Dual Boot Ubuntu 19.10 x Windows 10
IgoPereira
Member Posts: 7
Tinkerer
Prezados, boa tarde.
Gostaria de tirar umas dúvidas, já li em alguns fóruns, inclusive aqui também, sobre os problemas do Dual Boot.
O modelo da minha máquina é o: AN517-51-56YW
Pois, segui as recomendações:
1) Criei uma senha de supervisor
2) Desativei o 'Secure Boot'
3) Ativei o 'F12 Boot Menu'
4) Mudei o SATA Mode de 'RTS Premium with Optane' para 'AHCI'
5) Pendrive bootavel com a ISO 19.10
6) No grub adicionei o comando nouveau.modeset=0
Até aí tudo ok, o problema é que para usar o Windows tenho que ir na Bios e mudar o sata mode para 'RTS' (caso queira usar Win10), ou deixar em 'AHCI' (para usar o Ubuntu).
Como posso ajustar para que não precise sempre fazer essas mudanças na Bios independente do sistema que queira usar?
Muito obrigado!
Att,
Gostaria de tirar umas dúvidas, já li em alguns fóruns, inclusive aqui também, sobre os problemas do Dual Boot.
O modelo da minha máquina é o: AN517-51-56YW
Pois, segui as recomendações:
1) Criei uma senha de supervisor
2) Desativei o 'Secure Boot'
3) Ativei o 'F12 Boot Menu'
4) Mudei o SATA Mode de 'RTS Premium with Optane' para 'AHCI'
5) Pendrive bootavel com a ISO 19.10
6) No grub adicionei o comando nouveau.modeset=0
Até aí tudo ok, o problema é que para usar o Windows tenho que ir na Bios e mudar o sata mode para 'RTS' (caso queira usar Win10), ou deixar em 'AHCI' (para usar o Ubuntu).
Como posso ajustar para que não precise sempre fazer essas mudanças na Bios independente do sistema que queira usar?
Muito obrigado!
Att,
0
Melhor resposta
-
Boa tarde IgoPereira !
Isso porque cada sistema está instalada num base de sata mode diferente.
Ambos deveriam estar em AHCi ou RTS Premium with Optane
Nesse caso, ou reinstala o Linux nesse modo (é um pouco trabalhoso e pode ocorrer erros devido a base do kernel) ou reinstala o Windows em AHCi.
Ficar realizando essa troca na Bios pode gerar erro de interpretação e deixar um ou os dois sistemas inacessíveis.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Boa tarde IgoPereira !
Nesse caso, ou reinstala o Linux nesse modo (é um pouco trabalhoso e pode ocorrer erros devido a base do kernel) ou reinstala o Windows em AHCi.
Ficar realizando essa troca na Bios pode gerar erro de interpretação e deixar um ou os dois sistemas inacessíveis.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
MaClane disse:Boa tarde IgoPereira !
Vou tentar ajustar o Windows para AHCi sem reinstalar, você acha possível?
0 -
Possivelmente ocorrerá erro e o sistema ficará inacessível.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
@MaClane, valeu mais uma vez!
Mudei o 'Sata Mode' para AHCi, formatei e reinstalei o Win10 junto com o Ubuntu 19.10. Funcionou perfeitamente!
Abs!
1 -
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Bom dia @MaClane!
Pode me ajudar Com Dual Boot Windows10 e Ubuntu? Cara não sei mais o que fazer... E não queria fazer por VirtualBox.
Meu note: F15 F5-573-521B, HDD 1Tb, memória de 8Gb. Windows10.
Porém atualmente eu coloquei SSD m2 de 500Gb e nele instalei o Windows. E no HDD de 1Tb coloquei dados. Eu segui alguns vídeos e tutoriais e fiz já o seguinte com os seguintes resultados:
1. Separei uma partição do SSD para o Ubuntu de 40Gb. E ajustei a inicialização do Windows para 30s. Baixei a isso 19.10 do Ubuntu do site deles mesmo. E usei o BalenaEtcher pra carregar no pendrive sandisck de 16Gb.
2. Na BIOS configurei para UEFI e desabilitei o Boot seguro.
3. Na maioria das vezes no início da instalação, ou quando abre o acesso live, Try Ubuntu antes de instalar, naquelas linhas aparece uma falha, não lembro agora. Mas carrega normalmente e prossigo a instalação.
4. Todas as vezes que tentei instalar não aparece aquela informação de que foi detectado que o Windows10 está instalado se quero instalar ao lado. Porém de tantas vezes agora fala que há vários OSs instalados... E eu escolho avançado e escolho as partições que destinei para o Ubuntu.
5. Normalmente eu coloco 40Gb para o Ubuntu e algumas vezes 2Gb para o swap. Na partição do Ubuntu coloco como ext-4 e / de montagem...
6. Ele termina a instalação mas sobe direto para o Windows10 não aparece a opção de escolha do OS a ser carregado. Porém está ocorrendo aquele problema de que todas as vezes a hora está errada.
7. Por último tentei instalar o Ubuntu em uma partição de 70Gb do HDD mas não deu certo. Eu escolhi a própria partição pra pôr o boot. E nas anteriores sempre escolho o SSD como local dos boots.
8. Eu já tentei restaurar o grub mas dá erro, as vezes diz que não está instalado.
Olha eu não manjo quase nada destas coisas, tudo isto aí foi nos canais e nos tutoriais que fui vendo. Mas não manjo de BIOS e nada de Linux. Mas gostaria muito de aprender porque há uma aplicação no meu trabalho. E porque gosto de tecnologia também.
Por favor me dá uma ajuda.
Muito obrigado!
Abraços!
0 -
Bom dia DavidUP Po!
Sua mensagem ja foi criada um topico elo sistema aqui:
https://community.acer.com/pt/discussion/comment/783757#Comment_783757
Mantenha por la as questões.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0