Helios 300 G3-572 com Fps baixo
VGuedes
Member Posts: 16 Troubleshooter
Jogando GTA V e Monster Hunter World com as configurações no médio-alto, percebi pelo RivaTuner E medidor de FPS da NVIDIA que meu fps estava bem menor do que o esperado no benchmark do site https://www.systemrequirementslab.com/cyri e o abaixo:
Também passei a perceber que meu note não apresenta desempenho satisfatório em outros jogos, rodando de 50 a 60 fps quase todo jogo de meu note (não está com fps limitado).
Informações:
Não fiz repaste nem limpeza dos fans tanto por não saber quanto por não ter nenhum serviço disponível na quarentena,está FORA da garantia (+1 ano), já coloquei a bateria e o geforce experience em modo de alto desempenho,já fiz optimização do windows,driver nvidia já está atualizado e também já tentei usar a versão do driver recomendada na página dos drivers de meu modelo de note, não apresenta temperaturas altas significantes o suficiente para throttle, testei por um tempo undervolt tanto da cpu (XTU/throttlestopper) quanto da gpu (MSI Afterburner) e melhorou,mas em poucos fps.
Sinceramente não sei o que falta para configurar meu notebook pra ele apresentar o alto desempenho que tanto me foi prometido.
Abaixo, alguns prints de momentos em que obtive fps baixo durante uma de minhas jogatinas de MHW, em que subitamente o uso de meu cpu e gpu atingem 100%/meu fps cai ridiculamente pra 20 fps de uma média de 45-50
Gostaria de saber se outros donos de Helios 300/notes no geral já apresentaram esse problema e se alguém tem alguma sugestão para mim, valeu!
Também passei a perceber que meu note não apresenta desempenho satisfatório em outros jogos, rodando de 50 a 60 fps quase todo jogo de meu note (não está com fps limitado).
Informações:
Não fiz repaste nem limpeza dos fans tanto por não saber quanto por não ter nenhum serviço disponível na quarentena,está FORA da garantia (+1 ano), já coloquei a bateria e o geforce experience em modo de alto desempenho,já fiz optimização do windows,driver nvidia já está atualizado e também já tentei usar a versão do driver recomendada na página dos drivers de meu modelo de note, não apresenta temperaturas altas significantes o suficiente para throttle, testei por um tempo undervolt tanto da cpu (XTU/throttlestopper) quanto da gpu (MSI Afterburner) e melhorou,mas em poucos fps.
Sinceramente não sei o que falta para configurar meu notebook pra ele apresentar o alto desempenho que tanto me foi prometido.
Abaixo, alguns prints de momentos em que obtive fps baixo durante uma de minhas jogatinas de MHW, em que subitamente o uso de meu cpu e gpu atingem 100%/meu fps cai ridiculamente pra 20 fps de uma média de 45-50
Gostaria de saber se outros donos de Helios 300/notes no geral já apresentaram esse problema e se alguém tem alguma sugestão para mim, valeu!
1
Respostas
-
Boa tarde VGuedes !
Primeira questão... qual modelo EXATO do sue notebook?
Segunda... testes de benchmark são somente testes sintéticos.
Eles são gerados para se ter uma base de comparação, mas não representam a realidade de todos os aparelhos pois não levam em consideração sistema, configurações, otimizações, etc.
Desempenho "prometido" é em relação ao conjunto de hardware.
Configurações, otimização e conhecimento para utilizar é de responsabilidade de cada usuario.
Verifique todas essas questões:
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
7- o batterybooster deve estar desativado8- desative o FPS limit10- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional
9- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo.
Quais temperaturas seu aparelho atinge?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
MaClane disse:Boa tarde VGuedes !
Primeira questão... qual modelo EXATO do sue notebook?
Segunda... testes de benchmark são somente testes sintéticos.
Eles são gerados para se ter uma base de comparação, mas não representam a realidade de todos os aparelhos pois não levam em consideração sistema, configurações, otimizações, etc.
Desempenho "prometido" é em relação ao conjunto de hardware.
Configurações, otimização e conhecimento para utilizar é de responsabilidade de cada usuario.
Verifique todas essas questões:
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
7- o batterybooster deve estar desativado8- desative o FPS limit10- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional
9- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo.
Quais temperaturas seu aparelho atinge?
Primeiramente, o modelo é o Acer Predator Helios 300 G3-572-75L9, com GTX 1060, i7-7700HQ, 16gb RAM e 2TB de HD.
Segundamente, sim, os benchmarks são apenas testes que não mostram o devido desempenho do notebook, mas era apenas um exemplo de fonte confiável para colocar no post, já que procurei vários vídeos de pessoas com meu modelo de notebook jogando com desempenho de cpu,gpu,ram e fps na tela e obtendo um desempenho diferente do meu.
Quanto às questões,perdão pois esqueci de mencionar algumas, mas já verifiquei todas antes e não mudou nada.
Por fim, quanto à temperatura o maior pico que eu ja tive nessas jogatinas foi de 96 graus por pouco tempo, com constante de 85-90.
