Acer Aspire E1-572_BR648 - Wifi não funciona

fabiosz
fabiosz Member Posts: 9 New User
Prezados,
Meu aspire deixou de funcionar o wifi, o bluetooth e ethernet.
Estou usando um adaptador wifi USB com muita instabilidade e a conexão cai toda hora.
Em Gerenciador de dispositivos, aparece o adaptador Qualcom Antheros AR956x, em STATUS, ele diz que está funcionando perfeitamente.
Mas a luz do wifi no laptop não acende e não tenho a chave on/off e a combinação de teclas com FN também não liga ou desliga o wifi.
Já instalei o driver versão 10.0.3.462 de 2019 e continua sem ligar.
Configurações de energia estão no máximo, em alto desempenho.
Se a placa estivesse queimada, o gerenciador informaria que o dispositivo funciona perfeitamente?
Win 10 64 bits.
Pode ser antena ou conectores com mal contato?
Alguma luz antes de partir pra troca da peça, por favor?
Obrigado!

Respostas

• Esse problema ocorreu após alguma atualização recente do windows? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • fabiosz
    Obrigado pela resposta.
    Na verdade o problema não apareceu de repente, sinto que comecei a perceber falhas no wifi aos poucos mas foi lento porque usava basicamente a conexão ethernet.
    Ela de vez em quando liga depois de reiniciar o laptop mas agora é bem raro, o que me leva a crer que pode ser algum curto ou mal contato da placa e não um problema definitivo, como expliquei, o dispositivo aparece como funcional no gerenciador de dispositivos mas não tenho como ligar de forma física por falta de opções no meu laptop.
    Como troquei o teclado, creio que inutilizou o uso das teclas de FN e o suporte não soube me dizer se é possível fazer isso sem uso do teclado ou da chavinha (que no meu modelo não existe).
  • o mesmo problema ocorre ao instalar o acer quick access?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • fabiosz
    Obrigado pela resposta e desculpe a demora.
    Instalei o soft mas acho que há algum problema nele, só me aparece uma opção de controle Bluelight shield. 
    Imaginei que teriam outras opções de controle mas só há essa.
    Instalei também o Care Center que não consegui nenhuma configuração pra corrigir o wifi.
    O problema persiste e estou usando um wifi usb com muita instabilidade de conexão.
    Quando faço o diagnóstico do hardware, ele indica que a placa está visível, supostamente "funcionando" mas desligada.
    O diagnóstico sugere apenas ligar a placa mas não tenho como fazer isso, não há botões físicos para ligar a placa no teclado.
    Segue aqui o print do diagnóstico feito pelo win10.
    Será que preciso trocar a placa wifi por uma nova?

