Acer Aspire 5 A515-45 e seu erro Kernel-Power

13»

Respostas

• Gloomy754
    Gloomy754 Member Posts: 10

Tinkerer

editado February 19

Caros, eu estava bastante esperançoso pois fazia quase 3 semanas que não ocorria os reinícios inesperados e para a minha surpresa, reiniciou novamente de maneira inesperada.

Depois dessa experiência, tentei atualizar o chipset conforme o usuário @LuisMenta e ao que parece, as reinicializações intensificaram, ao invés de ocorrer 1 vez por semana acabou acontecendo em menos de 2 dias após domingo, eu estava com a sensação de que após esses procedimentos meu notebook já estava estável.

Eu cheguei a dar mais algumas vasculhadas para tentar encontrar outras possíveis causas e sobraram a placa de áudio(realtek) que não creio que seja em virtude de serem recentes - todas os meus drivers de áudio da Realtek são de 2024 - e os Drivers relacionados ao Wi-fi(mediatek), no entanto, fica inviável desabilitar pois eu preciso da conexão com a internet; além disso, outra possibilidade pode ser migrar para o linux, entretanto não tenho conhecimento e costume para manejar esse sistema operacional, embora alguns usuários tenham relatado que já ocorreram reinícios espontâneos.

Já tentei quase todas as possibilidades, desinstalar os apps da Acer e AMD, desabilitar os drivers da Acer e AMD(AMD Crash Defender), verifiquei a Bios que está atualizada e formatei diversas vezes.

Com isso, a minha única melhor alternativa é tentar conviver com esse problema até o notebook decidir se aposentar, simultaneamente vou guardando uma quantia de dinheiro para outro notebook, de preferência da Dell, Samsung e talvez Asus, mas isso vai demorar alguns anos visto que comprei o Acer Aspire 5 recentemente.

Pelo visto já gastei muito tempo tentando solucionar e preciso dar atenção a outras coisas da minha vida(estudos, casa, vestibular e etc.).

• MenezesR7
    MenezesR7 Member Posts: 1 New User

Alguém que tenha feito algo diferente e que tenha dado certo para o problema de reinicialização ??

• Gloomy754

Tinkerer

@menezesR7 eu fiz alguns procedimentos e até agora eu não presenciei nenhum reinício espontâneo, vou listar aqui abaixo o que fiz:

1. Vá no gerenciador de dispositivos e desabilite esses drivers abaixo

2. Se o seu notebook tiver o aplicativo chamado Realtek Audio, abra e veja se tem alguma função ativada como equalizador ou Dolby Atmos, caso tenha, desative e não se preocupe pois não irá comprometer gravemente o áudio do Acer Aspire 5

3. Aperte Win + R e digite "msconfig" para abrir a configuração do sistema, posteriormente vá em serviços e marque a caixinha "ocultar todos os serviços da Microsoft", agora desmarque esses serviços abaixo:

4. Vá nas configurações do Windows, clique em aplicativos e aplicativos instalados para desinstalar todos os aplicativos da Acer, eu apenas deixei os aplicativos da própria Microsoft visto que logicamente esse problema de reinicialização espontânea iria afetar todos os notebooks e computadores que rodam o Windows 11.

Após esses procedimentos, acredito que o problema seja as funções do Realtek Audio rodando em segundo plano, até agora não houve nenhuma reinicialização no meu Acer Aspire 5.

Curiosamente, ontem quando estava no SENAI, eu vi uma garota utilizando um notebook de cor preta da marca Acer com Ryzen 5 e ela nunca reclamou de que havia esse problema relacionado, estava utilizando o laptop normalmente.

• Gloomy754

Tinkerer

@menezesR7 eu fiz alguns procedimentos e até agora eu não presenciei nenhum reinício espontâneo, vou listar aqui abaixo o que fiz:

2. Se o seu notebook tiver o aplicativo chamado Realtek Audio, abra e veja se tem alguma função ativada como equalizador ou Dolby Atmos, caso tenha, desative e não se preocupe pois não irá comprometer gravemente o áudio do Acer Aspire 5

3. Aperte Win + R e digite "msconfig" para abrir a configuração do sistema, posteriormente vá em serviços e marque a caixinha "ocultar todos os serviços da Microsoft", agora desmarque esses serviços abaixo:

4. Vá nas configurações do Windows, clique em aplicativos e aplicativos instalados para desinstalar todos os aplicativos da Acer, eu apenas deixei os aplicativos da própria Microsoft visto que logicamente esse problema de reinicialização espontânea iria afetar todos os notebooks e computadores que rodam o Windows 11.

Após esses procedimentos, acredito que o problema seja as funções do Realtek Audio rodando em segundo plano, até agora não houve nenhuma reinicialização no meu Acer Aspire 5.

Curiosamente, ontem quando estava no SENAI, eu vi uma garota utilizando um notebook de cor preta da marca Acer com Ryzen 5 e ela nunca reclamou de que havia esse problema relacionado, estava utilizando o laptop normalmente.

• Gloomy754

Tinkerer