AN515-54-75FJ : Velocidades da ventoinhas Nitro 5 muito acima do normal
Cefamox
Member Posts: 20 Networker
Olá pessoal, estou com um problema aqui que tá me tirando o sono. tenho um Nitro 5 modelo AN515-54-75FJ originalmente veio com Endeless com 2 meses de uso, a como tenho o windows Pro original já instalei nele.
O Problema é que as ventoinhas vivem em 4000-5000rpm mesmo com o processador a 45-50 graus pelo nitrosense. Quando vou jogar elas vão para 6000-6122 rpm com processador a 75-80 graus...fica impossivel jogar assim, é horrivel parace um aspirador de pó.
Outra coisa, se eu configuro no nitrosense como "personalisado" nas ventoinha como 4000rpm, era pra ficar nessa velocidade mesmo que a temperatura suba? ou se a temperatura subir ele vai rodar mais rapido? Fica minha duvida
Já reinstalei windows, já resetei a bios, já instalei o pretadorsense. já tentei o notebookfancontrol. e nada, fica um aspirador de pó.
Volta ao normal depois de jogar? sim volta mas demora uns par de minutos.
Já entrei em contato com o suporte, que pouco adiantou esperar a ajuda dos colegas , caso contrário terei que enviar pra garantia.
obrigado
[Título editado para adicionar o nome do produto]
O Problema é que as ventoinhas vivem em 4000-5000rpm mesmo com o processador a 45-50 graus pelo nitrosense. Quando vou jogar elas vão para 6000-6122 rpm com processador a 75-80 graus...fica impossivel jogar assim, é horrivel parace um aspirador de pó.
Outra coisa, se eu configuro no nitrosense como "personalisado" nas ventoinha como 4000rpm, era pra ficar nessa velocidade mesmo que a temperatura suba? ou se a temperatura subir ele vai rodar mais rapido? Fica minha duvida
Já reinstalei windows, já resetei a bios, já instalei o pretadorsense. já tentei o notebookfancontrol. e nada, fica um aspirador de pó.
Volta ao normal depois de jogar? sim volta mas demora uns par de minutos.
Já entrei em contato com o suporte, que pouco adiantou esperar a ajuda dos colegas , caso contrário terei que enviar pra garantia.
obrigado
[Título editado para adicionar o nome do produto]
1
Respostas
-
Qual é a versão do bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
olá, V1.31
0 -
Você pode verificar se há algum programa utilizando a placa de vídeo nvidia? Além disso, houve um topico na comunidade inglesa, em que alguns usuários estão utilizando o programa Thottlestop e intel xtu. Procure pelos tópico do usuario Red-SandOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Egydio, nada anormal..não tem programas rodando, somente o jogo que estou jogando no momendo...pubg ou bf5, warzone. Já usei o Throttlestop e fiz undervolt e desabilitei o turbo..mas sem sucesso, note chega a 60graus e a ventoinha a 5000rpm...então o problema não é temperatura, pois a essas velocidades ele fica mais frio mesmo, mas ao custo do barulho que é horrivel.
Uma questão.se eu configuro no nitrosense como "personalisado" nas ventoinha como 4000rpm, era pra ficar nessa velocidade mesmo que a temperatura suba? ou se a temperatura subir ele vai rodar mais rapido?
Será que consigo fazer o donwgrade de bios?
Obrigado0 -
Se eu não me engano, houve um usuário na comunidade que conseguiu ajustar os fans, mas eu não estou achando o link. Essa é a tabela que a acer fornece:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Nossa....as fans aqui ficam muito, mas muito acima disso. E elas sobem igualmente CPU e GPU.
Li esse topico abaixo desde o começo, pessoal teve sucesso com um predator controlando as fans pelo notebook fan control.
Mas aqui não consegui, ele até funciona um pouco mas parece que as configuraçoes da bios assumem o controle da fan mesmo o software segurando elas.
Assim como o nitrosense (tentei o predatorsense também). Colega meu tem um Predator e se ele setar as fans a 4000 elas ficam independente da aplicaçao rodando. Aqui isso não acontece de jeito nenhum.
