. Você pode enviar o laptop para o exterior, acabei de receber o mesmo laptop nas Filipinas enviado da Acer USA com a DHL em um mês (de porta em porta). Pegue emprestado ou alugue um laptop/PC enquanto isso.

• Owergoor

Sim. O adaptador de energia que eu utilizo possui as mesmas especificações do Dèlta 230,1 W ADP230JB D.

• Puraw

Olá, a única solução então é consertá-lo na garantia pela Acer, abra um tíquete com: CustomerSelfService

• Owergoor
    editado February 13

Texto Original

Hello. I came to update you on the status of my problem that you were trying to help me with.

First of all, I would like to thank the effort and attention of those who tried to help me solve my problem. Thank you.

About the problem: apparently what was causing the "beeps" when starting my notebook was the power supply/charger. I was using the original power supply/charger that came with my notebook. I recently managed to acquire a new power supply/charger and have been using it. Since then, I have not had any "beeps" when starting my notebook for 3 days.

I would like to point out that the original power supply/charger that I was using did not present any visible problems, as it charged the notebook battery normally and I tested it with a multimeter and it indicated that everything was normal.

In conclusion, apparently, everything indicates that the original power supply/charger that came with my notebook was not delivering enough amperage to my notebook, which was generating the "beeps" when starting it, and the new power supply solved the problem (at least for now).

Tradução

Olá. Vim atualizá-lo sobre o status do meu problema com o qual você estava tentando me ajudar.
    Primeiramente gostaria de agradecer o esforço e atenção de quem tentou me ajudar a resolver meu problema. Obrigado.
    Sobre o problema: aparentemente o que estava causando os “bips” ao ligar meu notebook era a fonte/carregador. Eu estava usando a fonte de alimentação/carregador original que acompanha meu notebook. Recentemente consegui adquirir uma nova fonte de alimentação/carregador e tenho usado. Desde então, não recebo nenhum "bipe" ao iniciar meu notebook há 3 dias.
    Gostaria de ressaltar que a fonte/carregador original que eu estava utilizando não apresentou nenhum problema visível, pois carregou a bateria do notebook normalmente e testei com multímetro e indicou que estava tudo normal.
    Concluindo, aparentemente, tudo indica que a fonte/carregador original que veio com meu notebook não estava entregando amperagem suficiente para meu notebook, o que gerava os “bips” ao ligá-lo, e a nova fonte resolveu o problema (pelo menos por enquanto).

[A mensagem foi traduzida usando tradução automática.]

• RenatoFigueiredo
    RenatoFigueiredo Member Posts: 3 New User

Boa Noite, estou com o mesmo problema no mesmo notebook, pode me dizer exatamente qual fonte você comprou para solucionar o problema? Obrigado

• Owergoor

Bom dia, Renato.

A fonte que comprei foi esta daqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2690373052-fonte-notebook-carregador-adp-230jb-d-195v-230w-bivolt-_JM?quantity=1

Destaco que essa fonte do link é muito maior que a fonte original (quase o dobro do tamanho).

Com relação à fonte original, depois de ter recebido a fonte que comprei (link acima), e ter constatado que resolveu o problema, eu enviei a fonte original para um técnico aqui da minha cidade e expliquei o que ocorria. Ele realizou reparo e deu certo. Os beeps pararam e está funcionando tudo normalmente com a fonte original.

Então, caso você não queira gastar com uma fonte nova, vale mandar a fonte original para reparo.

• RenatoFigueiredo

Muito Obrigado! Sabe dizer mais ou menos se ele identificou o problema e te falou qual era? pq aí eu já levo pra algum técnico e explico exatamente qual a pane 🙏

• Owergoor

Ficarei te devendo essa, Renato. Pois quando retirei a fonte reparada o técnico que consertou não estava, então apenas peguei com a recepcionista e não fui informado do que foi feito.

• RenatoFigueiredo

Sem Problemas irmão! Já ajudou muito! assim que puder eu enviarei pra um técnico 🙌

• renanlima1984
    renanlima1984 Member Posts: 4 New User

Eu to com o mesmo problema, é como se a adaptador estivesse folgado, pois fica saindo o icone de carga e depois volta, e os bipes também