Diagnósticos de Rede do Windows
    Problemas detectados
    Recurso sem fio desativado Não corrigido
    Ativar recurso sem fio
    Concluído
    Problemas detectados
    < Recurso sem fio desativado
    Ativar recurso sem fio
    Não corrigido
    Concluído
    Para habilitar o recurso sem fio deste computador, use o switch na parte
    frontal ou lateral do computador ou as teclas de função, caso estejam
    disponíveis.
    Log de Diagnóstico de Rede
    Nome do Arquivo:
    922EB3B0-AB14-4F97-875F-AD9FFC3B0067.Repair.1.etl
    Detalhes de detecção
    Informações sobre o Diagnóstico (Adaptador De Rede)
    Detalhes sobre o diagnóstico de adaptador de rede:
    Informações do driver Wi-Fi do adaptador de rede:
    Descrição . . . . . . . . . . : Qualcomm Atheros AR956x Wireless Network Adapter
    Fabricante . . . . . . . . . : Qualcomm Atheros Communications Inc.
    Provedor . . . . . . . . . . . : Qualcomm Atheros Communications Inc.
    Versão . . . . . . . . . . . : 10.0.0.263
    Nome do Arquivo Inf . . . . . . . . . : C:\WINDOWS\INF\oem33.inf
    Data do Arquivo Inf . . . . . . . . . : domingo, 8 de setembro de 2013 20:49:32
    Nome da Seção . . . . . . . . . : ATHR_DEV_OS61_ACER_956x_CH2.ndi
    ID de Hardware . . . . . . . . . . : pci\ven_168c&dev_0036&subsys_064211ad
    Sinalizadores de Status da Instância . . . . . : 0x180200a
    Código de Status do Gerenciador de Dispositivos . . : 0
    IfType . . . . . . . . . . . . : 71
    Tipo de Mídia Física. . . . . . : 9
    Informações sobre o Diagnóstico (Conectividade Sem Fio)
    Detalhes sobre o diagnóstico de conectividade sem fio:
    Informações da conexão que está sendo diagnosticada
    GUID da Interface: b30af33c-22ee-4bac-8b5f-3251b164659d
    Nome da interface: Qualcomm Atheros AR956x Wireless Network Adapter
    Tipo de interface: Wi-Fi Nativo
    Incidente de conexão diagnosticado
    Lista de ponto(s) de acesso visível(is): 0 item(ns) no total, 0 item(ns) exibido(s)
    Histórico de Conexão
    Informações de Identificação de Configuração Automática 1
    Lista de redes visíveis: 0 item(ns) no total, 0 item(ns) exibido(s)
    Lista de redes preferenciais: 0 item(ns)
    Para obter informações completas sobre esta sessão, consulte o evento informativo de diagnóstico sem fio.
    Classe do Auxiliar: Configuração Automática
    Inicializar status: Êxito
    Resultado do diagnóstico: Problema encontrado
    Causa principal:
    Recurso sem fio desativado
    Causa principal detalhada:
    Radiofrequência desativada (opção HW)
    Opção de reparo:
    Ativar recurso sem fio
    Para habilitar o recurso sem fio deste computador, use o switch na parte frontal ou lateral do computador ou as teclas de função, caso estejam disponíveis.
    Nome do Arquivo: 922EB3B0-AB14-4F97-875F-AD9FFC3B0067.Diagnose.0.etl
    Outras configurações de rede e logs
    Nome do Arquivo: NetworkConfiguration.cab
    Informações sobre coleção
    Nome do computador: TRIP2
    Versão do Windows: 10.0
    Arquitetura:
    Hora:
    x64
    quarta-feira, 24 de março de 2021 20:11:33
    Detalhes do fornecedor
    Detecta problemas na conectividade de rede.
    Versão do Pacote:
    Fornecedor:
    4.0
    Microsoft Windows

• Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer

• fabiosz
    Obrigado pela resposta!
    Instalei o driver e continua a mesma situação, a conexão está ativa (o ícone aparece com o X vermelho) porém não conectado.
    Rodei um novo diagnóstico e a resposta é a mesma : "recurso sem fio desativado" (Radio frequencia desativada (opção HW))
    Ele manda ativar o recurso usando uma chave física que não existe no meu modelo e a ativação via teclas FN também não funciona.
     Como que não existe uma forma de ativar o wifi via comandos de soft?
    Segue o novo relatório após a instalação do driver:
    Problemas detectados
    Recurso sem fio desativado Não corrigido
    Ativar recurso sem fio
    Concluído
    Problemas detectados
    < Recurso sem fio desativado
    Ativar recurso sem fio
    Não corrigido
    Concluído
    Para habilitar o recurso sem fio deste computador, use o switch na parte
    frontal ou lateral do computador ou as teclas de função, caso estejam
    disponíveis.
    Nome do Arquivo:
    D19CBA27-22E6-4446-BA1A-225D1ED15D95.Repair.1.etl
    Detalhes de detecção
    Informações sobre o Diagnóstico (Adaptador De Rede)
    Detalhes sobre o diagnóstico de adaptador de rede:
    Informações do driver Wi-Fi do adaptador de rede:
    Descrição . . . . . . . . . . : Qualcomm Atheros AR956x Wireless Network Adapter
    Fabricante . . . . . . . . . : Qualcomm Atheros Communications Inc.
    Provedor . . . . . . . . . . . : Qualcomm Atheros Communications Inc.
    Versão . . . . . . . . . . . : 10.0.0.263
    Nome do Arquivo Inf . . . . . . . . . : C:\WINDOWS\INF\oem33.inf
    Data do Arquivo Inf . . . . . . . . . : domingo, 8 de setembro de 2013 20:49:32
    Nome da Seção . . . . . . . . . : ATHR_DEV_OS61_ACER_956x_CH2.ndi
    ID de Hardware . . . . . . . . . . : pci\ven_168c&dev_0036&subsys_064211ad
    Sinalizadores de Status da Instância . . . . . : 0x180200a
    Código de Status do Gerenciador de Dispositivos . . : 0
    IfType . . . . . . . . . . . . : 71
    Tipo de Mídia Física. . . . . . : 9
    Incidente de conexão diagnosticado
    Lista de ponto(s) de acesso visível(is): 0 item(ns) no total, 0 item(ns) exibido(s)
    Histórico de Conexão
    Informações de Identificação de Configuração Automática 1
    Lista de redes visíveis: 0 item(ns) no total, 0 item(ns) exibido(s)
    Lista de redes preferenciais: 0 item(ns)
    Para obter informações completas sobre esta sessão, consulte o evento informativo de diagnóstico sem fio.
    Classe do Auxiliar: Configuração Automática
    Inicializar status: Êxito
    Resultado do diagnóstico: Problema encontrado
    Causa principal:
    Recurso sem fio desativado
    Causa principal detalhada:
    Radiofrequência desativada (opção HW)
    Opção de reparo:
    Ativar recurso sem fio
    Para habilitar o recurso sem fio deste computador, use o switch na parte frontal ou lateral do computador ou as teclas de função, caso estejam disponíveis.
    Nome do Arquivo: D19CBA27-22E6-4446-BA1A-225D1ED15D95.Diagnose.0.etl
    Outras configurações de rede e logs
    Nome do Arquivo: NetworkConfiguration.cab
    Informações sobre coleção
    Nome do computador: TRIP2
    Versão do Windows: 10.0
    Arquitetura:
    Hora:
    x64
    quinta-feira, 25 de março de 2021 13:18:32
    Detalhes do fornecedor
    Detecta problemas na conectividade de rede.
    Versão do Pacote:
    Fornecedor:
    4.0
    Microsoft Windows

• fabiosz
    Olá.
    Tentei de tudo, o FN+ tecla que indica o wifi, ativa /desativa ou MODO AVIÃO, não consigo achar a tecla que ativa / desativa o wifi.

Quando tento nas configurações de rede, o modo wifi não se mantém ativado.

Será alguma configuração de soft?

Qual a melhor config avançada das propriedades para este adaptador? (Também estou tendo dificuldades de manter o wifi ativo com o adaptador wifi usb, a conexão cai a toda hora e as opções do avançado são diferentes para os 2 casos).

Obrigado!

• Você já instalou o acer launch manager?

egydiocoelho Trailblazer

• fabiosz
    Obrigado pela ajuda!
    Instalei sim, mas a única coisa que foi instalada é um soft chamado "Identity card".
     O "live updater" não mostra nenhuma atualização disponível para instalação.
    O driver que você indicou parece ser um dos mais atualizados disponíveis.
    A máquina continua reconhecendo a placa mas ela não ativa de forma alguma.
    (PS: a minha rede Ethernet também foi pro espaço, só consigo enxergar a rede wifi do adaptador USB que foi instalada - mas continua instável).

• fabiosz

Segue o status das redes no momento.
  • Instale o arquivo .inf pelo gerenciador de dispositivos e verifique se o problema ainda ocorre: https://www.ath-drivers.eu/qualcomm-atheros-download-drivers-nr-363-with-code-1935.html

egydiocoelho Trailblazer

• fabiosz
    A pasta tem arquivos com os nomes athw10.inf e athw10x.inf
    Preciso instalar ambos ou escolho um dos 2?
  • Sim, pode ser qualquer um dos dois

egydiocoelho Trailblazer

• fabiosz
    Instalei e não houve diferença.
    Continuo usando o wifi via adaptador USB.
    Alguma chance de ser os cabos da placa desconectados e a placa não "ligar" por conta disso?
    Porque é curioso, se a placa estivesse queimada, ela não seria reconhecida pelo sistema, não é mesmo?
  • Verifique se a placa wlan está conectada corretamente no slot e também verifique os cabos main e aux:
    https://www.youtube.com/watch?v=acxOktMAZ3I

egydiocoelho Trailblazer