Helios 300 G3-572-75L9: Problemas ao jogar - fps baixo e voltage da CPU mais baixa do que o normal

Eiras
Eiras Member Posts: 47
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite! Adquiri recentemente (sou o segundo dono) um Helios 300 G3-572-75L9. Todavia, estou enfrentando algumas dificuldades. Pessoas com o mesmo modelo conseguem um fps entre 60 no Battlefield 5, todavia, o meu fica entre 30-40. 

Fiz uso do do Intel XTU e do ThrottleStop para um undervolting (usei um perfil do processador que peguei nesta comunidade)
Ao analisar os dados, percebi que:
  •  a voltagem de uso do processador está entre 20-30 sendo que o normal para este modelo (i7 7700HQ) é entre 40 - mesmo resetando as configurações de ambos os softwares de undervolting
  • a GPU não chega a nem perto de 100% de uso, fica oscilando entre 50 e 60
Gostaria que voces pudessem me ajudar a tirar o máximo de desempenho da minha máquina, pois ainda não consegui me divertir de verdade com ela :(

[Título editado para adicionar o nome do produto]
«134

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Eiras !

Como é o segundo dono, então não a questão da garantia (que de qualquer forma seria perdida domo undervolt).
    As questões de undervolt não podem ser compartilhadas no fórum português pois violam a garantia no Brasil.

O que podemos é ajudar a otimizar o sistema e o aparelho:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    14- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

Depois reinicie e faça um teste.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Eiras
    MaClane disse:
    Boa noite Eiras !

Como é o segundo dono, então não a questão da garantia (que de qualquer forma seria perdida domo undervolt).
    As questões de undervolt não podem ser compartilhadas no fórum português pois violam a garantia no Brasil.

O que podemos é ajudar a otimizar o sistema e o aparelho:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    14- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

Depois reinicie e faça um teste.

1 - todos os drives estão atualizados, inclusive baixados direto da acer
    2 - tudo no máximo desempenho, plugado na tomada
    3 - já estava setado para 100%
    4 - sempre 100% (não uso na bateria)
    5 - já estava
    6 - sempre inicia pela GPU dedicada
    7 - instalação nova, sem problemas com energia
    8 - esta opção está desatiava no geforce experience
    9 - também desativado
    10 - feito
    11 - não tem nenhuma
    12 - não tem
    13 - liguei e setei pra 1000 fps
    14 - desativado
    15 - estão instalados no SSD Evo Plus da Samsung

O sistema é recém formatado, atualizado... fiz todas essas configurações e vou reiniciar após desativar todos os serviços que não são da Microsoft. O único antivirus é o Windows Defender.

Vou reiniciar para testar. Qual teste voce recomenda eu fazer para postar o LOG aqui?
  • Eiras
    editado agosto 2020
    Agradeço muito sua colaboração MaClane!

Fiz os testes, a CPU continua por volta de 30w onde o normal é 45w... O uso da GPU não passa de 60% e com fps entre 40-50 (melhorou um pouco, mas depende também do mapa que estou jogando)

Não entendo porque a GPU não vai até os 100% de uso para me proporcionar todo o poderio gráfico que o jogo pode me dar =(
  • MaClane
    1 - todos os drives estão atualizados, inclusive baixados direto da acer
    Os drivers da página de suporte Acer não são atualizados.
    São homologados e testados somente na data de lançamento do aparelho.
    Então deve atualizar todos.

11 - não tem nenhuma
    Todo Windows 10 possui a opção nativa instalada

12 - não tem
    Todo Windows 10 possui a opção nativa instalada

Teste normal dentro do jogo.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    Eiras disse:

Fiz os testes, a CPU continua por volta de 30w onde o normal é 45w... O uso da GPU não passa de 60% e com fps entre 40-50 (melhorou um pouco, mas depende também do mapa que estou jogando)

Não entendo porque a GPU não vai até os 100% de uso para me proporcionar todo o poderio gráfico que o jogo pode me dar =(

Testou aonde?
    Para atingir 100% de uso, é necessário que haja requisições de renderização.
    Se não há, nenhuma GPU irá funcionar a 100%.
    Até mesmo porque se trabalhar a 100% de forma constante é porque há algo errado no sistema e irá ocorrer travamentos.
    Nenhuma GPU trabalha dessa forma.

