Pequeno ruído nos coolers do Helios 300 [PH315-52-7210] 2019
LaleX
Member Posts: 12
Tinkerer
Olá pessoal, adquiri um Helios 300 2019 com a RTX 2060 modelo PH315-52-7210 a menos de um mês e venho percebendo um ruído bem sútil nas ventoinhas de ambos CPU e GPU quando estão em baixa rotação, normalmente perceptível ao aproximar o ouvido das saídas. Quando a rotação é mediana ou alta não dá pra perceber. O som semelhante a de uma turbina percebi que é dele mesmo, mas não sei se deu pra perceber no áudio, em especial da ventoinha da CPU (mas as vezes perceptível no da GPU também em baixa rotação), que é como se ela encostasse em algo bem de leve. Lembra um pouco o som de um grilo.
Realizei uma gravação de ambas as ventoinhas bem de perto e estou compartilhando nos links abaixo. Esse leve "ruído" é normal? Obrigado!
https://vocaroo.com/bdudt5nKQrA (CPU Fan)
https://vocaroo.com/h5kL7OdDmiH (GPU Fan)
Realizei uma gravação de ambas as ventoinhas bem de perto e estou compartilhando nos links abaixo. Esse leve "ruído" é normal? Obrigado!
https://vocaroo.com/bdudt5nKQrA (CPU Fan)
https://vocaroo.com/h5kL7OdDmiH (GPU Fan)
0
Respostas
-
Sim, deu para ouvir. É possível que seja apenas sujeira. O seu notebook possui algum selo de garantia? Por que se não tiver, você pode abrí-lo para verificar o estado dos fans e fazer uma limpeza com um pincel antiestático:
https://www.youtube.com/watch?v=PKlS5Sh-eII
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Bom dia LaleX !
Realmente, não percebi o tal som que afirma, apenas o padrão dos coolers.
Realize o reset da bateria e verifique se aidna identifica.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
egydiocoelho disse:Sim, deu para ouvir. É possível que seja apenas sujeira. O seu notebook possui algum selo de garantia? Por que se não tiver, você pode abrí-lo para verificar o estado dos fans e fazer uma limpeza com um pincel antiestático:
https://www.youtube.com/watch?v=PKlS5Sh-eII0 -
MaClane disse:Bom dia LaleX !
E, só por curiosidade, qual relação pode existir entre a bateria e as ventoinhas com relação a possíveis ruídos?0 -
Ok! Mas seja muito cuidadoso e não remova o dissipador de calor. Faça apenas uma limpea superficial. Envie um foto com o notebook aberto também.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
LaleX disse:MaClane disse:Bom dia LaleX !
E, só por curiosidade, qual relação pode existir entre a bateria e as ventoinhas com relação a possíveis ruídos?
O reset remove energia estática acumulada nos hardwares que pode gerar erros de todos os tipos.
https://www.youtube.com/watch?v=NfhgnxUJoZo&feature=emb_logo
Se seu modleo não possuir o orifício, deve desliga-lo, desconectar da energia e pressionar o power por cerca de 60 segundos.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Abri, fiz uma limpeza superficial, mas não tinha praticamente nada de sujeira. Também realizei o reset da bateria. O barulho ainda persiste.
Tirei fotos e fiz um vídeo
https://youtu.be/F__1L8V0iu80 -
Eu, particularmente, não identifiquei o som como algo estranho.
Mas fica a seu critério.
Caso queira, pode acionar a garantia.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Esse modelo possui um fan de metal. Alguns usuários relataram que esse tipo de fan é um pouco mais barulhento. como estão a rotação dos fans no predator sense? Com o notebook aberto, o barulho ainda ocorre?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Esse modelo possui um fan de metal. Alguns usuários relataram que esse tipo de fan é um pouco mais barulhento. como estão a rotação dos fans no predator sense? Com o notebook aberto, o barulho ainda ocorre?
O que me incomoda não é o volume das ventoinhas, mas o ruído semelhante a algo mal lubrificado ou encostando levemente em algo.
De toda maneira, entrei em contato com o suporte e vou enviar o notebook para investigação.
Obrigado pelo suporte com tanta prontidão egydiocoelho e MaClane.
Assim que enviar e receber o note de volta vou postar como ficou aqui.
0 -
Ok! Agora, é recomendável todos os hardwares, caso você tenha adicionado algum após a compra do notebook. Esse barulho ocorre mesmo com o notebook aberto?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Ok! Agora, é recomendável todos os hardwares, caso você tenha adicionado algum após a compra do notebook. Esse barulho ocorre mesmo com o notebook aberto?
E sim, o barulho ocorre mesmo com o notebook aberto.
É com um certo pesar que vou enviar o note, tirando esse detalhe ele é excelente!
Espero que não fique muito tempo sem ele0 -
Quando você testou ele aberto, notou se havia algo encostando nos fans? Verificou se há algum parafuso frouxo nos fans e no dissipador, e que por causa disso, esteja vibrando?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Quando você testou ele aberto, notou se havia algo encostando nos fans? Verificou se há algum parafuso frouxo nos fans e no dissipador, e que por causa disso, esteja vibrando?
0 -
Tenta verificar se pode ser apenas algum parafuso frouxo, mas sem apertar demais para não estragar o parafuso.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Tenta verificar se pode ser apenas algum parafuso frouxo, mas sem apertar demais para não estragar o parafuso.
Enviei o notebook para assistência hoje pelos correios. Agora é só aguardar.
0 -
Ok! Depois retorne aqui com a solução do problema.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Já adianto que esse ruido vai voltar do mesmo jeito, também possuo o mesmo modelo e tem o mesmo barulho, isso é culpa da fan da gpu, por ser de metal e ter um designer diferenciado tem esse problema do barulho, não importa o que usar não irá melhor essa barulho a não ser trocando o cooler, é uma barulho bem fininho que só aparece em rotações baixas... tem que se acostumar com isso pois não tem muita escolha. Se for no fórum gringo vai ter vários relatos sobre esse "problema".0
-
@Alaqdas Alguns usuários simplesmente trocam o fan de metal por um de plástico mesmo.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
LaleX , em contato com um amigo que é designer de projetos computacionais, ele possui o mesmo modelo e me relatou que o som pode ser emitido em alguns casos, mas não por ser um erro ou porblema e sim pelo material metálico do sistema dos fans Aeroblade 3D, já que o metal tende a não dilatar tanto quanto plástico, gerando esse som característico de um "assobio"
Alaqdas , substituir os fans irá violar a garantia.
Deve estar ciente dessa questão caso opte, além de que perderá o desempenho de arrefecimento aeroblade.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0