Como corrigir o erro "No bootable device" no notebook Acer A315-53-52ZZ (após um dual boot)

Opções
Robotis
Robotis Member Posts: 14

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Recentemente fiz um dual boot na minha máquina entre o windows (que veio instalado) e o kali linux, a instalação foi um sucesso, bootei meu pen drive de 16GB com a imagem ISO do kali linux versão 2020.3 e realizei a instalação, a única coisa de estranha quando eu finalizei a instalação e a máquina reiniciou sozinha foi que não apareceu a tela do grub para escolher o sistema operacional foi direto para o windows, depois disso eu apenas loguei na BIOS e coloquei a partição do kali como 1° reiniciei o not, e  por fim entrei no kali, depois de 3 dias mexendo normalmente no kali linux, tive a necessidade de acessar o windows para o uso de um software, reiniciei o computador e esperava que eu fizesse o mesmo que tinha feito a 3 dias atrás, ir ao menu de boot e colocar a partição do Windows em 1° , mas não havia nenhuma partição em modo UEFI na BIOS reiniciei o not novamente e a tela foi para no bootable device, nisso, eu pesquisei um pouco para entender o que tinha acontecido, eu já verifiquei e na BIOS o meu HD é detectado pelo not, quando eu mudo de UEFI para Legacy as partições e componentes do not aparecem mas o erro continua, não na mesma tela, mas um diferente informando o mesmo erro, eu fiz algumas pesquisas e vi que além dessas 2 opções para resolver o problema (HD mal encaixado e mudança para legacy) o leitor de CD poderia não estar sendo detectado e encontrei algo relacionado ao grub não estar instalado na máquina, cujo a última opção possa ser mais provável já que no primeiro logger no kali a tela do grub não Apareceu, espero que possam me ajudar a resolver o problema.

Melhores respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,735 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,735 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    O ideal é sempre instalar dois sistemas operacionais no mesmo disco rígido. Sobre a outra pergunta, sim, você pode instalar dois sistemas em dois discos diferentes sem problemas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Robotis disse:
    Recentemente fiz um dual boot na minha máquina entre o windows (que veio instalado) e o kali linux, a instalação foi um sucesso, bootei meu pen drive de 16GB com a imagem ISO do kali linux versão 2020.3 e realizei a instalação, a única coisa de estranha quando eu finalizei a instalação e a máquina reiniciou sozinha foi que não apareceu a tela do grub para escolher o sistema operacional foi direto para o windows, depois disso eu apenas loguei na BIOS e coloquei a partição do kali como 1° reiniciei o not, e  por fim entrei no kali, depois de 3 dias mexendo normalmente no kali linux, tive a necessidade de acessar o windows para o uso de um software, reiniciei o computador e esperava que eu fizesse o mesmo que tinha feito a 3 dias atrás, ir ao menu de boot e colocar a partição do Windows em 1° , mas não havia nenhuma partição em modo UEFI na BIOS reiniciei o not novamente e a tela foi para no bootable device, nisso, eu pesquisei um pouco para entender o que tinha acontecido, eu já verifiquei e na BIOS o meu HD é detectado pelo not, quando eu mudo de UEFI para Legacy as partições e componentes do not aparecem mas o erro continua, não na mesma tela, mas um diferente informando o mesmo erro, eu fiz algumas pesquisas e vi que além dessas 2 opções para resolver o problema (HD mal encaixado e mudança para legacy) o leitor de CD poderia não estar sendo detectado e encontrei algo relacionado ao grub não estar instalado na máquina, cujo a última opção possa ser mais provável já que no primeiro logger no kali a tela do grub não Apareceu, espero que possam me ajudar a resolver o problema.
    @egydiocoelho
  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    @egydiocoelho
    Sim já tinha desativado. 
    Desculpa a demora pra responder é que eu não tinha ideia se vocês iam demorar ou não pra responder, então deixei um técnico levar e ele disse que não conseguiu arrumar que o que ele podia fazer é formatar o HD perdendo os dados, eu já meio que sabia que talvez eles não conseguiriam já que o erro é mais focado em software e eles eram mais da parte de hardware, bom eu tentei apertar a tecla F8 como é informado no link, mas não aconteceu nada, as únicas 2 teclas de F's é o F2 e o F12...
  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    editado novembro 2020
    Opções
    Vou tentar usar um pen drive pra acessar o cmd, só ressaltando, na BIOS em UFEI os componentes não aparecem (antes do dual boot apareciam) 
    Mas mudando pra Legacy eles estão lá
    HD sendo detectado...
    E outras configurações da BIOS
    Eu acredito que tenha algo relacionado com o grub mas é só um palpite, vou bootar o pen drive pra acessar o cmd e ver se consigo dar o comandos, volto pra informar se deu ou não certo