Sincerely, J. MaClane ™

• Eiras
    MaClane disse:
    Eiras disse:

Testou aonde?
    Até mesmo porque se trabalhar a 100% de forma constante é porque há algo errado no sistema e irá ocorrer travamentos.

Mas se, por exemplo, num game como Battlefield V, a taxa de FPS está baixa e a GPU está sendo pouco usada, não significa que se ela for melhor usada a taxa de frames por segundo irá aumentar?
  • Eiras

Eu não sei como desativar e desinstalar essas aplicações.

Sobre os drives, ao reinstalar o Windows eu instalei um software de drivers para verificar se existia atualizações, "Driver Boost" se não me engano, e eu atualizei todos os drivers por lá. Existe uma outra maneira de verificar se todos os drivers estão instalados?
  • Verifique as configurações de elementos gráficos:
    Windows 10 Aprenda como ativar o agendamento de GPU acelerado por
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Eiras
    Verifique as configurações de elementos gráficos:
    Windows 10 Aprenda como ativar o agendamento de GPU acelerado por
    O meu está desativado! É necessário ativar?
  • Sim, experimente ativar a função.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Eiras disse:
    MaClane disse:
    Eiras disse:

Testou aonde?

Mas se, por exemplo, num game como Battlefield V, a taxa de FPS está baixa e a GPU está sendo pouco usada, não significa que se ela for melhor usada a taxa de frames por segundo irá aumentar?

Mas não é o usuario quem "força" a GPU e sim as requisições do sistema.
    E não depende apena da GPU mas de todo conjunto de hardware.
    Ative a configuração de elementos gráficos e depois me informe aqui.

Sincerely, J. MaClane ™

• Eiras
    Galera, comprei um PH315-52-79VM semana passada que ainda não chegou. Mas dois amigos que compraram o mesmo modelo receberam com tela de 60Hz ao inves da tela de 144Hz. Antes da compra verifiquei a documentação, um pdf que foi enviado, e lá constava a tela de 144Hz.

Estou preocupado em chegar o produto com tela de 60Hz. Como devo proceder? Help!
  • Eiras
    a quem possa interessar, foi esse pdf que foi me enviado no momento da compra.

www.parceirosacer.com.br%2FConteudos-Especiais%2FNotebooks%2FPredator-Helios-300%2FPH315-52-79VM%2FPH315-52-79VM.pdf
  • Eiras
  • Está escrito 144hz no lado direito do touchpad ou no próprio display? Por que se estiver, é um erro grave. Agora, peça para que os seus amigos verifiquem isso aqui e me envie uma foto:

egydiocoelho Trailblazer

• Jaslan
    Jaslan Member Posts: 11

Tinkerer

Está escrito 144hz no lado direito do touchpad ou no próprio display? Por que se estiver, é um erro grave. Agora, peça para que os seus amigos verifiquem isso aqui e me envie uma foto:

Olá meu caro, eu sou um dos que recebeu o notebook com a tela com frequência errada, eu já verifiquei todas essas configurações, não tem nem a opção de selecionar 144hz. No momento da compra foi mostrado que no notebook viria com a tela de 144hz, aliás, todos os Helios 300 com RTX2060 vem com a tela de 144hz. 
  • Eiras
    Anexo aqui novamente o PDF que comprova a tela de 144Hz, além do mais, no site da Acer e do Fastshop mostra a versão como 144Hz, o que é normal, pois como o Jaslan disse, todas as versões com RTX 2060 vem com tela de 144Hz. A tela de 60Hz parou na versão com a 1660ti
  • Jaslan

Tinkerer

No painel de controle
  • Jaslan

Tinkerer

O adesivo

• Jaslan

Tinkerer

As especificações