Formatar HD após instalar M.2
joaocasarin
Member Posts: 57 Enthusiast
Boa tarde galera, estou a comprar um ssd m.2 de 250gb da wd green, e pretendo deixar o windows nele. Assim que eu possuir o notebook, pretendo linkar a licença do SO ao meu hotmail.
Posso fazer a instalação do SO no ssd via USB com o yumi, e utilizar a mesma licença? Se sim, preciso saber, preciso apagar o windows do HD de fábrica?
Caso eu precise apagar o windows do HD, perco a garantia do notebook?
Alguém poderia explicar detalhadamente o que anularia a garantia em relação a instalar o windows com a licença do hotmail no SSD novo?
Grato
Posso fazer a instalação do SO no ssd via USB com o yumi, e utilizar a mesma licença? Se sim, preciso saber, preciso apagar o windows do HD de fábrica?
Caso eu precise apagar o windows do HD, perco a garantia do notebook?
Alguém poderia explicar detalhadamente o que anularia a garantia em relação a instalar o windows com a licença do hotmail no SSD novo?
Grato
0
Melhor resposta
-
joaocasarin disse:MaClane disse:Quando adquiriu seu aparelho, ele veio com sistema Windows OEM (que é uma licença vinculada ao hardware).
Esse sistema é fornecido em uma partição oculta criada pela Acer (a partição recovery)
Nela existe a aplicação de Install (que instala o WIndows "zerado" toda vez que o modo recovery é acionado)
Ela ativará o Windows como na primeira vez que ligou, sem nenhum arquivo ou dado.
Se manter a copia de segurança, pode sim formatar o HDD (e deve).
Caso precise reinstalar, basta utilizar o sistema recovery novamente.joaocasarin disse:egydiocoelho disse:Não é uma clonagem. Será feito apenas o backup do sistema operacional e dos programas da Acer.
e sobre caso eu precisar formatar de novo algum dia basta dar boot pelo pendrive/sd novamente e instalar?joaocasarin disse:egydiocoelho disse:Não. A maioria dos notebook não aceitam boot por cartão
e sobre caso eu precisar formatar de novo algum dia basta dar boot pelo pendrive/sd novamente e instalar?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Boa noite, tenho um Acer Nitro 5 AN515-51 e quando comprei veio somente com HD e te digo que máquina era muito lenta, todo tempo 100% de disco. Com isso eu comprei o SSD M.2 da Westerdigital também de 240gb e fiz clonagem do sistema com o Macrium Reflect, clonei 100% do que tinha no HD, todas as partições, tudo para não perder a garantia e a licença digital que veio junto. Então não recomendo que formate o HD, pois assim ira perder a partição "OEM" que é de recuperação do notebook, sendo assim garantia do notebook. Tem videos exclusivos ensinando a instalação do M.2 e clonagem com o Macrium. Para entender melhor sobre a partição se você ativar nas opções de pastas do windows, você ira conseguir ver a partição com nome de "OEM" e essa seria a partição de fábrica. E sempre que quiser formatar o notebook, sempre restaure pelo windows mesmo. Já mais formate o HD.
Depois de ter clonado e confirmado que realmente clonou e funcionou o sistema, então formatei e deixei o 1TB de HD para os dados e jogos.1 -
@MaClane o modelo é an515-52-52bw, e o ssd seria um WD Green 240gb m.2
@AdrianoB bom, mas se eu clonar o HD, não pode ocorrer algum conflito? Sei lá, tipo, copiar a partição OEM pro ssd n da problema? Outra coisa que não entendi direito, depois que clonou e estava funcionando, o HD vc formatou completamente?0 -
AdrianoB disse:Boa noite, tenho um Acer Nitro 5 AN515-51 e quando comprei veio somente com HD e te digo que máquina era muito lenta, todo tempo 100% de disco. Com isso eu comprei o SSD M.2 da Westerdigital também de 240gb e fiz clonagem do sistema com o Macrium Reflect, clonei 100% do que tinha no HD, todas as partições, tudo para não perder a garantia e a licença digital que veio junto. Então não recomendo que formate o HD, pois assim ira perder a partição "OEM" que é de recuperação do notebook, sendo assim garantia do notebook. Tem videos exclusivos ensinando a instalação do M.2 e clonagem com o Macrium. Para entender melhor sobre a partição se você ativar nas opções de pastas do windows, você ira conseguir ver a partição com nome de "OEM" e essa seria a partição de fábrica. E sempre que quiser formatar o notebook, sempre restaure pelo windows mesmo. Já mais formate o HD.
Depois de ter clonado e confirmado que realmente clonou e funcionou o sistema, então formatei e deixei o 1TB de HD para os dados e jogos.
Não exatamente.
A garantia "do notebook" não será perdida formatando o HDD, apenas a garantia de software seria, e mesmo assim se não realizasse a copia de segurança.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Se possui uma licença, eu recomendo o seguinte:
Dessa forma, irá manter uma cópia de segurança do sistema recovery Acer e pode utilizar sua licença sem problemas.
MaClane disse:
Após ter feito o backup e desligado o PC, ele anexou o SSD e desanexou o HD. Ainda com o PC desligado, ele conectou o pendrive e no boot selecionou o mesmo pendrive?
