QUAL A CAUSA DO AQUECIMENTO EM EXCESSO DO CPU PREDATOR HELIOS 300 PH315-52

LeonidasTheKing
LeonidasTheKing Member Posts: 6

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite.
Pelo que tenho pesquisado, o meu Predator Helios 300 PH315-52 tem mostrado algum sobreaquecimento do CPU (91°) que julgo não ser normal logo após 1 min de iniciar alguns jogos mais recentes e exigentes. 
Tinha a versão 1909 do Win10 que acidentalmente instalei e tive vários problemas para restaurar de fábrica o sistema uma vez que faltavam sempre programas como o Predator Sense entre outros depois de formatar. Agora que consegui voltar a versão 1903 do Win10 através de um ISO file oficial o PC ficou um pouco mais estável mas continua a fazer disparos de temperaturas tendo pouca utilização do CPU e altas temperaturas e por vezes com utilizações de 80% do CPU em descompressão ou instalação as temperaturas não chegam tão alto aos 91°. 
Já atualizei o PC inclusive download de aplicações essenciais (PS, ACCenter entre outras) que se tinham perdido mas o PC continua ruidoso com muito aquecimento.
Alguém sabe da possível causa e resolução para tornar o PC estável e optimizado no desempenho e temperatura?
Obrigado pela vossa ajuda. 

i7 9750H
GTX 1660ti
8GB RAM

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Obrigado pelas respostas. 
    O Predator vem já com undervolt de fábrica deveria estar a funcionar com mais estabilidade, noto claramente que não está optimizado no máximo potencial e muitos jogos até de 2015 tenho de baixar gráficos bastante para conseguir 60fps constante, queria tentar saber se eventualmente há outros utilizadores que tenham tido essa instabilidade de performance ou alguém que possa dizer para poder comparar, se consegue jogar alguns jogos mais recentes a 80 ou 90% dos gráficos no máximo... Quanto à temperatura acho um pouco estranho e a sensação com que fico é que o portátil está em esforço e não faz um aproveitamento equilibrado do CPU nem da GPU. Posso vos dar um exemplo de jogo A Creed Origins que nem com 60% dos detalhes gráficos consigo manter 60fps no jogo... O aquecimento e rendimento abaixo do esperado até para jogos menos recentes tem sido bastante decepcionante e um funcionamento em gaming de 90° começa a preocupar embora digam aqui que podera ser o normal.
    Se alguém tiver alguma sugestão de configuração e optimização do PC agradeço a ajuda. 
    Desconheço tal informação de que "O Predator vem já com undervolt de fábrica".
    Existem dezenas de procedimentos para otimizar sistemas, porém cada qual deve ser aplicada de acordo com as configurações.
    Não existe um procedimento universal.
    Aparelhos de alto desempenho podem facilmente atingir sim 90ºC quando renderizando ou processando altas requisições.

Outer wilds por exemplo, não tendo grande anti aliasing nem grandes FXAA tem quedas de fps em certas partes do jogos com mais movimento tipo água etc... Uma 1660ti deveria ter constante 60fps num jogo tão bem construido e optimizado e acho muito decepcionante o desempenho do portátil... A minha expectativa está acima do que realmente consegue fazer o PC? 

A questão é muito além do hardware ou dos jogos.
    Quem realiza todo acesso e recursos é o sistema operacional.
    Uma vez que não esteja devidamente otimizado ou adequado, de nada importa o hardware.

Possuo um modelo com configurações gerais abaixo do seu e rodo todo os jogos atuais em High e Ultra sem o menor problema.

Se caso decida tentar o undervolt, deve estar ciente de que perderá sua garantia.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• EmersonNeves
    EmersonNeves Member Posts: 107 Skilled Fixer WiFi Icon
    Boa noite, notebooks gamers tem essa tendência de aquecimento quando usado com jogos mais exigentes, bases resfriadoras ou utilizar mouse e teclado externos podem ajudar, mas vai ser mínima a queda de temperatura. Apenas com undervolt no processador vai ter uma melhora significativa.
    Ou siga as instruções desse vídeo para fazer o procedimento.

• MaClane
    Boa noite LeonidasTheKing !

Vamos por partes... primeiramente, seu aparelho não está com "sobreaquecimento".
    Ocorreria se o mesmo ultrapassa-se o limite máximo seguro de TDP que no seu caso é de 100ºC

Segunda questão... Não deve realizar undervolt de forma indiscriminada como usuarios alegam já que esse procedimento viola a garantia do equipamento.
    Deve antes avaliar todas as questões e situação.

Antes que tente o procedimento, eu recomendo outros vários métodos que podem lhe ajudar.
    Utilizar base resfriadora, mouse e teclado externos?
    Se realizar os procedimentos de forma adequada, geram enormes ganhos.
    (Não são procedimentos que geram "mínima" diminuição de temperatura, lhe afirmo com propriedade)
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LeonidasTheKing

Tinkerer

O Predator vem já com undervolt de fábrica deveria estar a funcionar com mais estabilidade, noto claramente que não está optimizado no máximo potencial e muitos jogos até de 2015 tenho de baixar gráficos bastante para conseguir 60fps constante, queria tentar saber se eventualmente há outros utilizadores que tenham tido essa instabilidade de performance ou alguém que possa dizer para poder comparar, se consegue jogar alguns jogos mais recentes a 80 ou 90% dos gráficos no máximo... Quanto à temperatura acho um pouco estranho e a sensação com que fico é que o portátil está em esforço e não faz um aproveitamento equilibrado do CPU nem da GPU. Posso vos dar um exemplo de jogo A Creed Origins que nem com 60% dos detalhes gráficos consigo manter 60fps no jogo... O aquecimento e rendimento abaixo do esperado até para jogos menos recentes tem sido bastante decepcionante e um funcionamento em gaming de 90° começa a preocupar embora digam aqui que podera ser o normal.
    Se alguém tiver alguma sugestão de configuração e optimização do PC agradeço a ajuda. 
  • LeonidasTheKing

