Temperatura: Aspire 5-A515-51G-C97B
luisfelipe37
Member Posts: 16 Troubleshooter
Prezados,
Tenho esse modelo de notebook (Aspire 5 A515 51G C97B) e o utilizo apenas para fins acadêmicos e jogos casuais.
Notei que nos momentos de estresse a CPU tem atingido temperaturas por volta de 85° C e a GPU apenas alguns graus abaixo, por volta de 80°C.
Não sei se essas temperaturas ainda são normais e aceitáveis, -ou se ele está super aquecendo- e é isso que gostaria de saber.
Também queria saber se talvez já possa ser a hora de trocar a pasta térmica visto que o PC já não está mais na garantia e tem 1 ano e meio de uso.
Tenho esse modelo de notebook (Aspire 5 A515 51G C97B) e o utilizo apenas para fins acadêmicos e jogos casuais.
Notei que nos momentos de estresse a CPU tem atingido temperaturas por volta de 85° C e a GPU apenas alguns graus abaixo, por volta de 80°C.
Não sei se essas temperaturas ainda são normais e aceitáveis, -ou se ele está super aquecendo- e é isso que gostaria de saber.
Também queria saber se talvez já possa ser a hora de trocar a pasta térmica visto que o PC já não está mais na garantia e tem 1 ano e meio de uso.
0
Respostas
-
Boa noite luisfelipe37 !
Primeiramente... superaquecimento somente ocorre quando os limites de TDP seguros são ultrapassados.
Se estivesse ocorrendo, seu aparelho iria gerar um dos seguintes cenários:
Travamentos e diminuição de clocks
Desligamento ou queima de componentes
Acredito que não seja seu caso.
Pelo seu uso que informou e pelo modelo, as temperaturas estão dentro dos limites.
Esse processador tem TDP máximo seguro de 100ºC e a GPU de 90ºC
Utiliza kit de mouse e teclado externos?
Possui base resfriadora?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
MaClane disse:Boa noite luisfelipe37 !
Primeiramente... superaquecimento somente ocorre quando os limites de TDP seguros são ultrapassados.
Se estivesse ocorrendo, seu aparelho iria gerar um dos seguintes cenários:
Travamentos e diminuição de clocks
Desligamento ou queima de componentes
Acredito que não seja seu caso.
Pelo seu uso que informou e pelo modelo, as temperaturas estão dentro dos limites.
Esse processador tem TDP máximo seguro de 100ºC e a GPU de 90ºC
Utiliza kit de mouse e teclado externos?
Possui base resfriadora?
Sinceramente, estou preocupado.
Eu já registrei perto dos 90ºC de processador apenas usando o Chrome. Mais nada.
Você acha mesmo que está normal?
0 -
Eu realmente recomendo que adquira uma boa base resfriadora.
Mesmo atingindo picos de 90ºC, ainda esta dentro do limite.
"usando apenas o Chrome" é algo muito subjetivo.
Browsers são aplicações que fazem consumo de todos os recursos da máquina : RAM, processamento, renderização, escrita e leitura
Uma "simples" aba de um browser é o bastante para utilizar 100% de todos os recursos de um sistema.
Tudo irá depender do tipo de página acessado e quais requisitos ela necessita.
Então esse não é um fator de comparação.
Eu recomendo que acesse o plano de energia e nas opções avançadas, set a energia máxima do processador para 99%.
Reinicie e faça um teste.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0