Estou com um Aspire 5 que vem apresentando micro-travamentos de forma muito frequente. Pesquisando um pouco nos últimos dias, encontrei que a provável causa seria ativação de algum mecanismo de throttle do processador / placa de vídeo integrada. Monitorando pelo HWiNFO64, o throttling não está sendo ocasionado por elevadas temperaturas, parece que o é o Power Throttle vinculado a GPU. Isso seria problema da fonte/carregador do notebook?
Inclusive, por estar enfrentando esse problema, notei que a fonte/carregador original do notebook parece genérica, nem apresenta do logo da ACER.
Um segundo ponto que gostaria de perguntar é: mesmo o notebook estando na garantia, estava pensando em fazer um downclocking para ver se consigo resolver sem assistência técnica. Porém, para minha surpresa, não é possível acessar as opções avançadas na BIOS e não é possível instalar o Ryzen Master neste notebook. Não tenho experiência com notebooks, apenas desktops, então aproveito para perguntar como seria possível limitar o multiplicador do processador para impedí-lo de escalar até 4.2X Ghz, o que provavelmente resolveria o throttle.