Placa de Vídeo dedicada NÃO RECONHECIDA: Notebook Acer E15 E553G-T4TJ

Riva
Riva Member Posts: 29 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Antes de comprar esse Notebook eu fui muito a fundo nas pesquisas sobre o desempenho dele em jogos e programas de renderização 3D, mas percebi que ele não está dando nem metade do desempenho que vejo que ele tem e que com outras pessoas ele roda os mesmos jogos e programas que no meu não consigo mesmo utilizando os mesmos drivers. Então percebi que a R8 M445dx (placa dedicada de 2Gb) não está ativando, o tempo todo é utilizada a R5 Graphics (integrada). Única alteração de Hardware que fiz foi colocar 16GB de RAM em dual channel que teoricamente era para o PC está melhor, mas parece que ele está usando a RAM como memoria de vídeo, no GTA V ele mostra 16Gb aproximadamente de vídeo e antes de colocar essa quantidade de RAM ele mostrava 4GB(quantidade de RAM que vem no Notebook).

«1

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Riva !

Realmente se "
    foi muito a fundo nas pesquisas sobre o desempenho dele em jogos e programas de renderização 3D", acredito que tenha lhe faltado bastante conhecimento para chegar nessa conclusão.

Esse aparelho é básico de entrada, sem praticamente nenhum suporte suporte adequado, tanto a jogos quanto a renderização 3D.

Não que ele não possa, mas com desempenho adequado e com suporte completo a vária tecnologias, não.

Qual versão do Adrenalin esta instalada?

Verifique todas essas configurações:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Adrenalin) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    9- desative o gravador DVR
    10- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional
    11- ative o aceleramento de GPU

Depois reinicie e faça um teste.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Riva
    MaClane disse:
    Boa noite Riva !

Realmente se "foi muito a fundo nas pesquisas sobre o desempenho dele em jogos e programas de renderização 3D", acredito que tenha lhe faltado bastante conhecimento para chegar nessa conclusão.

Esse aparelho é básico de entrada, sem praticamente nenhum suporte suporte adequado, tanto a jogos quanto a renderização 3D.

Não que ele não possa, mas com desempenho adequado e com suporte completo a vária tecnologias, não.

Qual versão do Adrenalin esta instalada?

Verifique todas essas configurações:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Adrenalin) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    9- desative o gravador DVR
    10- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional
    11- ative o aceleramento de GPU

Depois reinicie e faça um teste.

Bom, quanto ao desempenho, eu não disse que era uma aparelho avançado, sei bem que é um notebook de entrada e os programas e jogos que rodei nele não foi nenhum além dos que já vi na internet rodando e com apenas 4GB de RAM enquanto eu possuo 16GB e não tenho nem o desempenho igual, muito menos superior.

Quanto as configurações fiz tudo conforme você disse, com exceção do Painel Adrenalin e da Release do Windows que é mais atual (2004) e não consigo voltar a outra versão anterior, inclusive o PC já foi formatado então não possui ponto de restauração. O problema persiste.
  • MaClane
    É essencial que os jogos e as aplicações sejam setadas no painel da Adrnalin para que a GPU dedicada seja a principal a ser renderizada.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Riva
    MaClane disse:
    É essencial que os jogos e as aplicações sejam setadas no painel da Adrnalin para que a GPU dedicada seja a principal a ser renderizada.
    Fiz conforme disse e ajustei tudo para máximo desempenho no painel também. Fiz o teste com dois jogos: GTA V e Skyrim
    O GTA nem abriu(o que não acontecia antes), deu um erro, e o Skyrim não me dá opção de escolher a dedicada. E desculpa a demora.
  • MaClane
    Seu modelo não tem suporte adequado a GTA 5.
    Skyrim vai depender de qual versão.

Sincerely, J. MaClane ™

• Riva
    editado agosto 2020
    MaClane disse:
    Amigo, skyrim roda em qualquer calculadora, o própio jogo setou as configurações pro High, porém não dá opção de selecionar a dedicada. E GTA 5 eu já falei que MUITAS pessoas rodaram NESSE modelo e com muitos menos RAM do que eu tenho. Se tiver dúvidas olha no YouTube.
  • MaClane
    Riva disse:
    MaClane disse:
    Amigo, skyrim roda em qualquer calculadora, o própio jogo setou as configurações pro High, porém não dá opção de selecionar a dedicada. E GTA 5 eu já falei que MUITAS pessoas rodaram NESSE modelo e com muitos menos RAM do que eu tenho. Se tiver dúvidas olha no YouTube.

Leu e entendeu???
    Skyrim vai DEPENDER de qual VERSÃO: https://www.game-debate.com/games/index.php?g_id=23957&game=The Elder Scrolls V: Skyrim - Special Edition

Diferentemente o que imagina, esse modelo NÃO tem suporte adequado a jogos, muito menos no GTA 5 nas ultimas atualizações de patch.