Nunca utilizei estes métodos... Após isso, os dados no pendrive identificam o SSD automaticamente e instalam o windows nele? Os demais arquivos e programas que estavam no HD são salvos também, ou apenas o windows?0 -
MaClane disse:AdrianoB disse:Boa noite, tenho um Acer Nitro 5 AN515-51 e quando comprei veio somente com HD e te digo que máquina era muito lenta, todo tempo 100% de disco. Com isso eu comprei o SSD M.2 da Westerdigital também de 240gb e fiz clonagem do sistema com o Macrium Reflect, clonei 100% do que tinha no HD, todas as partições, tudo para não perder a garantia e a licença digital que veio junto. Então não recomendo que formate o HD, pois assim ira perder a partição "OEM" que é de recuperação do notebook, sendo assim garantia do notebook. Tem videos exclusivos ensinando a instalação do M.2 e clonagem com o Macrium. Para entender melhor sobre a partição se você ativar nas opções de pastas do windows, você ira conseguir ver a partição com nome de "OEM" e essa seria a partição de fábrica. E sempre que quiser formatar o notebook, sempre restaure pelo windows mesmo. Já mais formate o HD.
Depois de ter clonado e confirmado que realmente clonou e funcionou o sistema, então formatei e deixei o 1TB de HD para os dados e jogos.
Não exatamente.
A garantia "do notebook" não será perdida formatando o HDD, apenas a garantia de software seria, e mesmo assim se não realizasse a copia de segurança.0 -
Acredito que não tenha entendido o vídeo.
Ele cria uma copia da partição recovery Acer do sistema OEM de fábrica para ser instalado no SSD.
Não é uma clonagem.
Ele irá instalar a partição de recovery e install do Windows OEM no SSD.
Mas caso eu simplesmente vincule a licença ao meu e-mail, tornando esta uma licença digital, eu poderia simplesmente formatar completamente o PC, e instalar o windows no SSD pelo pendrive normalmente certo? Ai bastaria eu fazer o login com o meu e-mail no sistema, que a licença seria carregada.
R: Sim, mas iria perder acesso ao sistema OEM e a garantia de software vinculada a ele.
Após isso, os dados no pendrive identificam o SSD automaticamente e instalam o windows nele? Os demais arquivos e programas que estavam no HD são salvos também, ou apenas o windows?
R- Sim. Por isso que é recomendável desconectar o hdd ou desativá-lo na opção sata configuration do bios por precaução. Esse programa irá fazer apenas um backup dos sistema operacional e dos programas da acer. Não é uma clonagem.
Mas caso eu simplesmente vincule a licença ao meu e-mail, tornando esta uma licença digital, eu poderia simplesmente formatar completamente o PC, e instalar o windows no SSD pelo pendrive normalmente certo? Ai bastaria eu fazer o login com o meu e-mail no sistema, que a licença seria carregada.
R- O serial está vinculado a sua máquina. Mesmo que utilize um iso da microsoft, será ativado sem problemas.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
eu não estou conseguindo entender exatamente o que seria essa partição OEM e INSTALL... Na verdade não sei o que preciso salvar e colocar no ssd0
-
joaocasarin disse:eu não estou conseguindo entender exatamente o que seria essa partição OEM e INSTALL... Na verdade não sei o que preciso salvar e colocar no ssd
Quando adquiriu seu aparelho, ele veio com sistema Windows OEM (que é uma licença vinculada ao hardware).
Esse sistema é fornecido em uma partição oculta criada pela Acer (a partição recovery)
Nela existe a aplicação de Install (que instala o WIndows "zerado" toda vez que o modo recovery é acionado)
MaClane disse:Quando adquiriu seu aparelho, ele veio com sistema Windows OEM (que é uma licença vinculada ao hardware).
0 -
Não é uma clonagem. Será feito apenas o backup do sistema operacional e dos programas da Acer.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:Não é uma clonagem. Será feito apenas o backup do sistema operacional e dos programas da Acer.
e sobre caso eu precisar formatar de novo algum dia basta dar boot pelo pendrive/sd novamente e instalar?0 -
Não. A maioria dos notebook não aceitam boot por cartãoOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Não. A maioria dos notebook não aceitam boot por cartão
e sobre caso eu precisar formatar de novo algum dia basta dar boot pelo pendrive/sd novamente e instalar?
0 -
joaocasarin disse:MaClane disse:Quando adquiriu seu aparelho, ele veio com sistema Windows OEM (que é uma licença vinculada ao hardware).
Ela ativará o Windows como na primeira vez que ligou, sem nenhum arquivo ou dado.
Se manter a copia de segurança, pode sim formatar o HDD (e deve).
Caso precise reinstalar, basta utilizar o sistema recovery novamente.joaocasarin disse:egydiocoelho disse:Não é uma clonagem. Será feito apenas o backup do sistema operacional e dos programas da Acer.
e sobre caso eu precisar formatar de novo algum dia basta dar boot pelo pendrive/sd novamente e instalar?joaocasarin disse:egydiocoelho disse:Não. A maioria dos notebook não aceitam boot por cartão
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Se o seu notebook possui menos de três meses, eu aconselho a não formatar o hdd durante este período por causa da garantia do software. veja esse vídeo:
https://www.youtube.com/cCmAOwRYNwY
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Se vai realizar o backup da partição recovery na pendrive e ainda terá no SSD, não o porque manter o HDD sem formatar.
Até mesmo para evitar questões de ghosting na Bios.
Então nesse caso, estando com o backup na pendrive e no SSD, pode e e deve formatar o HDD.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
egydiocoelho disse:Se o seu notebook possui menos de três meses, eu aconselho a não formatar o hdd durante este período por causa da garantia do software.0