Também teve o caso de logo que comprei o note consegui ter em uma jogatina de apex legends no ultra 120 graus, mas foi só uma vez, em um curto espaço de tempo e que não se repetiu nenhuma outra vez...0 -
Se o seu notebook não estiver na garantia, verifique este tópico: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer CommunityOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Se o seu notebook não estiver na garantia, verifique este tópico: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community0
-
Ocorre em jogos online somente?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
o seu notebook está na garantia? se não estiver, experimente trocar a pasta térmica.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Se não apresenta altas temperaturas, então a questão não seria pasta térmica e sim configurações do sistema.
Utiliza alguma aplicação enquanto joga?
Desabilita o antivírus?
Ele disse isso @MaClane:
Por fim, quanto à temperatura o maior pico que eu ja tive nessas jogatinas foi de 96 graus por pouco tempo, com constante de 85-90.
Também teve o caso de logo que comprei o note consegui ter em uma jogatina de apex legends no ultra 120 graus, mas foi só uma vez, em um curto espaço de tempo e que não se repetiu nenhuma outra vez...
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:o seu notebook está na garantia? se não estiver, experimente trocar a pasta térmica.0
-
MaClane disse:Se não apresenta altas temperaturas, então a questão não seria pasta térmica e sim configurações do sistema.
Utiliza alguma aplicação enquanto joga?
Desabilita o antivírus?
Quase sempre quando lembro, mas não tem aumento significativo de fps!0 -
" com constante de 85-90"
Isso não configura altas temperaturas para o aparelho.
Não há uma recomendação de pasta térmica.
Apenas deve atentar para a forma correta de aplicar bem como todo procedimento que é bastante minucioso.
Eu recomendo que faça um teste desabilitando TODAS as aplicações e antivírus e rode um jogo.
Poste a temperatura que é atingida após algumas horas de jogos.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa noite! Não consegui jogar muito hoje, só uns 20-30 minutinhos com tudo fechado (inclusive throttlestopper e msi afterburner), o note apresentou temperaturas bem altas comparadas ao normal (+95 constante), e contínuas quedas drásticas de fps pra 13-17 no meio da jogatina
0 -
Se o undervolt não lhe trouxe melhoras (o que realmente é estranho já que foi o único usuario a relatar isso de todos os milhares que utilizaram) então só lhe resta o repaste.
MaClane disse:Se o undervolt não lhe trouxe melhoras (o que realmente é estranho já que foi o único usuario a relatar isso de todos os milhares que utilizaram) então só lhe resta o repaste.0
-
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
VGuedes disse:MaClane disse:Se o undervolt não lhe trouxe melhoras (o que realmente é estranho já que foi o único usuario a relatar isso de todos os milhares que utilizaram) então só lhe resta o repaste.
Acredito ser a melhor opção por agora!
Mantenha o tópico informado!
O usuário do vídeo acima executou a troca da pasta no modelo g3-572. Só não esqueça de desconectar a bateria de lition. um erro que muitos usuários estão cometendo, é não desconectar a bateria de lition.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
VGuedes disse:Jogando GTA V e Monster Hunter World com as configurações no médio-alto, percebi pelo RivaTuner E medidor de FPS da NVIDIA que meu fps estava bem menor do que o esperado no benchmark do site https://www.systemrequirementslab.com/cyri e o abaixo:
Informações:
Pesquisei muito, e o problema é porque esse notebook usa também a intel UHD graphics quando jogado no próprio monitor do notebook. Ele usa a RTX2060, mas por algum motivo, para jogar a imagem para a tela do notebook ele usa também a intel UHD 630. E não da para desabilitar ela e jogar (em alguns jogos).
Para testar e verificar que o problema é com essa placa de vídeo intel integrada, ligue seu notebook pelo HDMI em alguma TV Full HD ou até mesmo 4K, configure o jogo para a resolução 1080p do jeito que você estava no notebook. Use a tecla ALT+F5 e selecione SEGUNDA TELA SOMENTE. Você provavelmente vai conseguir os FPS de todos os benchmarks.
No meu caso, no CS GO em 1080p low settings, na TV eu pego 320+ fps, no notebook eu estava pegando 100-140 fps.
O problema é que não tem solução e pesquisei muito. Consegui melhorar um pouco usando a tela do notebook (200-220 fps) desligando as opções da Game bar. Digite no pesquisar "Atalhos da barra de jogo" e desativa tudo (barra dejogos, gravação em segundo plano etc). Ajuda muito, mas ainda em monitor externo fico com FPS bem mais alto. E o motivo da melhora acredito ser porque a Game bar usa a placa intel para gravação, e ela fica ativada pra gravar últimos 30 segundos etc, então desativado melhorou bem...
Links dos vídeos explicando tudo porque perdemos FPS no monitor do notebook:
https://www.youtube.com/watch?v=U1-S0VL5Duk&t=395s
https://www.youtube.com/watch?v=RJfHr-Y57LY
Boa sorte ai, e vamos torcendo pra sair alguma atualização que melhore essa placa intel.
1