    [Título editado para adicionar o nome do produto]
  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Então não deu certo, mas ai eu fiz o seguinte... bootei o pen drive com kali linux e reinstalei o kali na partição que eu tinha criado que o kali estava, exclui ela e reinstalei, ok... consegui entrar no kali linux novamente, quando terminou a instalação foi pra tela do grub, mas eu reparei que o windows não apareceu, então eu escolhi o kali linux, e consegui entrar, agora, eu to com muito medo de reiniciar o computador e dar esse erro dnv, então eu queria saber se tem algo que eu poderia fazer no terminal pra poder ter certeza de que os 2 sistemas vão ser detectados pelo grub, e se o grub irá aparecer na inicialização e não o erro, desde já, obrigado.
  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Dnv... eu fui reinciar o computador pra ver se voltaria pro no bootable, já que uma hora ou outra isso iria acontecer, e realmente não voltou, iniciou-se com o grub, massss ainda não aparecia o windows na inicialização do grub, eu fui dar uma olhada na BIOS pra ver oq aparecia, e em UEFI aparece
    uma opção:
    Eu simplesmente buguei, ai eu fui trocar pra Legacy e ver oq aconteceria, e deu o mesmo erro no bootable device, voltei pra BIOS e tava tudo aparecendo (em legacy), quando eu troquei pra UEFI eu achava que voltaria para a tela do grub já q a partição da imagem tava lá, mas na vdd deu o mesmo erro de no bootable device, mas ai eu peguei um vídeo e fiz um procedimento com o pen drive bootavel do kali, de um video do youtube que eu vi https://www.youtube.com/watch?v=tDz-E4kk3Bc título (como recuperar BOOT UEFI no linux se uma maneira simples e objetiva) eu fiz os comandos que eles disse no vídeo e funcionou, agora eu to com uma ideia que eu necessito recuperar o BOOT UEFI no windows pra que ele apareça no modo UEFI na bios e o GRUB detecte ele, já que ele só ta no modo Legacy, mas o estranho que não entra na minha mente que é todos os componentes do PC foram pra Legacy, não foi apenas o HDD0 mas ATAPI USB HDD1 tudo, amanhã eu vou tentar ver isso de BOOT UEFI mas no windows, e saber se tem como recuperar, e também esperar resposta desse suporte, se eu tiver enchendo muito o saco foi mal, obrigado hehe


  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Então... eu acho q já entendi oq eu tinha q fzr com aquele link, mas eu irei fazer amanhã e acho q poderá resolver sim, já que não é tão diferente do kali linux na recuperação, agora eu só queria que me explicassem por que que esses erros aconteceram pra que eu não faça as mesmas coisas de novo, eu simplesmente bootei o pc com o kali linux, e tudo foi trocado pra legacy, isso pra mim ficou bem confuso, e dps na reinicialização ocorreu o erro no bootable device, queria entender o que ocasionou isso tudo...
  • Commodore_1995#
    Opções
    Isso pode ocorrer quando a partição de inicialização é corrompida. Você pode utilizar um pendrive com o iso do windows e tentar recuperar o windows, pressionando shift+f10 e digitando os comandos que estão no site da dell.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    editado novembro 2020
    Opções
    Olá só queria que você me confirmasse os comandos...

    assign letter=:
    nesse comando eu preciso colocar uma letra de unidade que não esteja sendo usada, correto?
    ex: assign letter=:j

    </code></div><div><code>na etapa 6 o comando

    cd /d :\EFI\Microsoft\Boot\

    <i>necessita informar a unidade em algum lugar do código, ou esse comando é pra ser colocado exatamente assim?</i>

    no ultimo comando da etapa 6 </code><br><code>

    </code><code>
    bcdboot c:\Windows /l en-us /s : All

    é pra ser colocado exatamente assim?

    e no 2° e ultimo tópico da página há outro procedimento chamado

    Como reparar seu MBR (registro mestre de inicialização)

    é necessario fazê-lo? (é que são 2 procedimentos na página, não sei se os 2 estão ligados com o meu problema)
    peço desculpas por tantas perguntas, mas foi algumas das suposiçoes que eu fiz e eu quero digitar os comandos direitos sem nenhum erro pra que depois dê errado e eu venha falar que esse procedimento não deu certo, desde já obrigado.



  • Commodore_1995#
    Opções
    Sim, a letra é relacionada a partição c:\. Verifique se funciona. O segundo passo, não é necessário por enquanto.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Então, deu e não deu certo, antes eu tinha feito um procedimento com um pen drive bootável com o kali linux, e consegui bootar e entrar novamente no SO, o Grub iniciava mas só aparecia o kali linux, nesse procedimento  do windows que vc me passou funcionou, mas o windows entra primeiro, sem tela de inicialização do grub ou kali linux, e eu acredito q se eu refizer o primeiro procedimento do pen drive com o kali eu acho que o windows que vai sair, eu quero colocar o grub como inicialização e que ele mostrasse a inicialização do kali linux e do windows na tela, pra que eu escolha um dos sistemas operacionais, já tentei o comando: bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grub64.efi eu imaginei que daria erro já que não é o ubuntu que tá instalado na partição e sim o kali, mas mesmo assim eu fui testar, e disse q o comando foi executado com sucesso, mas reiniciei e novamento o windows entrou direto, e só uma ressalva... antes de fazer esse procedimento o boot do kali aparecia no menu de boot, quando eu terminei o procedimento voltei ai menu e apenas o do windows tava lá, pode me ajudar a deixar a o grub como inicialização e colocar o kali e o windows nas opções de escolha?
  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    No vídeo mostra o dual boot com o ubuntu, eu tenho instalado o kali linux, eu sei que não é tanta diferença, mas quando eu coloco o pen drive bootável, a opção que eu deveria clikar (no ubuntu) Try ubuntu GNOME without installing não tem no boot do kali, (até onde eu sei não), mas tem uma opção que leva pra um terminal, não sei se irá funcionar da mesma forma...
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,735 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Robotis
    Robotis Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Entendo, eu estou com um receio de fazer esse processo pq preciso utilizar o windows durante os próximos 2 meses, se der algum erro vai levar um tempo pra arrumar, então me responda só uma coisa, meu Acer tem entrada SSD SATA, caso eu compre um e boote ele com o kali linux como são 2 compartimentos diferentes (HD e SSD) cada um com um sistema operacional. Ficaria menos provável desses pequenos erros de boot acontecerem? Ou boot é boot não importando onde esteja instalado?
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,735 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    O ideal é sempre instalar dois sistemas operacionais no mesmo disco rígido. Sobre a outra pergunta, sim, você pode instalar dois sistemas em dois discos diferentes sem problemas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)