A315-42 : não volta da suspensão após instalar um SSD e reinicia na bateria
Olá pessoal, tudo bem?
Estou com um problema que está tirando meu sono.
Tenho um Notebook Acer A315-42-R1B0 com 12gb de ram, placa de vídeo Radeon Vega 8 e processador Ryzen 5, ele veio com um HDD de 1tr e comprei um SDD nVME de 512 da XPG para colocar na entrada M.2 do meu note.
Instalei o SSD e usando o Macryum Reflact eu copiei todos meus dados do windows e arquivos para o SSD e aposentei meu HD, porém após isso o note começou a apresentar alguns defeitos:
1º - Quando ele entra em modo de suspensão a luz laranja pisca e quando clico em qualquer tecla, ou menos no botão power a luz fica azul mas ele trava não volta a dar tela e nenhum sinal de vida, simplesmente tenho que segurar o power até ele desligar e religar do zero.
2º - Sabendo que poderia ser Bios eu fui até o site da Acer e instalei a Bios mais recente ( de 1.06 para 1.11) que não só NÃO resolveu meu problema, como ainda me deu um presente que quando tiro o note do carregar ele dá erro no windows e reinicia, após reiniciar volta para a tela do windows, coloco minha senha e na área de trabalho depois de 50 segundos ele trava e reinicia novamente.
Alguém sabe como resolver esses problemas? Estou voltando a bios 1.06 para ver se o note para de reiniciar quando fora do carregador, isso é válido, pode ter algo haver?
Agradeço a atenção e ajuda.
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Respostas
-
Sobre a atualização do bios, não aconselho o downgrade. Acesse o bios, pressione f9 para restaurar e depois f10 para salvar e sair. É sempre recomendavel restaurar o bios após a atualização do bios. Sobre o outro problema, tem um driver específico do chipset que resolve o problema de tela azul.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Restaurei a BIOS conforme orientado, porém o problema da suspensão continua.
Se deixo o note por um tempo sem mexer ele suspende e não volta mais, fica travado e tenho que segurar o botão de power. Se fecho a tam
Agora sobre o desligamento espontâneo, Instalei o driver do Chipset do site oficial da AMD porém não resolveu.
Como solução momentânea tentei o que foi orientado nesse tópico, resolveu por enquanto, pelo menos posso usar sem o uso do carregador por enquanto até arrumar uma solução definitiva:
https://community.acer.com/pt/discussion/629082/acer-aspire-3-a315-42-r6fz-reinicia-sozinho-quando-nao-esta-conecatdo-ao-cabo-de-energia-windows10
0 -
Tenta instalar o driver do chipset fornecido pelo usuário da comunidade inglesa:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Acabei de instalar conforme orientado e o problema persiste, ele apareceu mais um modo de energia AMD, mas mesmo com ele habilitado assim que eu tiro do carregador em alguns segundos ele reinicia
0 -
Houve um usuário que desativou o driver da bateria no gerenciador de dispositivos. O mesmo problema ocorre ao desativar o driver? Houve também outro usuário, que utilizou o programa driverbooster para corrigir o driver da bateria!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Desativei o driver da bateria e realmente resolveu parcialmente o problema, após tirar do carregador ele não rejnicia com a tela azul, o único problema é que não fico sabendo sobre a carga da bateria, ou seja não é uma solução ideal.
Baixei o driverbooter e atualizei os drivers e pedi para reparar o driver da bateria, porém o problema continua.0 -
Ok! Faça isso:
a) primeiro faça o backup do windows por precaução:
https://www.youtube.com/watch?v=cCmAOwRYNwY
b) depois, baixe o iso do windows 10 e faça uma instalação limpa do windows, para verificar se o problema ainda ocorre: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Ok! Faça isso:
a) primeiro faça o backup do windows por precaução:
https://www.youtube.com/watch?v=cCmAOwRYNwY
b) depois, baixe o iso do windows 10 e faça uma instalação limpa do windows, para verificar se o problema ainda ocorre: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
Tentei ligar na Acer mas também não obtive uma resposta concreta e direta, mandei um e-mail como pediram pois meu note está na garantia, mas também não respondem o e-mail.
Verifiquei aqui na comunidade que muitos estão com problemas parecidos como tirar do carregador e o note reiniciar, mas não vi nenhuma resolução em nenhum desses casos só uma solução paliativa que é desativar o driver da bateria, estou fazendo isso a 1 mês sem a solução definitiva.
Agora depois de 1 mês alguma solução está disponível? Pelo que procurei nos tópicos anteriores ainda não vi, mas caso tiver algo egydiocoelho eu agradeço imensamente, pois já estou desesperado para ter meu note em sua plena função como antes.0 -
O histórico de confiabilidade e o visualizador de eventos do windows, mostra o erro que ocorre, na hora exata em que o problema ocorre?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Esse foi o log do visualizador de eventos
Propriedades do evento:Nome do Log: SystemFonte: Microsoft-Windows-Kernel-PowerData: 13/04/2021 21:02:34Identificação do Evento:41Categoria da Tarefa:(63)Nível: Nível CríticoPalavras-chave:(70368744177664),(2)Usuário: SISTEMAComputador: LAPTOP-95L9SSOADescrição:O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.XML de Evento:<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event"><System><Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" /><EventID>41</EventID><Version>8</Version><Level>1</Level><Task>63</Task><Opcode>0</Opcode><Keywords>0x8000400000000002</Keywords><TimeCreated SystemTime="2021-04-14T00:02:34.1394951Z" /><EventRecordID>12129</EventRecordID><Correlation /><Execution ProcessID="4" ThreadID="8" /><Channel>System</Channel><Computer>LAPTOP-95L9SSOA</Computer><Security UserID="S-1-5-18" /></System><EventData><Data Name="BugcheckCode">292</Data><Data Name="BugcheckParameter1">0x10</Data><Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data><Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data><Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data><Data Name="SleepInProgress">0</Data><Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data><Data Name="BootAppStatus">0</Data><Data Name="Checkpoint">0</Data><Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data><Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data><Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data><Data Name="BugcheckInfoFromEFI">true</Data><Data Name="CheckpointStatus">0</Data><Data Name="CsEntryScenarioInstanceIdV2">0</Data><Data Name="LongPowerButtonPressDetected">false</Data></EventData></Event>
0 -
Qual é o modelo do ssd? Você já tentou atualizar o firmware do ssd e o bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0