Tinkerer

O PC está devidamente atualizado em todo o seu hardware e software inclusive tenho usado um software bastante bom da RAZOR TIPO GAME BOOSTER que fecha aplicações em segundo plano e põe o CPU a funcionar com todos os núcleos em simultâneo mas mesmo assim não vejo melhorias nem nos fps nem na temperatura. 
  • LeonidasTheKing

Tinkerer

Outer wilds por exemplo, não tendo grande anti aliasing nem grandes FXAA tem quedas de fps em certas partes do jogos com mais movimento tipo água etc... Uma 1660ti deveria ter constante 60fps num jogo tão bem construido e optimizado e acho muito decepcionante o desempenho do portátil... A minha expectativa está acima do que realmente consegue fazer o PC? 
  • MaClane
    Responder ✓
    Desconheço tal informação de que "O Predator vem já com undervolt de fábrica".
    Existem dezenas de procedimentos para otimizar sistemas, porém cada qual deve ser aplicada de acordo com as configurações.
    Não existe um procedimento universal.
    Aparelhos de alto desempenho podem facilmente atingir sim 90ºC quando renderizando ou processando altas requisições.

A questão é muito além do hardware ou dos jogos.
    Quem realiza todo acesso e recursos é o sistema operacional.
    Uma vez que não esteja devidamente otimizado ou adequado, de nada importa o hardware.

Possuo um modelo com configurações gerais abaixo do seu e rodo todo os jogos atuais em High e Ultra sem o menor problema.

Se caso decida tentar o undervolt, deve estar ciente de que perderá sua garantia.

Sincerely, J. MaClane ™

• LeonidasTheKing

Tinkerer

Agradeço a resposta. 
    Sim pelo que pesquisei este modelo julgo que vem com undervolt de fábrica em 1.125v.
    A questão é exatamente essa que você disse, segui recomendações que inclusive já vi aqui no forum para optimizar o desempenho em Gaming mode mas continuo a notar sérias dificuldades em se arrastar em alguns jogos.
    O PC deveria conseguir jogar a maioria dos jogos com detalhes gráficos no mínimo 80%-90% próximo das configurações máximas. Não sei se terá a ver com este desequilíbrio do processador ou de só ter 8GB RAM seja a causa tanto do aquecimento até em jogos mais leves como da fraca taxa de fps. 
    Se você me puder deixar alguma sugestão de optimização que você aplicou no seu PC uma vez que ***** bem os jogos agradeço lhe. 
    Deixo aqui alguns exemplos de referência:

Assassins Creed Origins - High/Ultra settings a 80% em zonas com NPC's (53fps).
    No man's Sky - Ultra a 80% (quedas constantes (55fps).
    Outer Wilds - Ultra 100% (quedas em algumas partes do jogo (50fps).
    Skyrim - Ultra 100% com mod Static Mesh refinamento de texturas tem quedas em zonas com NPC's (55fps).

Reparo que a maioria do drop de FPS acontece perante o surgimento de NPC's do jogo o que me leva a querer que o CPU não esteja optimizado ou os 8GB de RAM são insuficientes...qual a sua opinião? Obrigado. 

• LeonidasTheKing

Tinkerer

MaClane só uma última questão,  qual as suas configurações de PC e qual a versão do Windows e build utiliza atualmente? Pelo que tenho pesquisado a Build do Win tem muito impacto no desempenho... E na versão mais recente do WIN 10 (build 1909) o meu PC estava sempre no Red line mesmo em standby o CPU estava sempre em alta rotação. 
  • MaClane
    editado abril 2020
    Bom dia LeonidasTheKing !

Realmente seu aparelho deveria estar rodando bem melhor os jogos.
    Meu modelo é o AN515-52-5188
    i5-8300H
    GTX 1050
    8Gb RAM DDR4 2666MHz
    SSD M.2 Sata 3 512Gb
    Somente fiz upgrade para 16Gb de RAM e um SSD 2.5" polegadas Sata 3

A questão é que jogo desde os tempos do tele-jogo ( :p  a maioria nunca ouviu falar).
    Um dos sistemas instalados (tenho 7 sistemas instalados nesse aparelho) é totalmente otimizado para jogos.
    Hoje se faz necessário ter conhecimento bem avançado em sistemas para se otimizar e adequar um aparelho a jogos, jé que existem centena de detalhes e configurações especificas.
    Bons eram os tempos que comprava um jogo em CD, colocava no drive, instalava, clicava e m jogar e tudo rodava certinho, sem ter que realizar praticamente nenhum tipo de configuração.
    Mas as novas tecnologias abrem centenas de padrões e temos de nos atualizar a adequar a nova realidade.

No seu caso, como relatou a questão dos NPCs, possivelmente a questão de FOV ou oclusão do ambiente pode estar gerando.
    Mas também a questão de RAM com 8Gb.
    Eu aconselho mesmo a utilizar 16Gb em dual.

Sincerely, J. MaClane ™