Problema ao jogar no Acer Nitro 5 (AN515-51-50U2)

lcs_x
lcs_x Member Posts: 5

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
O notebook de um amigo esta dando problemas ao tentar jogar jogos medios/pesados (League of Legends e GTA V). Ele não chegou a testar com jogos leves.
Segundo ele, e pelo que eu vi ao tentar ajuda-lo, a tela apaga, os coolers param e ele é jogado para a parte de login do Windows (ele usa W10). Isso continua acontecendo até ele logar e fechar o jogo, ao tentar continuar continua o problema se repete.
Ao entrar em contato com o suporte da Acer por telefone foi recomendado ele instalar o "driver da VGA" (palavras dele), encontrado no link https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7312?b=1. Lá existem dois drivers, um da NVIDIA e outro da Intel. Eu instalei somente o da NVIDIA (por achar que o da Intel seria irrelevante já que durante o jogo só é usado a placa offboard, posso testar instalar junto o da Intel), meio receoso e sem entender direito: o instalador era igual ao instalador dos drivers da placa de video. Dizer driver de VGA (que pra mim era simplesmente a entrada que conecta um monitor) e driver de GPU é a mesma coisa? Também fiquei sem entender o porque de uma versão tão antiga (pelo site da Acer, 2017/07/24). Porém segui a recomendação e instalei, sem sucesso. Depois fui para o mais logico para mim que seria pegar o driver mais recente da GPU. Utilizei o Display Driver Uninstaller (https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html) para desinstalar o antigo driver. Também não obtive sucesso.

Esse problema, segundo ele, aconteceu sem mais nem menos. Ele não mecheu em nada. O Windows está atualizado. 

O meu amigo disse que ira acionar a garantia, e aqui faço varias perguntas, sendo a primeira a principal desse post:
1) Alguma sugestão do que mais ser testado? Além de reinstalar o Windows
2) Caso ele siga com a garantia, ele ira precisar pagar o frete ou ele ira de alguma forma ser reembolsado?
3) Existe a possibilidade de ele pegar o dinheiro de volta caso seja comprovado o problema?  

Respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    editado agosto 2020
    Antes de tudo, faça isso:
    a) baixe esses drivers dch mais recentes:
    https://downloadmirror.intel.com/29808/a08/igfx_win10_100.8587.zip
    https://us.download.nvidia.com/Windows/452.06/452.06-notebook-win10-64bit-international-dch-whql.exe
    b) depois, desative o wireless para que o windows update não atualize os drivers e em seguida, desinstale e exclua os drivers intel e nvidia assim:

c) reinicie o windows e instale os drivers mais recentes
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia lcs_x !

"Dizer driver de VGA (que pra mim era simplesmente a entrada que conecta um monitor) e driver de GPU é a mesma coisa? "

R: se refere a ambos os drivers, tanto da Intel HD Graphics quanto da Nvidia.

O meu amigo disse que ira acionar a garantia, e aqui faço varias perguntas, sendo a primeira a principal desse post:

R: várias opções, mas que requerem conhecimento adequado.

2) Caso ele siga com a garantia, ele ira precisar pagar o frete ou ele ira de alguma forma ser reembolsado?

R: não há pagamento de nenhum frete.

3) Existe a possibilidade de ele pegar o dinheiro de volta caso seja comprovado o problema?  

R: Não.
    A garantia irá realizar testes e manutenção até a correção do problema.

Comece por atualizar os drivers de vídeo, de forma manual, tanto Intel HD quanto Nvidia.
    Depois faça um teste.

Se o aparelho não foi realizado nenhum  upgrade, ele não tem suporte adequado com apenas 8Gb de RAM, principalmente GTA 5.
    Será necessário adquirir outro modulo.

O aparelho esta devidamente configurado para jogar?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• lcs_x

Tinkerer

editado agosto 2020
    MaClane disse:
    Bom dia lcs_x !