Sincerely, J. MaClane ™

• Riva
    A minha versão não é a especial(a mais pesada), é a legendary e está rodando nele, mas ainda que nenhum desses jogos rodassem o problema principal é a placa de vídeo dedicada não ser reconhecida nos jogos (mesmo que não rodem) e essa troca de memória compartilhada e dedicada, se isso for resolvido pra já vai estar ótimo.

• MaClane
    Eu recomendo que utilize o AMD CleanUp Utility no modo de segurança e desinstale o driver atual.
    Depois instale o Adrenalin 19.3 no modo normal, configure e faça um teste.

Sincerely, J. MaClane ™

• Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Riva , assim que realizar o procedimento, me infomre aqui!

Sincerely, J. MaClane ™

• Riva
    MaClane disse:
    Riva , assim que realizar o procedimento, me infomre aqui!
    Procedimento realizado, mesmo problema da imagem anterior.

• Riva
    editado agosto 2020
    Já fiz acho que praticamente tudo do que está aí, o meu Windows está bem otimizado, o quesito mesmo é ele gerenciar 512mb como memória dedicada e 7,7GB como memória compartilhada aí quando a dedicada entra ela só tem esses 512mb quando deveria ser 2Gb. Pelo que pesquisei esse problema é comum em "Notebooks Gamers" ou qualquer outro como o meu que tem placa dedicada. E muito estranho também o GTA V reconhecer minha memória de vídeo como minha memória RAM (16GB)
  • MaClane
    Riva disse:
    Já fiz acho que praticamente tudo do que está aí, o meu Windows está bem otimizado, o quesito mesmo é ele gerenciar 512mb como memória dedicada e 7,7GB como memória compartilhada aí quando a dedicada entra ela só tem esses 512mb quando deveria ser 2Gb. Pelo que pesquisei esse problema é comum em "Notebooks Gamers" ou qualquer outro como o meu que tem placa dedicada. E muito estranho também o GTA V reconhecer minha memória de vídeo como minha memória RAM (16GB)

Não, não é "comum em notebooks gamer".
    Muito menos em aparelhos com GPU dedicada ou integrada.
    Não há nada de estranho.
    O que ocorre é questão dos drivers mal otimizados da plataforma AMD em relação a APU.
    Isso ocorre em varios aparelhos com plataforma AMD / Radeon, seja Acer, Dell, Asus, etc.

O que pode  fazer então é atualizar para a release 2004 do Windows e instalar a versão mais recente do Adrenlain.
    Mas saiba que é extremamente necessário conhecimento no Adrnalin para configurar adequadamente a troca de APU.

Sincerely, J. MaClane ™

• Riva

Não, não é "comum em notebooks gamer".
    Muito menos em aparelhos com GPU dedicada ou integrada.
    Não há nada de estranho.
    O que ocorre é questão dos drivers mal otimizados da plataforma AMD em relação a APU.
    Isso ocorre em varios aparelhos com plataforma AMD / Radeon, seja Acer, Dell, Asus, etc.

O que pode  fazer então é atualizar para a release 2004 do Windows e instalar a versão mais recente do Adrenlain.
    Mas saiba que é extremamente necessário conhecimento no Adrnalin para configurar adequadamente a troca de APU.
    Eu acompanho alguns canais sobre informática e em um deles foi apresentado esse mesmo problema que o meu, olhei nos comentários afim de saber se alguém tinha alguma informação e MUITOS comentaram que tinham o mesmo problema a vários anos e nunca tinham conseguido resolver e todos comentaram algum modelo gamer ou então com placa dedicada. Quanto ao Windows, como posso fazer essa instalação do release de 2004? tem alguma forma sem precisar formatar ou perder meus dados e programas instalados? 
  • MaClane
    Desconheço qualquer plataforma Intel / Nvidia que apresente esse problema especifico.
    O porblema é exclusivo das plataformas AMD / Radeon.

O correto seria realizar backup de todos os dados em outro aparelho e realizar uma instalação limpa do Windows baixando uma ISO oficial do site da Microsoft.

Sincerely, J. MaClane ™

• Você conseguiu atualizar pelo link que eu enviei?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Desconheço qualquer plataforma Intel / Nvidia que apresente esse problema especifico.

O correto seria realizar backup de todos os dados em outro aparelho e realizar uma instalação limpa do Windows baixando uma ISO oficial do site da Microsoft.

Sincerely, J. MaClane ™

• Riva
    MaClane disse:

Verifiquei a minha versão do Windows e já é a de 2004.

• Riva
    Tomei coragem e formatei ele. Bom, aqui está o resultado, o mesmo problema persiste e nem instalei nada ainda.