Temperatura: Aspire 5-A515-51G-C97B

luisfelipe37
luisfelipe37 Member Posts: 16 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Prezados,

Tenho esse modelo de notebook (Aspire 5 A515 51G C97B) e o utilizo apenas para fins acadêmicos e jogos casuais.

Notei que nos momentos de estresse a CPU tem atingido temperaturas por volta de 85° C e a GPU apenas alguns graus abaixo, por volta de 80°C.

Não sei se essas temperaturas ainda são normais e aceitáveis, -ou se ele está super aquecendo- e é isso que gostaria de saber.

Também queria saber se talvez já possa ser a hora de trocar a pasta térmica visto que o PC já não está mais na garantia e tem 1 ano e meio de uso.

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite luisfelipe37 !

Primeiramente... superaquecimento somente ocorre quando os limites de TDP seguros são ultrapassados.
    Se estivesse ocorrendo, seu aparelho iria gerar um dos seguintes cenários:

Travamentos e diminuição de clocks
    Desligamento ou queima de componentes

Acredito que não seja seu caso.

Pelo seu uso que informou e pelo modelo, as temperaturas estão dentro dos limites.
    Esse processador tem TDP máximo seguro de 100ºC e a GPU de 90ºC

Utiliza kit de mouse e teclado externos?
    Possui base resfriadora?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• luisfelipe37
    luisfelipe37 Member Posts: 16 Troubleshooter
    editado maio 2020
    MaClane disse:
    Boa noite luisfelipe37 !

Primeiramente... superaquecimento somente ocorre quando os limites de TDP seguros são ultrapassados.
    Se estivesse ocorrendo, seu aparelho iria gerar um dos seguintes cenários:

Travamentos e diminuição de clocks
    Desligamento ou queima de componentes

Acredito que não seja seu caso.

Pelo seu uso que informou e pelo modelo, as temperaturas estão dentro dos limites.
    Esse processador tem TDP máximo seguro de 100ºC e a GPU de 90ºC

Utiliza kit de mouse e teclado externos?
    Possui base resfriadora?
    Eu não utilizo base resfriadora, mas utilizo kit de teclado e mouse externos. 
    Sinceramente, estou preocupado.
    Eu já registrei perto dos 90ºC de processador apenas usando o Chrome. Mais nada. 
    Você acha mesmo que está normal?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Eu realmente recomendo que adquira uma boa base resfriadora.
    Mesmo atingindo picos de 90ºC, ainda esta dentro do limite.
    "usando apenas o Chrome" é algo muito subjetivo.
    Browsers são aplicações que fazem consumo de todos os recursos da máquina : RAM, processamento, renderização, escrita e leitura
    Uma "simples" aba de um browser é o bastante para utilizar 100% de todos os recursos de um sistema.
    Tudo irá depender do tipo de página acessado e quais requisitos ela necessita.
    Então esse não é um fator de comparação.

Eu recomendo que acesse o plano de energia e nas opções avançadas, set a energia máxima do processador para 99%.
    Reinicie e faça um teste.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!