Pelo jeito só garantia mesmo.
link
https://community.acer.com/en/discussion/574033/helios-300-ph317-53-72p5-rtx-2060-fan-stopping/p8
0 -
Eu não creio que isso seja um problema para acionar a garantia. Isso não irá ocasionar nenhum dano ao notebook. O coolboost estava desativado?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Coolboost ativado ou não dá no mesmo. Entendo que isso não acarreta problemas pro hardware...até porque ele está rodando mais frio. Mas não é normal concorda? ele deveria seguir mais ou menos essa tabela que postou, com uma margem de erro pra mais pra menos claro. Mas está muito acima, pensa em um local silencioso a noite e você jogando a 70 graus e com as fans a 6122 rpm. A vontade é de mandar o notebook pela janela do 5 andar onde moro. Barulho é desproporcional, horrível de aguentar. Se tiver um notebook aí faça esse teste.
Obrigado por tentar ajudar, se tiver algo mais de sugestões eu agradeço.0 -
Eu tenho esse modelo de notebook, um AN515-54-79YX. O que eu percebo é que quando reinicio o windows, os fans demoram um pouco para estabilizarem na rotação correta. Houve um usuário aqui na comunidade portuguesa, que disse isso ocorre quando há dois ssds m2 2280 instalado na placa mãe. No meu caso, eu possuo dois nvme. Eu vou procurar mais afundo sobre esse problema principalmente na comunidade.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Eu também tenho os 2 slots ssd ocupados, 1 com windows de 128gb original dele, e e outro liteon nvme de 500gb. Primeira coisa que fiz quando vi esse problema de fans foi retirar o ssd que eu adicionei pra ver se erra algo. Não é. Agradeço o retorno e o empenho em ajudar. Obrigado.0
-
Mais alguém com alguma ideia?0
-
Isso não é um problema. No entanto, o que acontece quando você atualiza o bios para a versão 1.31 e depois reseta a bateria?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Bom dia,
Claro que é um problema Egydio, qualquer uso simples do notebook as ventoinhas a 6122rpm acha que isso não é um problema? o seu é assim também?
A bios está na versao 1.31 e já resetei a bateria umas 10x. mesma coisa.0 -
Aqui acontece quando há algum programa utilizando a placa de vídeo nvidia em segundo plano. Você pode verificar isso?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
uso monitor externo, então a gtx fica ativada. Instalei o sistema original e fiz uns testes com programas de stress específicos para os sistema linux para vga e cpu. E bingo as ventoinhas sobem de rotação mais que o normal e depois mesmo desligando os programas de stress as ventoinhas continuam a girar muito rapido fazendo um barulho infernal mesmo com temperaturas de 45graus. Então esta com defeito, vou enviar pra garantia.
0 -
Eu não acho que está com defeito. verifique esse link: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer CommunityOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Egydio, é sério mesmo que você acha normal um notebook com a temperatura da CPU em 46 graus e com a ventoinha a 5500rpm? Se isso é normal? tô fora não quero notebook assim.
Já testei esse profile aí do link. Ele faz undervolt de 0,133 no cpu e aqui deu tela azul.0 -
O que acontece quando você altera o desempenho do processador para 99% nas opções de energia? Além disso, tente instalar essa versão do turbo boost: https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Turbo Boost/Turbo Boost_Intel_1914.12.0.1256_W10x64_A.zip?acerid=637374755232424174&Step1=NOTEBOOK&Step2=NITRO&Step3=NITRO AN515-54&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Se colocar em 99% , desabilita o turbo processador fica em 2500-2600mhz em full load. Então nessa frequencia ele demora mais para atingir temperaturas maiores, mas no final dá no mesmo...ventoinhas a 5500rpm. O problema também é que depois que as ventoinhas atingem essa velocidade , mesmo fechando o jogo elas não voltam ao normal...continuam a 5500rpm pra voltarem ao normal somente reiniciando pc.
Vou testar esse intel turbo boost que mandou. Posto o resultado. Obrigado0 -
Eu sempre acompanho esse canal no facebook: https://www.facebook.com/groups/PredatorHelios300
É muito provável que tenha alguma solução lá.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0