A315-54 : Queda rendimento e HD 100%
Rustless
Member Posts: 6
Tinkerer
Bom dia a todos,
Comprei um notebook Acer Aspire A315-54 tem 5 meses e sempre utilizei ele na função multitarefas, por exemplo, jogava league of leagends enquanto trocava de abas de aplicativos como chrome e até mesmo realizava transmissões no discord ao mesmo tempo. Isso sempre foi realizado de forma rápida e sem travamentos.
Nos últimos dois dias o notebook veio apresentar redução da velocidade, de forma que não conseguia nem tem apenas o jogo sem alguns travamentos ou até mesmo que fosse necessário desligar o dispositivo direto no botão. Nesse segundo caso, a seguinte mensagem de erro apareceu para mim.
Já realizei a restauração do sistema, mantendo os documentos, através do alt+F10 ao iniciar o computador porém a lentidão persiste.
Estarei realizando a restauração completa novamente para ver se corrigi, porém se tiverem algum outra solução, gostaria muito de saber.
Também gostaria de saber qual o normal de consumo do disco em % que é normal ao inicializar um notebook e durante as tarefas.
Desde já, agradeço a todos.
Atenciosamente,
Rustless
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Comprei um notebook Acer Aspire A315-54 tem 5 meses e sempre utilizei ele na função multitarefas, por exemplo, jogava league of leagends enquanto trocava de abas de aplicativos como chrome e até mesmo realizava transmissões no discord ao mesmo tempo. Isso sempre foi realizado de forma rápida e sem travamentos.
Nos últimos dois dias o notebook veio apresentar redução da velocidade, de forma que não conseguia nem tem apenas o jogo sem alguns travamentos ou até mesmo que fosse necessário desligar o dispositivo direto no botão. Nesse segundo caso, a seguinte mensagem de erro apareceu para mim.
Já realizei a restauração do sistema, mantendo os documentos, através do alt+F10 ao iniciar o computador porém a lentidão persiste.
Estarei realizando a restauração completa novamente para ver se corrigi, porém se tiverem algum outra solução, gostaria muito de saber.
Também gostaria de saber qual o normal de consumo do disco em % que é normal ao inicializar um notebook e durante as tarefas.
Desde já, agradeço a todos.
Atenciosamente,
Rustless
[Título editado para adicionar o nome do produto]
0
Respostas
-
Bom dia Rustless !
Qual modelo EXATO do sue notebook?
Qual sistema operacional?
Se desligou diretamente no power (procedimento que deve ser evitado), arquivos de sistema podem ter sido corrompidos.
"Estarei realizando a restauração completa novamente para ver se corrigi, porém se tiverem algum outra solução, gostaria muito de saber."
R: impossível saber sem ter acesso dos logos de erro para depuração.
"Também gostaria de saber qual o normal de consumo do disco em % que é normal ao inicializar um notebook e durante as tarefas."
R: não existe "consumo normal de disco".
Não há uma média ou valor padrão.
Cada sistema irá apresentar um consumo de acordo com base, versão, softwares, serviços, configurações, etc
A "lentidão" que afirma é apenas na inicialização ou no próprio sistema?
Esta utilizando conectado na tomada de energia e com plano de alto desempenho?
Assim que realizar uma restauração completa, faça a verificação.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Olá MaClane
O notebook é modelo Aspire A315-54, Intel Core i5-10210U CPU 1,6Ghz, 8GB Ram, Intel UHD Graphics, Windows 10-64 bit.
A lentidão é tanto na inicialização quanto em alguns momentos na tarefas, não sendo sempre.
Dou preferência pra utilização do notebook na tomada sempre.0 -
Mas o disco fica em 100% sempre? Tente executar esses procedimentos:
a) pressione windows + r e digite msconfig. Vá em em serviços, ocultar serviços da microsoft e desative todos. Depois reinicie o windows.
b) faça uma limpeza de disco como administrador:
c) abra o powershell como administrador e digite o comando chkdsk /r/fOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Rustless disse:Olá MaClane
O notebook é modelo Aspire A315-54, Intel Core i5-10210U CPU 1,6Ghz, 8GB Ram, Intel UHD Graphics, Windows 10-64 bit.
A lentidão é tanto na inicialização quanto em alguns momentos na tarefas, não sendo sempre.
Dou preferência pra utilização do notebook na tomada sempre.
Seu Windows é de fábrica?
Realize essas configurações:Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
Desinstale qualquer antivírus.
Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
Atualize a release do Windows para no máximo 1909.
Verifique todas essas questões também:
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de uma tarefa de alto rendimento
5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
7- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
8- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
9- desative o gravador DVR
10- todos as aplciações devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional
Depois reinicie e faça um teste.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Realizarei essas verificações nos próximos dias e entrarei em contato novamente para avisar caso tenha funcionado ou não.
Caso tenham mais soluções estou aberto a tentativas.
Atenciosamente,
Rustless0 -
Experimente também os drivers das controladoras aqui: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/detect.htmlOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Rustless , assim que realizar todas as configurações e procedimentos, retorne para informar sobre o desempenho!
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Bom dia a todos,
Atualizando vocês que se prontificaram a me ajudar, @MaClane @egydiocoelho, realizei a restauração do sistema as configuração através do comando alt+f10.
Apenas para deixar salvo para pessoas futuras que talvez possuam esse problema vou descrever o processo, não achei em nenhum tópico e em alguns momentos me senti perdido.
A restauração excluindo todos os arquivos durou cerca de 6/7 horas, sendo a primeira etapa durando cerca de 3 horas para chegar na porcentagem de 43%, valor que ficou estabilizado por 2 horas até que do nada deu como concluído. A segunda etapa foi a de instalação do windows sendo ela mais rápida e quando a % acompanhando a evolução, durando certa de 1/2 horas. Após feito isso, realizei as configurações normais do computador, como se eu tivesse acabado de tirar ele da caixa.
Realizei nele tarefas que sempre desempenhei nos últimos 5 meses, como jogar League of Legends, enquanto estava com chamada ligada no Teams, discord e google chrome aberto. Pude realizar todas as tarefas com tranquilidade e alternando com shift+tab sem travamentos. Até o momento não apresentou problemas.
De qualquer forma, conversei com a assistência técnica da Acer online e acabei descobrindo que o notebook possui um Slot livre M.2 2280, compatível com SSD PCle NVMe Gen. 3x2 de até 512GB, e que posso realizar a adição de um SSD ao sistema sem perder a garantia. Dessa forma, estarei providenciando um dispositivo compatível com essa configurações para que possa ganhar desempenho e evitar possíveis bugs do windows 10 em meu equipamento.
Agradeço mais uma vez a prontidão de todos.
Atenciosamente,
Rustless
0 -
Bom dia Rustless !
Qual a release atual do Windows?
O erro de uso de 100% do Windows nada tem a ver com o disco em si, ele ocorre tanto em HDDs quanto SSDs.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sim, seria essa informação mesmo.
Apenas para confirmar pois a release 1909 e 2004 (apesar de problemática), aparentemente corrigem algumas falhas que apresentam o erro de 100%
Se o problema do disco em 100% voltar a ocorrer, veja esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=qWESrvP_uU8&t=5s
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1