"Dizer driver de VGA (que pra mim era simplesmente a entrada que conecta um monitor) e driver de GPU é a mesma coisa? "

R: se refere a ambos os drivers, tanto da Intel HD Graphics quanto da Nvidia.

R: várias opções, mas que requerem conhecimento adequado.

R: não há pagamento de nenhum frete.

R: Não.
    A garantia irá realizar testes e manutenção até a correção do problema.

Comece por atualizar os drivers de vídeo, de forma manual, tanto Intel HD quanto Nvidia.
    Depois faça um teste.

Se o aparelho não foi realizado nenhum  upgrade, ele não tem suporte adequado com apenas 8Gb de RAM, principalmente GTA 5.
    Será necessário adquirir outro modulo.

O aparelho esta devidamente configurado para jogar?
    Obrigado pela ajuda, irei pedir a atualização sugerida pelo amigo acima.
    Quanto ao computador não rodar GTA V eu discordo. Atualmente tenho 16GB, mas por um bom tempo fiquei com 8GB de RAM e consegui rodar sem problemas. Outro ponto é que o meu amigo jogou, por um bom tempo, GTA V nesse notebook, e não, não houve nenhuma atualização no hardware.
  • MaClane
    Não é questão de "discordar".
    O GTA 5 tem requerido muito recursos de RAM depois dos últimos patches.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• lcs_x

Tinkerer

MaClane disse:

Discordo por ter conseguido rodar o jogo com 8GB de RAM recentemente. GTA não é um jogo mal otimizado que nem a maioria de hoje em dia. É que nem eu disse, até a ultima vez que ele jogou, ele rodava o jogo na configuração media/alta, e a ultima vez que ele jogou foi no penultimo patch, tirando esse mais recente que não é nada absurdo.
    E mesmo se for colocar isso, não faz sentido, já que o problema aqui acontece até com um jogo que roda em computadores com 2GB de RAM como LoL, não é como se ele tivesse tendo problemas em jogos pesados que supostamente não rodariam no computador dele. 
  • Você já testou a minha sugestão?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • lcs_x

Tinkerer

Você já testou a minha sugestão?
    Estava com meu amigo agora pouco. Fiz o que você falou e, por enquanto, funcionou, mas ele ficou de testar melhor amanhã já que ele estava ocupado agora a noite. Amanhã eu atualizo aqui o resultado.
  • Ok! Depois poste o resultado aqui.

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    lcs_x disse:
    MaClane disse:

Discordo por ter conseguido rodar o jogo com 8GB de RAM recentemente. GTA não é um jogo mal otimizado que nem a maioria de hoje em dia. É que nem eu disse, até a ultima vez que ele jogou, ele rodava o jogo na configuração media/alta, e a ultima vez que ele jogou foi no penultimo patch, tirando esse mais recente que não é nada absurdo.
    E mesmo se for colocar isso, não faz sentido, já que o problema aqui acontece até com um jogo que roda em computadores com 2GB de RAM como LoL, não é como se ele tivesse tendo problemas em jogos pesados que supostamente não rodariam no computador dele. 

Ter conseguido jogar não significa que continuará a ter o desempenho.
    Não afirmei em momento algum que não rodaria, mas sim que o fato, já informado pela própria Rockstar, é de que o upgrade de RAM seria necessário para que o jogo continuasse a ter desempenho adequado nas expansões e paths atuais.

Sincerely, J. MaClane ™

• MaClane
    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    14- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional
    16- ative o aceleramento de GPU

Depois reinicie e faça um teste.

Sincerely, J. MaClane ™

• lcs_x

Tinkerer

editado setembro 2020
    Peço desculpas pela demora, mas volto aqui para dizer que deu certo. Obrigado @egydiocoelho e @MaClane pela ajuda. 

• MaClane
    O que deu certo?
    As configurações de otimização?

Sincerely, J. MaClane ™

• Aceite as respostas que lhe ajudaram.

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    O que deu certo?
    As configurações de otimização?

Sincerely, J. MaClane ™