Acer Aspire 5 A515-45 e seu erro Kernel-Power

124»

Respostas

• SrHasslo
    SrHasslo Member Posts: 51 Devotee WiFi Icon

Estranho. Não é só você que relatou não sofrer mais reinícios depois de um tempo. O maior problema que circunda esse assunto é que parece intangível determinar uma solução central, como se os reinícios ocorressem por variadas causas. Da até pra chamar de o Lendário Problema do A515-45. Eu tive uns avisos de Kernel-Power, só que percebi que estavam ligados à falhas na inicialização rápida(evento 29), então desativei a FastBoot na BIOS e aparentemente resolveu. Entretanto, em uma ocasião, apenas em uma, presenciei uma reinicialização enquanto abria um jogo. Por enquanto estou aguardando se ocorre novamente, para eu efetuar a devolução do produto. Se as reinicializações forem sei lá, de um em um mês, talvez nem me incomode, mas se tiver ocorrências como em períodos semanais, aí sim, seria bem chato

• LuisMenta
    LuisMenta Member Posts: 20 Troubleshooter

Trago mais relatos sobre minhas experiências com o Acer Aspire 5 A515-45, felizmente não tive mais nenhum evento de reinício espontâneo desde novembro de 2024. Embora tenha tido um evento de desligamento e reinício no começo do ano quando passei um grande volume de dados para um ssd NVMe externo e o note na bateria, o case do ssd esquentou muito e imagino que a causa do desligamento esteja ligada a isso, alto consumo de energia usando apenas a bateria. Mas considero um caso diferente dos reinícios aleatórios com uso normal do computador conectado na rede elétrica.
    Como já estou a meses com o computador estável resolvi testar o AcerSense para usar funcionalidades como limitar o carregamento a 80% da bateria para aumentar a vida útil dela e controle mais prático dos modos de energia, tive que reabilitar os componentes de software da Acer no "Gerenciador de dispositivos" e em "Configuração de Sistema" para que tudo funcione, felizmente o programa tem funcionado corretamente e acho útil. Diferentemente do Acer Care Center que mesmo a versão mais recente trava e não funciona depois de um tempo. De modo que descarto os drivers da ACER como responsáveis pelos reinícios.
    Recentemente reabilitei o fast boot na bios, também sem consequências negativas, embora não tenha notado alteração na velocidade inicialização do sistema.
    Na prática não tenho clareza sobre o que funcionou evitando os incômodos reinícios aleatórios, minha suspeita mais forte ainda são os drivers de vídeo e áudio da AMD. No momento apenas mantenho desativado via "Gerenciador de dispositivos", em Dispositivos de sistema, o AMD Audio CoProcessor e em "Configuração de Sistema" o AMD External Events Utility. Atualizo os drivers de chipset pelo site da AMD, mas mantenho os drivers de vídeo disponibilizado automaticamente no Windows update, que é o mesmo disponível no site da ACER (utilizei a ferramenta AMD Cleanup Utility para remover drivers mais atuais, porém problemáticos para esse note ACER, que havia instalado via sita da AMD).
    Recebi a atualização da bios 1.55 que o windos updade fez atomaticamente, mas não consegui saber em que essa nova versão foi melhorada, só posso argumentar que não é a responsável para evitar os reinícios aleatórios.
    Tem mais algumas modificações que fiz, mas foram tantas feitas e desfeitas que não lembro as consequências de cada uma delas. Ficam aí algumas dicas e relatos de experiências.